A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Advertisements

Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino
Guimarães Colégio do Ave Guimarães - Braga 1 – Ciências Naturais Topo Montanha Penha 8º - 26 alunos.
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
Um vocabulário para a interpretação
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
O TRABALHO DO HISTORIADOR
O Início da Comunicação
Determinação gráfica do limite de uma função
Escola de Pais Tema: “Respeito ao Próximo”
História – aula 2.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
O que pesquisa o historiador
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NA CASA DA NAÇÃO, CAMACHO- JAGUARUNA –SC
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Uma aula de introdução à História
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Não há nada comparado.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Conceituação de História
O solo e as rochas.
A vida pode ser como o jogo de
O Quebra-Cabeças e a Vida.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
A construção da história
O princípio da interação: “Fé-Vida”
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Comparar e classificar Reconhecer a utilidade Formas de reprodução
verificação das hipóteses
Sexualidade expressa na arte da cerâmica pré-colombiana
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo
Introdução ao estudo da História
Relatório de Proposta de Projeto
ENTRE CARDOS E ESPINHOS... Letícia Thompson.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A PARTE DE CADA UM Letícia Thompson.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos
Introdução ao Estudo da História
(Isaias 45,3) Veja, meu irmão, minha irmã, quando contemplamos aquele mar misterioso diante de nós indo e vindo, Veja, meu irmão, minha irmã, quando.
Aspectos físicos de Portugal
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Fonte histórica A fonte histórica ou documento histórico é o material utilizado pelos historiadores para estudar outras épocas. Através dos documentos.
O JOGO DE DAMAS CHINESAS
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Um dia as flores descobriram que podiam se Um dia as flores descobriram que podiam se deixar levar pelo vento. descobriram que eram fortes e que tinham.
Aula inaugural – sexto ano
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Salmo 115 Bíblia Viva Honras somente a Deus Medite neste Salmo
"Deus vos cumulou de bênçãos"
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
HISTÓRIA Prof. Maurício Drumond.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
NAZIFASCISMO CONCEITOS E CONSEQUÊNCIAS. ESTA WEB QUEST NOS LEVARÁ AO ENTENDIMENTO DE IDEOLOGIAS MONSTRUOSAS. QUALQUER FILME DE TERROR QUE VOCÊ TENHA VISTO.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
PROJETO DA PRÉ-HISTÓRIA
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Conceito de História História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens.
FELIZES são aqueles que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar. Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o.
(Salmo 44,3) Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia maravilhosa pra dar a você nestes dias de um novo ano. Meu irmão, minha irmã, temos uma notícia.
O que falar sobre arte? Arte é tudo o que é belo e existe na natureza: as flores, os animais, o sol, a lua, as estrelas...
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
História.
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

A IMPORTÂNCIA DAS VIAGENS NA NOSSA VIDA

PARA PODERMOS VER A VIDA COM OUTROS OLHOS

PERCEBERMOS O NOSSO PAPEL NO MUNDO

PARA ENTENDERMOS O PRESENTE

PARA SABERMOS COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

VINDOS DE TÃO LONGE NO PASSADO…

COMO EVOLUÍMOS

PARA COMPREENDER O MUNDO ONDE VIVEMOS

PARA ENTENDER O QUE NOS TORNA DIFERENTES DOS OUTROS POVOS

E O QUE NOS TORNA SEMELHANTES

ENTÃO… PARA QUE SERVE ESTA DISCIPLINA?

É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A VIDA DOS HOMENS AO LONGO DO TEMPO E EM DIFERENTES ESPAÇOS TERRESTRES. É A CIÊNCIA QUE PROCURA CONSTANTEMENTE RESPONDER A QUESTÕES COMO: DE ONDE VIMOS? O QUE FIZEMOS? PORQUÊ E PARA QUÊ? PARA ONDE VAMOS?

E COMO SE FAZ O ESTUDO DA HISTÓRIA? Estudando as fontes, isto é, os documentos históricos que são constituídos por todos os vestígios deixados pela humanidade ao longo dos tempos e que podem ser: Esqueletos, esculturas, pinturas, fotografias, monumentos, peças de cerâmica, múmias, adornos como jóias, músicas, formas de escrita, arquitecturas, tecidos, armas… Mas também o meio ambiente onde as comunidades humanas viveram com o seu clima, a sua fauna e flora.

Imagens d exposições de arqueologia e museus

“TRABALHO DE CAMPO” ARQUEOLOGIA

RESTAURO DE PEÇAS

QUEM FAZ A HISTÓRIA QUE PODEMOS LER NOS MANUAIS, LIVROS E ENCICLOPÉDIAS?

É AO HISTORIADOR QUE COMPETE DESCOBRIR E ESTU- DAR AS FONTES HISTÓRICAS , ANALISÁ-LAS, INTERPRETÁ-LAS E COMPRENDÊ-LAS. É AO HISTORIADOR QUE COMPETE EXPLICÁ-LAS PARA QUE SEJAM ENTENDIDAS POR TODOS NÓS.

COMO É EXPLICADO O TEMPO HISTÓRICO?

HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA (Depois da invenção da escrita) (Antes da invenção da escrita)

ENTÃO, NO FINAL DO 3º CICLO DEVES SER CAPAZ DE …

Pesquisar, seleccionar, comparar e interpretar as fontes históricas de forma a conhecer os acontecimentos históricos e a formular hipóteses explicativas dos mesmos. Compreender esses acontecimentos situando-os no tempo e no espaço, relacionando-os com outros acontecimentos. Comunicar, utilizando o vocabulário específico da disciplina, quer na forma oral, quer na escrita.

ASSIM COMPREENDES O MUNDO QUE ESTÁ NAS TUAS MÃOS BOM ANO E BOM TRABALHO