II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
A formação da identidade do professor de línguas estrangeiras
Transversalidade dos Direitos Humanos
NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.
Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo
* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda.
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Área do conhecimento: Biologia
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Nelma Cristina de Carvalho
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Formação de grupos sociais
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Composição e Projeto Gráfico
Prof. Everton da Silva Correa
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Resultados e conclusão
Projetos e Currículo.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos
Sandra dos Santos Pereira Professora de Ensino Religioso
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Altares Religiosos Símbolos religiosos.
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
O céu sob a ótica da astronomia
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Componente Curricular
Componente Curricular
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
Webquest Interdisciplinar (Artes e História) do livro “Ifá, o Adivinho” 6º ano – 1º bimestre.
TEMA: Tabagismo e Alcoolismo
(. ) Os textos nunca dizem tudo
Lançamento Alteridade, culturas & tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental De: Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Schlögl, Emerli;
Núcleo: Umuarama Colégio: Estadual Tiradentes
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
Diversidades Religiosas
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Diversidade Religiosa Escola Estadual Dr.Leopoldino Loureiro Ferrreira
Atividade complementar 04
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
Transcrição da apresentação:

II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho Núcleo Bairro Novo

Objetivos: Conhecer algumas tradições religiosas identificando as particularidades de seus trajes e vestimentas; Entender que determinadas vestes rituais são indispensáveis para as práticas do sagrado em algumas religiões; Perceber que é possível criar formas de interpretação do vestuário, identificando valores, saberes e crenças dos diferentes grupos humanos.

Metodologia: Uso do recurso da multimídia para projetar imagens de pessoas de diferentes crenças trajando vestes próprias de sua cultura e religião (dimensão representativa do vestuário). Deixar, preliminarmente, que os alunos manifestem suas impressões e conhecimentos. Na sequência, o professor poderá fazer algumas observações destacando o significado simbólico de alguns dos acessórios e peças que compõem o vestuário. A idéia é conscientizar que o uso de determinados trajes e adornos não cumpre apenas um papel material de proteção, mas pode servir para criar uma atmosfera especial na cerimônia religiosa.

Na aula seguinte, iniciar com a leitura do texto "Vestir-se para Deus" Na aula seguinte, iniciar com a leitura do texto "Vestir-se para Deus". Após a leitura, realizar um debate sobre a importância da veste no cotidiano das pessoas. Recuperar informações da aula anterior e destacar que nossas roupas funcionam como "cápsulas de informação" transmitindo dados sobre quem somos e definindo um pouco da nossa identidade. Nesta aula, serão orientados a desenhar as diferentes vestes que usam no dia a dia (em casa, escola, ambientes esportivos, festas, entre outras) e também uma veste sagrada de uma das religiões que conheceu na aula anterior.

Organizar equipes para confeccionar bonecos com vestuários religiosos das diferentes crenças estudadas (ou outras!). Montar uma exposição destes trabalhos na escola com o lema: "Respeito às diferentes opções religiosas: “vista” esta idéia!!!"

REFERÊNCIAS:   SILVA, Solange. Vestuário: Comunicação e Cultura.In: Líbero, Ano IV, V. 4, n. 7-8, 2001, pág. 80-85. BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo, EDUSP, 1979. Jornal "Nossa Comunidade" - ano XX. n. 766 - 26/04 - 09/05/1998 (Ivanil Carvalho). SOUZA, Patrícia Ricardo. A estética do candomblé: fazendo axós, tecendo axé. In: http://www.abhr.org.br/wp-content/uploads/2008/12/ricardo-patricia.pdf. AGUIAR, Ivy. A influência da cultura indígena na indulmentária. In: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/02auspicios_publicaciones/actas_diseno/articulos_pdf/A001.pdf. BIRNBAUM, Rabino Eliahu. O simbolismo das vestimentas. In: http://www.shavei.org/other_languages/portugues/parasha-da-semana/o-simbolismo-das-vestimentas-parashat-tetzav%C3%A9/?lang=es SME de Curitiba. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, 2006. http://www.ipco.org.br/home. http://www.rainhadosapostolos.com.