ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Advertisements

Introdução ao Romantismo
O romantismo I – Contexto Histórico.
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
ROMANTISMO Contexto.
Romantismo Século XIX.
A prosa no romantismo.
A prosa no romantismo.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
o amor nos tempos modernos
Professora: Tânia Valéria
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
ROMANTISMO.
Romantismo no Brasil Floresta virgem do Brasil, de Conde de Clarac, 1816.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
SER TUA ESPOSA, OH JESUS, CARMELITA MÃE DAS ALMAS, DEVERIA SER BASTANTE PRA MIM SINTO NA ALMA O DESEJO DE REALIZAR POR TI, OH JESUS, TODAS AS OBRAS UMA.
A mochila e as pedras.
MUNDO ESCURO POR ONDE ANDA DEUS? Parte II
SOMENTE SOLIDÃO Texto de Rayma Lima
Reencontro.
O EU PROFUNDO.
Liderança Começa com uma Atitude
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Profª. Karen Neves Olivan
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
065 – GRANDIOSO ÉS TU Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado, Contemplo a Tua imensa criação, A terra e o mar e o céu todo estrelado Me vêm falar da Tua.
Grupo de Jovens Kerigma 10 de Janeiro de 2014
Revisão – professora Margarete
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
Antologia Poética do Romantismo
1.
Jesus Vem nos Buscar Jesus vem nos buscar Prometeu e não falhará
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Eu sou poeta.
ABRA OS OLHOS DO MEU CORAÇÃO
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Jesus Filho De Deus Fernandinho.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
David pede livramento Salmo 40 versão Bíblia Viva
Hino 307 – “Reconhecimento” Guilherme Luiz dos Santos Ferreira
Tem compaixão de mim, Senhor! Oh, mostra o teu excelso amor.
Música: Jesus, Filho de Deus / Autoria: Fernandinho
Romantismo (1) 2ª Geração.
Escrito enquanto Davi estava escondido no sertão da Judéia.
Amar não Dói. De: Sussu Luz. Amar não Dói. De: Sussu Luz.
1.
CARTA ABERTA Vera Hernandez (GAMINE) A quem interessar possa, quero dizer:
Salmo 25 Bíblia Viva oração de Davi por auxílio divino
Hino 604 – “Deus Eterno” Luiz Soares
Romantismo no Brasil: poesia
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde
1- É verdade! Como Deus é bom para Israel, para as pessoas que têm corações puros. 2- Mas eu quase tropecei e caí. Por pouco abandonei o caminho certo.
2ª geração - Casimiro de Abreu
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Literatura COVEST 1ª Fase Revisão.
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Ao dar início, deixe os slides sucederem automaticamente, pois a música de fundo, está sincronizada com as imagens.
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix.
Transcrição da apresentação:

ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO

Na europa Revolução Francesa; Ascensão da burguesia; Liberalismo (incentivo à busca da realização individual por parte do cidadão comum).

No brasil CHEGADA DA FAMÍLIA REAL: Abertura dos portos; Fundação do Banco do Brasil; Criação dos tribunais das Finanças e da Justiça; Permissão para a instalação de indústrias; Implantação da imprensa; Inauguração da Biblioteca Real com mais de 60 mil volumes.

PÚBLICO BURGUÊS: Definiu as preferências; Figurou muitas vezes como personagem dos romances românticos. IMPRENSA: Padronizou o gosto literário da época; Divulgou os romances em forma de folhetins e os poemas românticos.

ROMANTISMO CARACTERÍSTICAS

LIBERDADE DE CRIAÇÃO O artista romântico expressa-se por meio de uma atitude pessoal, individual e única, sem considerar mais os modelos clássicos. “...nenhuma ordem seguimos; exprimimos as idéias como elas se apresentaram, para não destruir o acento da inspiração.” (G. de Magalhães)

sentimentalismo Para o romântico, a razão fica em segundo plano. Sua maneira de analisar e expressar a realidade obedece ao sentimento, considerado como o grande valor da vida do indivíduo. “Minha vida é triste como a voz do sino Carpindo o morto sobre a laje fria; E doce e grave qual no templo um hino, Ou como a prece ao desmaiar do dia” (C. de Abreu)

Supervalorização do amor O amor é considerado o valor supremo da vida. É bom, puro, difícil de realizar. Daí ser, geralmente, platônico. Sua não-realização leva à loucura, à morte ou ao suicídio. Mas, finais felizes são comuns na literatura romântica. “Amor é vida; é ter constantemente Alma, sentidos, coração – abertos” (G. Dias)

nacionalismo Expressa-se principalmente por meio da valorização da terra natal, sua fauna, flora e cultura, numa visão idealizada da pátria. “Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.” (G. Dias)

religiosidade A sua religiosidade é de natureza sentimental e intuitiva. Com Rousseau, os românticos descobriram e cultuaram Deus nos astros, no vento, em tudo o que existe no universo (panteísmo). “Tu, Senhor, meu Deus, tu me recebes Na tua santa glória: alarga as asas Do teu santo perdão...” (G. Dias)

Evasão ou escapismo Sentido-se deslocado no seu tempo e no seu espaço, o romântico cria mecanismos de evasão que podem ocorrer de três formas básicas: Evasão no tempo Evasão no espaço Evasão na morte

EVASÃO NO TEMPO O romântico busca no passado histórico de sua pátria (Idade Média) ou no seu passado histórico (infância) situações que ele considera ideais, por serem estáveis e equilibradas. Como o Brasil não teve Idade Média, buscou-se a época do descobrimento, criando-se um traço marcante do nosso Romantismo: o indianismo.

EVASÃO NO ESPAÇO Leva o artista a procurar paisagens novas, estranhas e exóticas. Por isso, o Oriente aparece com certa freqüência nos escritos românticos, europeus principalmente. Outro refúgio é a natureza, vista como um lugar “não corrompido” pela sociedade.

EVASÃO NA MORTE Esse escapismo é encarado como solução definitiva para o chamado mal-do-século. O artista sente-se fragmentado, como se fosse apenas mais uma “peça” da engrenagem social, com sua individualidade comprometida. Isso conduz à dor e à aflição, leva à busca da solidão, ao gosto pela melancolia e pelo sofrimento.

reformismo Desejoso de mudanças, o romântico torna-se revolucionário. Muitos escritores aderiram a movimentos democráticos. Queriam, muitas vezes, de maneira bastante violenta e exaltada, alterar radicalmente a estrutura da sociedade.

indianismo No Romantismo brasileiro, o indianismo foi a forma mais representativa do nacionalismo literário. O índio passou a figurar como legítimo representante de nossa raça. É um tipo idealizado, sempre bom, nobre, bonito e cavaleiro generoso.

TENDÊNCIAS ROMÂNTICAS BRASILEIRAS: POESIA PROSA Indianista Mal-do-século Social Lírico-amorosa Indianista Regional Urbana Gótica