RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos

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Transcrição da apresentação:

RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos Prof. Dr. Alexandre Cardoso Alexandre Cardoso

RV não imersiva Vantagens: utilizar as vantagens da evolução da indústria de computadores; evitar as limitações técnicas e problemas decorrentes do uso de capacete e outros periféricos; e facilidade de uso e custo. Alexandre Cardoso

RV não imersiva Equipamentos: Entrada de dados: Saída de dados: Teclado Mouse Joystick Bolota Rastreadores microfone Saída de dados: Monitores comuns: CRT e LCD Fones de ouvido Alexandre Cardoso

RV não imersiva: saída de dados Monitores: Alexandre Cardoso

Sistemas de RV não imersivo Alexandre Cardoso

Sistemas de desenv. de RV bibliotecas ampliáveis de funções orientadas; voltados para especificações de realidade virtual; simplificam a tarefa de programar mundos complexos: bibliotecas ampliáveis com grande quantidade de objetos Alexandre Cardoso

Sistemas de desenv. de RV Alexandre Cardoso

Alice Ferramenta de autoria; Permite a construção de ambientes virtuais compostos por objetos gráficos à qual podem ser associados comportamentos; Não é uma ferramenta de modelagem; Possui ambiente específico para o desenvolvimento. Alexandre Cardoso

Alice Alexandre Cardoso

Linguagens de desenvolvimento - RV não imersiva Alguns exemplos: VRML X3D Java3D Alexandre Cardoso

VRML Permite: Características relevantes: conectividade em rede novo tipo de aplicações - baseadas na WEB; simulação distribuída. Características relevantes: conectividade em rede interação multiusuário interface com o usuário baseada em modelagem multimídia tridimensional - 3D Alexandre Cardoso

VRML Desenvolvimento: Construção de ambientes virtuais por união de elementos geométricos; Associação com Java e JavaScript; Não há compilação; Arquivos do tipo arquivo texto. Alexandre Cardoso

VRML – Exemplos 1: Virtual City Alexandre Cardoso

VRML - Exemplos 2. Nosso Planeta http://www.hypermultimedia.com/Space/earth.htm 3. Planetas do sistema solar http://www.hypermultimedia.com/Space/planets.htm Alexandre Cardoso

VRML - Exemplos Motor elétrico virtual Alexandre Cardoso

X3D Evolução da VRML Está em franco desenvolvimento e é alvo de pesquisas Site: www.web3d.org/x3d Alexandre Cardoso

Java3D é uma API que se presta ao desenvolvimento de sistemas gráficos tridimensionais possibilita a criação de complexos Sistemas Realidade Virtual em um nível mais elevado que outras APIs gráficas. É compilada e está associada a um pacote de classes – Java3D CoreClasses. Alexandre Cardoso

Java3D Suspensão de carros: Alexandre Cardoso

Java3D Composição de cenas: Alexandre Cardoso

RV Imersiva Visão Estéreo; Necessidade de conceber duas imagens, uma para cada um dos olhos; Sistemas exigem periféricos mais caros e adequados à projeção estéreo. Alexandre Cardoso

Introdução Evolução: Animais apresentam olhos posicionados na frente da cabeça, perdendo o campo visual de, praticamente, 360 graus e ganhando a visão binocular (estéreo) Alexandre Cardoso

Percepção de imagens Estereoscópicas Visão de duas imagens permite percepção de um espaço sólido tridimensional. Cérebro funde as duas imagens, inferindo distância e profundidade, a partir desta fusão. Alexandre Cardoso

Obtenção Cristal eyes: As imagens esquerda e direita se alternam no vídeo rapidamente; Há oclusão de uma das imagens por polarização dos óculos colocados à frente do observador; Olho direito só vê a imagem direita e vice-versa. Alexandre Cardoso

Cristal eyes Alexandre Cardoso

SimulEyes VR Alexandre Cardoso

Óculos obturadores Alternativa: Sinal de vídeo entrelaçado: Linhas pares mostram a imagem esquerda; Linhas ímpares mostram a imagem direita. Alexandre Cardoso

Monitores Estéreo Alexandre Cardoso

Muro de monitores Alexandre Cardoso

Capacetes Alexandre Cardoso

Cave - Cavernas Alexandre Cardoso

Cave Alexandre Cardoso

Geração de Som Alexandre Cardoso

Dispositivos de captura Luvas – data gloves Alexandre Cardoso

Luvas – data gloves Alexandre Cardoso

Scanner 3D Exemplo: Michelangelo Alexandre Cardoso

Scanner 3D Foto Scanner 3D Alexandre Cardoso

Rastreadores Permitem capturar os movimentos do usuário e atualizar o ambiente virtual que será apresentado ao mesmo. Podem ser: Mecânicos; Magnéticos; Óptico. Alexandre Cardoso

Rastreador mecânico Alexandre Cardoso

Rastreador magnético Alexandre Cardoso

Rastreador Óptico Alexandre Cardoso

Associação capacete-rastreador Alexandre Cardoso