CONTO DE MISTÉRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ATIVIDADE 8 DIVULGANDO A PESQUISA
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Multiplicação e Divisão com Números Decimais
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
EMEF “PROFª CAROLINA RENNÓ RIBEIRO DE OLIVEIRA”
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
HISTÓRIAS EXTRAORDI NÁRIAS
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Categorias da Narrativa
Produção de texto e roteiro audiovisual
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
NTD – 1ª ETAPA Interpretação Textual
Álvares de Azevedo biografia.
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Produção de texto e roteiro audiovisual
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Introdução INTRODUÇÃO
CRôNICA.
Crônica Um gênero do cotidiano.
Noite na Taverna Álvares de Azevedo (1831 – 1852)
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Contando um pouco sobre CONTOS
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
GÊNERO NARRATIVO Conto.
Narrativa de terror e de suspense
PROJETO LER É SABER: O HUMOR NOS GÊNEROS DO FASCÍCULO II
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Orientações para o Trabalho
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Relato pessoal (Depoimento)
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
Descrevendo a atividade
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
1ªsérie do EM Profª Conceição Leal
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – 2011 Autora homenageada: Clarice Lispector Professora Camile Baccin.
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura - Turma A Efeito Pigmalião: obsessão do artista pela própria.
Maica Frielink Immich e Vanessa Zaniol
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 1
Características dos contos e das fábulas
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
Tecnologias / Produção de texto
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
LOUCO SENTADO NO MURO Profª. Daiana Campani de Castilhos
TEATRO.
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Romantismo Álvares de Azevedo.
Introdução à Leitura.
Professor: Chico Arruda
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
NOITE NA TAVERNA – Álvares de Azevedo
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

CONTO DE MISTÉRIO

Características É um texto narrativo ficcional, que tem por finalidade emocionar, entreter, divertir; O locutor é o autor; O destinatário é o público em geral; Pode ser publicado em livros, revistas, jornais e sites da internet; Os temas são variados; O enredo é estruturado em introdução, complicação, clímax e desfecho;

O texto é curto, condensado e apresenta poucas ações e tempo e espaço reduzidos; A narrativa se estrutura de forma a criar expectativa e suspense; Os ambientes retratados são sombrios, noturnos, macabros, mórbidos, povoados por indivíduos melancólicos, pessimistas, sem perspectivas, decadentes; Apresenta geralmente narrador-protagonista; Geralmente emprega a variedade padrão da língua e os verbos no passado.

Dicas de Filmes e Livros Filme “O sexto sentido” Filme “O Drácula de Bram Stocker” Livro “A noite na taverna”, de Álvares de Azevedo Livro “Histórias extraordinárias”, de Edgar Allan Poe Livro “Frankenstein”, de Mary Shelley

Atividade extra para o NTD Divisão da turma em 5 grupos (de mais ou menos 10 alunos cada). Cada grupo fará, na próxima aula, a leitura de um capítulo do livro “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo. O livro é dividido em 7 capítulos, mas a leitura em sala deter-se-á a 5 deles, intitulados: Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann. Cada capítulo representa um conto de mistério.

O sorteio dos capítulos será feito hoje, em sala. A leitura de cada um dos contos de mistério deverá ser feita por todos os alunos do grupo. O grupo poderá vir caracterizado para a leitura, caso queira. Na apresentação, será avaliada a qualidade e o empenho na leitura e interpretação dos contos. Cada apresentação terá a duração máxima de 10 minutos.