ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Magreb, Saara e Vale Nilótico
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
ÁFRICA Aula 50 - aspectos econômicos:
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
ÁFRICA.
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
A descolonização da África
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
ÁFRICA.
Recuperação Trimestral
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
A ÁFRICA BRANCA E ISLÂMICA
ÁFRICA DO NORTE – MUNDO ÁRABE ISLÂMICO
Á F R I C A. Á F R I C A S MUNDO ÁRABE R E L I G I Ã O.
Prof. Jeferson C. de Souza
“EM QUE ESPELHO FICOU PERDIDA A MINHA FACE”
Revoltas no Oriente Médio e no Norte da África
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
Espanha.
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE.
02/04/2017 O continente africano
PROFESSOR: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
Integrações Africanas
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ÁFRICA: ESPAÇO GEO(FÍSICO, ECONÔMICO, POLÍTICO);
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
África: Aspectos Naturais.
Características Naturais
África - Unidade e Diversidade
AGRICULTURA E PECUÁRIA
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
Campos de refugiados África.
África um continente explorado.
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Revisão para trabalho de cartografia e África
América Platina.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
Prof. José Victor Gaylussac
Conflitos Nacionais na África.
Ásia.
Profª Carla Menezes. 1. África: regionalização A África é regionalizada pelo critério da localização geográfica dos países em relação ao continente. Há.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Colonização Africana Colonização Africana.
Benin É um pequeno país localizado no oeste da África, seu território é banhado pelo golfo da Guiné e faz limites com Burkina Faso, Níger, Nigéria e Togo.
ÁFRICA Características Gerais.
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
Primavera Árabe.
ÁFRICA um continente de muitas riquezas
África: população, regionalização e economia
Primavera árabe Levantes no mundo Árabe: da Revolução do Jasmim aos bombardeios da OTAN Professor Reginaldo Geopolítica/Atualidades.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Países marcados pela cultura islâmica
CAPÍTULO 12 - ÁFRICA DO NORTE: PAÍSES DE CULTURA ISLÂMICA
África Branca ALEXANDRE, ARTHUR, BIANCA, GEOVANNA, TAYNA.
Transcrição da apresentação:

ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica. 8º ano GEOGRAFIA Capítulo 12

Localiza-se o Vale do Rio Nilo Banhado pelo Mar Mediterrâneo O Deserto do Saara presente em quase todo o território.

As Montanhas Atlas, tem índices pluviométricos mais elevados atenuando o rigor saariano. Na maioria a população é branca, fala o árabe e professa o islamismo.

MARROCOS, ARGÉLIA E TUNÍSIA- Os três países do Magreb.

MAGREB – SIGNIFICA “ONDE O SOL SE PÕE”. Esses países estão na parte ocidental do norte da África. Foram colônias da França até a segunda metade do século XX. Parte de seus territórios ocupados pela Cadeia de Montanhas do Atlas. Ajuda no desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Cultivo da oliveira, da videira, da pecuária ovina e caprina.

Na sua parte meridional é marcado por grande escassez de água, limitando a atividade agrícola. A Argélia é exportador mundial de petróleo, sendo membro da OPEP. Marrocos e Tunísia são exportadores de fosfato para fazer fertilizantes. Função portuária e atividade comercial e industrial se destacam em algumas capitais: Argel, Túnis e Rabat. Turismo no Marrocos e na Tunísia(praias e ruínas de Cartago).

EGITO, O TERCEIRO PAÍS MAIS POPULOSO DA ÁFRICA.

EGITO... É terceiro mais populoso, fica atrás da Nigéria e Etiópia; 90% da sua população está distribuída nas margens ou próxima ao Nilo; Cairo , a capital, é a maior cidade da África e tem um dos maiores centros mundiais de negócios com uma tradicional arquitetura árabe. Produtora de algodão para exportação e arroz, trigo... para o mercado interno por causa do Nilo, que é usado como via navegável e ajuda no fornecimento de energia devido a usina hidrelétrica.

A MEDITERRÂNEA LÍBIA E O NILÓTICO SUDÃO

LÍBIA SUDÃO SITUADA A BORDA DO MAR MEDITERRÂNEO. POPULAÇÃO CONSTITUÍDA POR ÁRABES E BERBERES. EXPORTADOR DE PETRÓLEO. PARCEIROS COMERCIAIS ESTÃO NA UNIÃO EUROPEIA, PRINCIPALMENTE A ITÁLIA DE QUEM FOI COLÔNIA. SITUADO NO VALE MÉDIO DO RIO NILO. POPULAÇÃO COM MAIS DE 50% DA ETNIA NEGRA, E 40% À ETNIA ÁRABE. EXPORTADOR DE PETRÓLEO E DE MILHO, ALGODÃO, AMENDOIM, ALÉM DA PECUÁRIA. VENDE MAIS DE 50% DOS SEUS PRODUTOS PARA A CHINA E 30% PARA O JAPÃO.

CURIOSIDADE ATUAL Separação após referendo não melhorou relação entre países. Brigas tribais, por petróleo e por demarcação de fronteiras continuam. Há um ano, um novo país surgia no mundo, e, com ele, a esperança de um futuro menos violento e menos pobre para os africanos do Sudão. Mas os dias passaram e a vida não ficou mais fácil para quem vive no agora dividido território: conflitos de fronteira; briga pelo petróleo; falta de serviços públicos que funcionem; lutas tribais. Mostram que é preciso mais que um plebiscito para reerguer uma região devastada pela mais longa guerra civil africana. O Sudão do Sul virou país em 9 de julho do ano passado, após uma votação nacional prevista no acordo de paz que pôs fim à 21 anos de luta entre o governo do Sudão e os rebeldes do Sul - uma guerra por questões religiosas, por poder político e pelo petróleo.

SAARA OCIDENTAL, TERRITÓRIO OCUPADO PELO MARROCOS O SAARA OCIDENTAL FOI A ÚLTIMA COLÔNIA DA ÁFRICA, MAS ATÉ HOJE NÃO OBTEVE ÊXITO NA SUA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA. Quando a Espanha retirou-se do Saara a região foi invadida por Marrocos e Mauritânia. Criaram a Frente Polisário. Passaram a resistir à ocupação marroquina e Mauritânia havia desistido. Marrocos dividiu o Saara com um muralha de 1800Km e 1 milhão de explosivos. A REGIÃO MANTÉM UMA TRÉGUA, MAS A DISPUTA AINDA NÃO FOI SOLUCIONADA.

O FIM DAS DITADURAS UMA SÉRIE DE PROTESTOS POPULARES PROVOCARAM A QUEDA DE REGIMES DITATORIAIS: O presidente Hosni Mubarak teve problemas de saúde e foi enfraquecido pela oposição que ganhou popularidade. A população nas ruas forçou a renúncia de Mubarack; uma junta militar assumiu com propósito de democracia. Queda também do presidente da Tunísia; Zine el-Abdine passou 23 anos de governo marcado por corrupção. Na Líbia, protestos levaram ao fim da ditadura e morte do presidente Muanmmar al-Khadafi, 42 anos no poder.

Bons estudos!!! Boa Sorte!!!!!!