EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES Uma aventura no tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO De Lamarck ao Neodarwinismo.
Advertisements

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
Evolução Seleção Natural.
Seleção Natural Evolução.
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Evolução Selecção Natural.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
ADAPTAÇÃO.
Evolução biológica.
Evolução Seleção Natural.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO.
Evolução.
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Prof. Thiago Moraes Lima
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Como surgiram as espécies do planeta?
Adaptação biológica.
O Surgimento dos Seres Humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Evolução Das Espécies O princípio da evolução postula que as espécies que habitaram e habitam o nosso planeta não foram criadas independentemente, mas.
REVISÃO 2011 Claudio Paris – Magrão 3/1/2011 twitter.com/prof_magrao LICEU A SABIN.
Evolução:. Fixismo: as espécies biológicas seriam imutáveis. Platão: espécies possuem uma essência fixa, não sendo possível uma se transformar em outra.
FUNDAMENTOS DA EVOLUÇÃO E TEORIA EVOLUCIONISTA O que você deve saber sobre O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu.
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
Evolução.
Evolução Prof: Rodrigo.
DARWINISMO Charles Darwin. A VIAGEM Os organismos vivos modificam-se através do tempo.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Origem da Vida.
Evolução.
Evolução.
Evolução biológica Professora - Ana Maria 7º ano 2017.
Evolução Dr. Wellington Silva
GABARITO – EVOLUÇÃO – CAPÍTULO 9
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Ap10 -genética evolução e especiação
IDÉIAS EVOLUCIONISTAS
E.E Ernesto Solon Borges
EVOLUÇÃO Ciência Religião Dinossauros Mutação Genes
REVISÃO – BIO C – APOSTILA 4
CONCEITOS BÁSICOS DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
VARIABILIDADE Página 123.
Evolução Seleção Natural.
Professor: Guilherme Vieira
Evidências da evolução. Evidências da evolução Fósseis Os fósseis são considerados importantes testemunhos da evolução. É considerado fóssil qualquer.
Seminário de Ciências 7° ano Evolução biológica. As teorias evolutivas Nas teorias evolutivas, os cientistas conversam e questionam sobre a evolução de.
Adaptação biológica. Adaptação biológica Lamarquismo O francês Jean Baptiste Pierre de Monet (Chevalier de Lamarck ) ( ) Princípios fundamentais.
Evolução Professora: Luciana Ramalho 2018
BIO - 2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Conceitos e pensamentos
Evolução Seleção Natural.
Processos Evolutivos Módulo 16 BioApoio
O que você deve saber sobre
Capítulo 3 Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Evolução Seleção Natural.
Unidade 7 – Evolução Biológica
1)Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.
Cap. 13 – pág. 272 Evolução – 2ª parte.
Origens da Terra Profª Maiara Alves.
Unidade 6 Dalmo Kawauchi Elton Popp Antunes.
EVOLUÇÃO.
A TEORIA EVOLUTIVA DE LAMARCK. BIOGRAFIA Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet Nascimento:1 de agosto de 1744 (Bazentin – França) Falecimento: 18 de dezembro.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - BIOLOGIA
Evidências da Evolução Profª Janaina Q. B. Matsuo
Anatomia comparada como evidência da evolução biológica.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES Uma aventura no tempo

HIPOTESES FIXISMO OU CRIACIONISMO EVOLUCIONISMO LAMARCKISMO DARWINISMO MUTACIONISMO NEODARWINISMO OU TEORIA SINTÉTICA

FIXISMO OU CRIACIONISMO Baseava-se no livro Gêneses, e afirmava que as espécies eram fixas (não mudavam o nº) e imutáveis (não mudavam a forma) ao longo do tempo, ou seja: desde a criação os seres permanecem inalterados até os dias atuais.

EVOLUCIONISMO Admite mudanças nos seres vivos ATÉ OS DIAS DE HOJE. TEORIAS LAMARCKISMO DARWINISMO MUTACIONISMO TEORIA SINTETICA OU NEO-DARWINISMO

LAMARCKISMO Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) “As características adquiridas durante a vida, em decorrência da lei do uso e desuso, são transmitidas aos seus descendentes.”

1ª Lei “Lei do uso e desuso” O uso constante de um órgão determina sua hipertrofia e o desuso sua atrofia Obs: É tida como verdadeira para alguns casos 2ª Lei “ Lei da transmissão dos caracteres adquiridos” Obs: É considerada falsa

Segundo Lamarck, uma mudança no meio fazia com que os seres sofressem uma mudança estrutural para se adaptarem “A girafa vive em lugares onde o solo é invariavelmente seco e sem capim. Obrigada a comer folhas e brotos no alto das árvores, ela é forçada, continuamente, a se esticar para cima. Este hábito mantido ao longo do tempo, resultou no alongamento das pernas anteriores e do pescoço”

DARWINISMO Charles Darwin (1809-1882) Aos 22 anos viajou em uma fragata; o Beagle, e coletou dados que o auxiliaram a formular a sua teoria da Seleção Natural

Na Argentina encontrou fósseis de preguiça e de tatus gigantes muito semelhantes aos atuais. E percebeu que dentre as atuais também haviam diferenças a depender do local onde era encontrada

Galápagos lhe deu subsídio para aprimorar suas pesquisas. As espécies nestas ilhas são endêmicas porém lembram espécies do continente sul americano. Darwin quando coletou os pássaros não se preocupou em fazê-lo ilha por ilha, principalmente porque ele não tinha ainda idéia do significado que a fauna e a flora teriam para ele depois. Neste ponto Darwin já questionava o conceito estático da Terra. Para ele a Terra evoluía e estava em constante transformação...

Quando coletou os tentilhões não sabia se eram uma só espécie, ou várias. Quando voltou a Inglaterra em 1836 consultou ornitologos que o disseram que eram espécies separadas. Então reviu suas anotações de viagem e, em 1837, começou a escrever a primeira de uma série de anotações sobre a origem das espécies... Darwin começava a perceber que a origem das espécies e a adaptação ao meio ambiente eram processos muito relacionados.

INFLUÊNCIAS: Lamarck- lei da herança dos caracteres adquiridos Thomas Malthus – A população cresce em progressão geométrica e o alimento em aritmética, preconizando com isso uma luta pela sobrevivência

EXEMPLOS DE SELEÇÃO NATURAL

TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO Fatores que tendem a aumentar a variedade genética da população: mutação e permutação Fatores que atuam sobre a variedade genética já estabelecida: migração e seleção natural

COMO ATUA A SELEÇÃO NATURAL

RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS, INSETISIDAS E AGROTÓXICOS Essa tolerância, com princípio genético, se estabiliza a medida com que as alterações gênicas vão surgindo em benefício à sobrevivência e manutenção de uma linhagem bacteriana. Nas bactérias, os genes que conferem resistência aos antibióticos encontram-se geralmente em pequenos filamentos de DNA extra cromossômico (os plasmídeos), transferidos de um organismo ao outro (mesmo de espécies diferentes), durante a conjugação

ISOLAMENTO GEOGRÁFICO E REPRODUTIVO

Evidências da Evolução Fósseis

2-Radiação Adaptativa ou Divergência Evolutiva

3-Convergência Adaptativa

Órgãos Homólogos e Análogos

EMBRIOLOGIA COMPARADA Quanto maior é o grau de semelhança entre os embriões dos animais, maior o grau de parentesco ou filogenia