A FORMAÇÃO TÉCNICA COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO DOS PROCESSOS DE SAÚDE Nígima Cristina O. Bezerra Gerência de Atenção Básica de Palmas-TO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
Hospitais de Pequeno Porte - HPP (ESTADO DA PARAÍBA) Julho 2004
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Universidade Federal de Pelotas
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
O Professor de Educação Física e os
Curso de ADMINISTRAÇÃO
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DO TOCANTINS
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE
Informação em Saúde Suplementar
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Fátima Maria de Melo Brito
cve Coordenação de Vigilância Epidemiológica
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Programa de Saúde da Família
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 02.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO III – Nº 09.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
ESF Integralidade da assistência
Atenção Básica em Saúde
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
Educação básica de qualidade para todos
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VITÓRIA - ES. INTRODUÇÃO O município de Vitória e o PSF Pop: 320 mil hab PSF desde 1998 Cobertura >75% ESF Maior parte.
Transcrição da apresentação:

A FORMAÇÃO TÉCNICA COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO DOS PROCESSOS DE SAÚDE Nígima Cristina O. Bezerra Gerência de Atenção Básica de Palmas-TO

INTRODUÇÃO Tocantins: População: 1.417.694 ESF: 421 Cobertura: 85,90% Palmas: População: 242.070 ESF: 61 Cobertura: 75,01% Fonte: DATASUS 20/11/2013 às 17:57 hs

PALMAS-TO

CÁLCULO DE COBERTURA DO SF (Nº de ESF * 3000 / população residente)*100 SÉRIE HISTÓRICA DE COBERTURA SF ANO COBERTURA Nº ESF 2005 66,12% 33 2006 67,75% 41 2007 60,74% 40 2008 65,41% 42 2009 80,62% 43 2010 82,30% 45 2011 67,99% 2012 65,98% 48 2013 64,44% 52 75,01% 61

SÉRIE HISTÓRICA DE COBERTURA DE ACS ANO NÚMERO DE ACS POPULAÇÃO IBGE 2011 414 228.332 2012 398 235.316 2013 395 257.903

ACS EFETIVADOS EM JULHO DE 2008 CURSO 2005 - 1º MÓDULO 2006 – 2º MÓDULO 2008 – 3º MÓDULO 377 ACS em 2005 290 TACS EM PALMAS

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO TÉCNICA Saber fazer, saber ser, saber aprender, saber a conviver Troca de experiências Aprofundamento de conhecimentos Utilização de metodologias ativas Supre as falhas de educação permanente da equipe

REPERCUSSÕES DA FORMAÇÃO TÉCNICA Levou os TACS a repensarem suas práticas Melhoria da auto-estima Melhoria de indicadores Desenvolvimento de projetos comunitários Aumento da remuneração após o curso Mudança noTrabalho em equipe Fechamento de dados

A FORMAÇÃO TÉCNICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NA EQUIPE Protagonismo na equipe Maior entendimento e questionamentos por parte dos ACS Qualificou a participação em reuniões técnicas, rodas de conversa e processos de edcucação permanente Qualificação na VD e troca de saberes. Oficinas PMAQ Participação ativa em Seminários (projetos)

1.200 Crianças beneficiadas com a AÇÃO EXPERIÊNCIA EXITOSA 1 Projeto: Criança Sorrindo Natal Feliz 2011 Autoria: Naiana de Oliveira e Maristela Chaves (TACS) Objetivo: promover um natal feliz realizando sonhos para melhoria da qualidade de vida das crianças do Bairro Lago Sul; Atividades desenvolvidas: Arrecadação de roupas e eletrodomésticos; Realização de bazar beneficente; Parceria com empresas e SEMUS para aquisição de lanches Ação: Realização de evento com apresentação de banda, atividade educativa, distribuição de brinquedos, corte de cabelo e dia de princesa. 1.200 Crianças beneficiadas com a AÇÃO

EQUIPE USF LIBERDADE

EXPERIÊNCIA EXITOSA 2 Projeto: Trabalho em Grupo: Uma Ferramenta que Potencializa o Cuidado Autoria: Rosemeiry Leite (Enfermeira) e Maria Campos (TACS) Objetivo: Monitorar medidas antropométricas da população idosa Atividades desenvolvidas: Realização de roda de conversa; Passeios, e atividades físicas; Avaliação antropométricas e ; Educação na saúde Resultado: Diminuição de níveis pressóricos e do IMC em 40% dos idosos.

OUTRAS EXERIÊNCIAS Bairro com saneamento básica após luta de TACS USF com experiência de TACS conduzindo reuniões VD de TACS com estudantes de medicina e enfermagem Criação de USF após manifestação de ACS Terapia Comunitária Participação na elaboração do cronograma e planejamento das ações realizadas pelas equipes.

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

DIFICULDADES Formação Acolhimento da Demanda Espontânea Não adesão de 100% dos profissionais nos processos educacionais Grupo transferência de atendimento Falta de

ATENÇÃO BÁSICA NÍVEL DE ATENÇÃO MAIS COMPLEXO

OBRIGADA!