Sol - estrela central do nosso sistema planetário solar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola EBI Padre Joaquim Flores
Advertisements

A ATMOSFERA.
TEMPO E CLIMA.
O Sistema Solar.
A Terra e o sistema solar
Fontes e formas de energia
Sistema de Monitoramento Meteorológico Remoto - SIM
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Luzes e Cores: A visão da Física
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEA-5730 Planejamento Integrado de Recursos Energéticos Tema 15 Avaliação do potencial de conservação.
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
Visão Computacional Imagem: Reflexão
CLIMATOLOGIA.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Recursos Geológicos exploração sustentada
Energia limpa.
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
O Sol.
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Ciências Físico-Químicas
Descubra dez curiosidades sobre o sol
ENERGIA SOLAR Colégio Salvatoriano Bom Conselho
Emissão e absorção de radiação
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
O Sistema Solar 8-abr-17.
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Energia solar.
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
Climatologia.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
Trabalho realizado por: Lia Sales Francisca Cachôpo Nazaré Rosado Marta Matias Sónia Vicente.
Problemas Ambientais.
Queima de Combustíveis fósseis
Radiação Solar. Balanço de Radiação
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Correcção da 4.ª ficha de avaliação
FATORES CLIMÁTICOS.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Dinâmica Climática.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
CALOR Transferência de energia
Energia solar Sol é VIDA!.
Sustentabilidade na Terra
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
Turismo Rural.
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
Temperatura e Vapor de água
Fatores de influência climática
Radiação I Radiação Leis da radiação Relações Terra-Sol
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
Seja Bem vindo(a), ao Curso de Introdução
Seja Bem vindo(a), ao Curso de Introdução A Geração de Energia Solar Fotovoltaica.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Variação da Radiação Solar
Energia solar. . As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo.
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
Transcrição da apresentação:

Sol - estrela central do nosso sistema planetário solar Gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões, 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros (ou 1 Unidade Astronómica (UA) aproximadamente). A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos (8'18") para chegar à Terra.

Radiação Solar - definição Radiação que provém do sol de natureza electromagnética emitida pelo hidrogénio altamente aquecido existente no Sol

Espectro solar A parte da radiação solar captada pelo olho humano. Janela óptica. A restante radiação é invisível quer a radiação infravermelha (de grande comprimento de onda) quer a ultravioleta (pequeno comprimento de onda).

Espectro Solar Raios gama; raios x; radiação ultravioleta (pequeno comprimento de onda) Visível Radiações infravermelhas, microondas e ondas rádio (grande comp. onda)

A Cor do Céu! A atmosfera funciona como um prisma que dispersa os raios de luz. A luz azul e vermelha são mais dispersadas que o resto do espectro. Como nossos olhos são mais sensíveis a cor azul, vemos o céu da cor azul, pois há dispersão de radiação solar (azul)  na atmosfera. Vemos o céu branco, é porque existem partículas grandes que dispersam igualmente todos os comprimentos de ondas, com a mistura de cores, o céu fica branco. O céu acima da atmosfera é preto, pois sem atmosfera não há dispersão de luz. As nuvens são brancas devido às gotas de água que são maiores que o comprimento de ondas do espectro visível, provocando dispersão generalizada.

A Terra e a sua atmosfera recebem e irradiam energia de volta para o espaço.

O albedo varia de 0 a 1 Albedo: s.m. - Astr.- É a medida da quantidade de radiação solar reflectida por um corpo ou uma superfície. É calculado como sendo a razão entre a quantidade de radiação reflectida pela quantidade de radiação recebida 0 – absorção total 1 – reflexão total

Albedo variação em função das superfícies

Efeito de Estufa

A radiação solar varia em função do movimento anual aparente do sol Mov. Anual Aparente do Sol consequência do Movimento de Translação da Terra

A radiação solar varia com: a inclinação dos raios solares a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares o ângulo de incidência Quanto maior é o ângulo de incidência, menor é a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares, maior é a superfície iluminada e menor é a radiação recebida.

Radiação Solar Global Distribuição As regiões do Alentejo e do Algarve recebem valores mais elevados de radiação solar.

Insolação - distribuição As Regiões que recebem maior nº de horas de sol são o Alentejo e Algarve.

Energia Solar Recurso a Potencializar

Solar Passivo Evitar orientar os edifícios para Norte (H. Norte) . Ter cuidado na utilização dos materiais de construção

Colectores Solares Energia Térmica . Aquecimento de água

Painéis Solares Energia Fotovoltaica

Características do Turismo no Espaço Rural situado em zonas rurais - áreas com ligação tradicional e significativa à agricultura ou ambiente e paisagem de carácter vincadamente rural; considerado como um conjunto de actividades e serviços realizados e prestados mediante remuneração em zonas rurais, segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação e diversão turística; à escala rural do ponto de vista da dimensão e das características arquitectónicas e dos materiais construtivos típicos da região; ligado às estruturas sociais ditas tradicionais - conservam as características gregárias, os valores, modos de vida e de pensamento das comunidades rurais baseadas em modelos de agricultura familiar; sustentável - o seu desenvolvimento deve ajudar a manter as características rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos derivados do saber das populações e não ser um instrumento de urbanização; diferenciado de acordo com a diversidade do ambiente, da economia e com a singularidade da história, das tradições e da cultura populares; de acolhimento personalizado e de acordo com a tradição de bem receber da comunidade em que se insere.

Modalidades de Turismo no Espaço Rural Turismo de Habitação O serviço de hospedagem de natureza familiar, prestado a turistas em casas antigas particulares que, pelo seu valor arquitectónico, histórico ou artístico, sejam representativas de uma determinada época, nomeadamente, os solares e casa apalaçadas. Turismo Rural O serviço de hospedagem prestado a turistas em casas rústicas particulares, utilizadas simultaneamente como habitação do proprietário, possuidor ou legítimo detentor e que, pela sua traça, materiais construtivos e demais características, se integram na arquitectura típica regional. Agro-turismo O serviço de hospedagem prestado a turistas em casa particulares integradas em explorações agrícolas, que permitam aos hóspedes o acompanhamento e conhecimento da actividade agrícola ou a participação nos trabalhos aí desenvolvidos, de acordo com as regras estabelecidas pelo responsável das casas e empreendimentos. Turismo de aldeia O serviço de hospedagem prestado num empreendimento composto por um conjunto de, no mínimo, cinco casas particulares situadas numa aldeia e exploradas de forma integrada, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários, legítimos possuidores ou detentores.Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitectura típica local. Deve ser explorado por uma única entidade, em aldeias históricas, em centros rurais ou em aldeias que mantenham, no seu conjunto, o ambiente urbano, estético, e paisagístico tradicional da região. Casas de campo As casas particulares e as casas de abrigo situadas em zonas rurais que prestem um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria.Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitectura e ambiente rústico próprio da zona e local onde se situam. Outras Modalidades no âmbito do TER · os empreendimentos turísticos no espaço rural "Hotéis rurais" e "Parques de Campismo Rurais"; · as actividades de animação ou diversão que se destinem à ocupação dos tempos livres dos turistas e contribuam para a divulgação da região.

Vantagens da Energia Solar A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes actualmente. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o custo dos mesmo vem decaindo. Isto torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais e mediterrâneos, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, e sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens da Energia Solar Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia. Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade. As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroeléctrica (água) e a biomassa