Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
O QUINHENTISMO.
A Educação no Brasil Colônia
Oswald de Andrade – 1890 / 1954 Pau-Brasil
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Mario Raul de Moraes Andrade
Os primeiros jesuítas desembarcam
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
O Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo.
Quinhentismo no Brasil
GERAÇÃO DE 22 ( ) Profa. Mara Magaña.
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
QUINHENTISMO – BRASIL –
Literatura de Cordel.
Literatura Informativa
Profª. Karen Neves Olivan
História da Educação no Brasil
Indígenas Brasileiros e os portugueses:
Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?
Universidade Federal do Amapá
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;
Literatura de informação no Brasil.
Quinhentismo no Brasil
Módulo 5 1º. Ano - EM Quinhentismo.
Profª. Karen Neves Olivan
Profª. Karen Neves Olivan
Quinhentismo – Literatura Brasileira
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
QUINHENTISMO Imagem: Oscar Pereira da Silva / Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, / Museu Paulista / Public.
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
MONITORA: Sara S. Almeida Gurupi, setembro de 2012
O teatro brasileiro no século XIX
Classicismo.
Resumo A carta de Pero Vaz de Caminha ressalta a importância da catequese dos índios para os portugueses. Dentre as justificativas da posse e colonização.
 EXPANSÃO ULTRAMARINA  CRÔNICAS DE VIAGEM  PERTENCEM AO ÂMBITO DA HISTÓRIA  DATADA EM 1º DE MAIO DE 1500  PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
Cronistas do descobrimento
Trabalho de história primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes.
Origem do Teatro Português
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
Conceitos – Implicações
O período humanista na Literatura
Humanismo ( ) Idade Média x Renascimento
O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA E A CULTURA BRASILEIRA
Profa. Karen Neves Olivan
Quinhentismo Séc. XVI.
POESIA MODERNISTA BRASILEIRA, LATINO AMERICANA E PORTUGUESA
Teatro.
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Produção literária no Brasil-colônia
André Volpato Giselle Fylyk Mateus Netzel Willian Funke
LITERATURA INFORMATIVA
O Quinhentismo no Brasil
José de Anchieta Apóstolo do Brasil
História de um menino de Luz No ano 1997 existia uma favela, situada na Vila Maringá onde foram iniciadas atividades assistenciais para poder ajudar as.
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
Teatro.
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
ARCADISMO Introdução.
QUINHENTISMO Período: Contexto histórico
Professor Jardson Brito
Movimento Antropofágico
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)

Literatura de informação A Carta, de Pero Vaz de Caminha é considerado o primeiro texto da literatura nacional; Tinha a finalidade de descrever as viagens e os primeiros contatos dos portugueses com a terra brasileira e seus nativos; Revelou pouco valor literário, mas tem importância hoje pelo significado como documentação histórica; Pero Vaz de Caminha

Deixou como herança um conjunto inesgotável de sugestões temáticas (os índios, as belezas naturais da terra, nossas origens históricas) exploradas mais tarde por nossos escritores; Um desses escritores foi Oswald de Andrade, que criou um movimento intitulado Poesia Pau-Brasil, em boa parte inspirado nos documentos escritos no século XVI. a descoberta (Oswald de Andrade) Seguimos nosso caminho por este mar de longo Até a oitava da Páscoa Topamos aves E houvemos vista de terra os selvagens Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E não queriam por a mão E depois a tomaram como espantados primeiro chá Depois de dançarem Diogo Dias Fez o salto real as meninas da gare Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espáduas E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas Que de nós as muito bem olharmos Não tínhamos nenhuma vergonha.

Literatura de catequese Produzida pelos jesuítas com a finalidade de catequizar os índios; Essa catequização dava-se através de poemas, peças de teatro, crônicas etc.; Os principais autores dessa época foram Manuel da Nóbrega, Fernão Cardim e, mais destacadamente, José de Anchieta.

José de Anchieta (1534 – 1597) Fundou, junto com o padre Manuel da Nóbrega, um colégio que seria o núcleo da cidade de São Paulo; Produziu poemas, hinos, canções e autos com finalidade pedagógica; Escreveu a primeira gramática da língua tupi além de poemas de cunho religioso;

Através de seus autos, veiculava de forma amena e agradável, diferentemente da prática cansativa dos sermões, a fé e os mandamentos religiosos; Muitos de seus textos eram polinlígues, o que lhes conferia maior alcance; Tendo percebido a tendência natural do índio à festa, Padre Anchieta aproveitou-se dessa característica para difundir a moral e os dogmas católicos através de pequenos jogos dramáticos.