Portugal, Espanha, Holanda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
Neoclassicismo.
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Flamengo.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
MANEIRISMO Paralelamente ao renascimento clássico, desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente.
BARROCO s.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Fauvismo.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A arte renascentista História.
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
A casa, uma parte de mim no mundo
A arte e a mentalidade barroca
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Esse termo normalmente refere-se a trabalhos de arte baseados na observação dos objetos que representam e não em estilizações ou conceitos pré-forjados.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Como fazer a leitura de obra de arte?
CLC 7 – FUNDAMENTOS DE CULTURA LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DA ARTE Alguns momentos do pensamento e produto da arte na história da humanidade Comunicação, Arte e Cultura.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Prof. Elane Albuquerque
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Neoclassicismo e Romantismo
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
A ARTE GREGA.
E a superação do academicismo
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
ARTE ISLÂMICA.
PARNASIANISMO LITERATURA.
O BARROCO.
ARTE GÓTICA.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

Portugal, Espanha, Holanda ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS Maneirismo: Escultura – Portugal, Espanha, Holanda

Maneirismo: Desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: o maneirismo. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e uma preocupação com os detalhes começam por ser a sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.

Maneirismo: As soluções maneiristas triunfam em Portugal, em vários domínios como na arquitetura, na escultura, na literatura (Camões), na música polifónica e na teoria estética. No entanto, foi no âmbito da pintura que mais profundamente se fizeram sentir os valores estéticos do novo estilo.

Maneirismo: Diferente da Itália e de Espanha, que eram países católicos, o protestantismo holandês trouxe algumas dificuldades aos artistas no que se refere à representação de cenas religiosas, mas não as impediu. Descritivo e realista, o artista holandês não se preocupava com padrões de beleza clássicos, preferindo retratar cenas do quotidiano.

Maneirismo: Em Espanha, o maneirismo foi o estilo italiano quinhentista que mais se adaptou à própria cultura desses países. Merece especial atenção em Espanha o chamado estilo plateresco de escultura e decoração arquitetural, que deixou obras de extraordinária riqueza e caráter monumental.

A escultura maneirista e suas características: Às formas clássicas soma-se o novo conceito intelectual da arte pela arte e o distanciamento da realidade. Não faltam as formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista.

A escultura maneirista e suas características: A escultura maneirista caracteriza-se, então, pela perda de rigor clássico, substituindo o realismo racional pelo virtuosismo técnico e formal. É subjetiva, sentimentalista, sensível, privilegiando a sensualidade plástica, e contínua a variar em dimensões e modalidades.

A escultura maneirista e suas características: Os escultores mais importantes do maneirismo são: BARTOLOMEO AMMANATI: (1511-1592), Realizou trabalhos em várias cidades italianas. Decorou também o palácio dos Mantova e o túmulo do conde da cidade. Construiu a villa na Porta del Popolo e a Fonte de Neptuno.

A escultura maneirista e suas características: GIAMBOLOGNA: (1529-1608), De origem flamenga, Giambologna deu os seus primeiros passos como escultor na oficina do francês Jacques Dubroecq. O Rapto das Sabinas, Mercúrio, Baco e Os Pescadores estão entre as obras mais importantes desse período.

Esculturas maneiristas: Sansão derrota o Filisteu - Giambologna – 1562 Figuras entrelaçadas, exagero de detalhes, alongamento dos músculos e o facto de ser meramente representativo são algumas das características que mostram a dimensão maneirista desta obra. Fonte de Neptuno – Ammanati – 1563/1575 As características da escultura maneirista, nesta obra são bastantes: os detalhes exagerados, o facto de ser um momento, a sua origem profana (trata-se de um deus da mitologia romana) e expressões faciais intensas.

Esculturas maneiristas: Rapto das Sabinas - Giambologna – 1582 Nesta escultura vemos os corpos entrelaçados entre si, característica importante da escultura maneirista Crucifixo do Escorial - Cellini Esta escultura mostra como característica do maneirismo o facto de ser uma escultura individual e de tamanho real.

Trabalho realizado por: João Almeida 11º D Nº 7 Ano Letivo 2012/2013