Programa Nacional de Telessaúde Inovação Academia Empresa Conceitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
Advertisements

O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
F Ó RUM NACIONAL DE PR Ó - REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRA Ç ÃO Salvador, 18 de setembro de 2008.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ- REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Palmas, 27 de março de 2009.
1.
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO - FORPLAD - Manaus, 20 a 22 de junho de 2011.
‘’’’’ O PAPEL DA EBSERH NA INTEGRAÇÃO DOS HOSPITAIS AO SUS.
Ministério da Educação
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Programa Nacional de Telessaúde
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Telemedicina - Telessaúde
Cátedra UNESCO / UNILAB
Programa Telessaúde Brasil
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Sessão Plenária do Conselho Federal de Medicina
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
7º WTIIFES João Pessoa 27 de maio 2013
Portal Telessaúde Brasil BVS Atenção Primária à Saúde
Coordenação Geral de Redes Públicas
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Complexo Hospitalar Universidade Federal do Rio de Janeiro Comissão de Implantação: Presidente: Nelson Albuquerque de Souza e Silva Alexandre Pinto Cardoso.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
O ENSINO DE JORNALISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Adriana Cristina Omena dos Santos Universidade Federal do Tocantins.
SEMINÁRIO PARA GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS – RS
Defesa Civil, Proteção Civil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
HOSPITAIS SENTINELA : grupo do Rio Quem somos nós? [ Hospitais Universitários: [ H. Clementino Fraga Filho/UFRJ [ H. Pedro Ernesto/UERJ [ Antonio Pedro/UFF.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Conselho Universitário
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde SESu/MEC
INFRA-STRUCTURE PERSPECTIVES FOR THE DEVELOPMENT OF TELEHEALTH IN BRAZIL AND LATIN AMERICA Luiz Ary Messina Dr.Ing.Dipl.Inf. Gerente RUTE.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
Luiz Ary Messina Dr.Ing.Dipl.Inf. Coordenação RUTE "A Política de Telemedicina e Telessaúde: a rede RUTE" ENCONTRO.
Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa Nacional de Telessaúde na Atenção Primária, implementa.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa.
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Comunidade Científica de Saúde Uso da Rede Acadêmica de Ensino e Pesquisa para conectar, integrar, colaborar, expandir, disseminar, organizar, gerenciar.
RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Luiz Ary Messina Graduado em Engenharia.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Capa. Telemedicina Telessaúde Telediagnóstico por imagem Segunda Opinião Formativa Teleconsulta Padrões Repositórios Telecirurgia Teleassistência Videoconferência.
Desenvolvimento e investimento de Tecnologias Assistiva para a pessoa com deficiência Desenvolvimento e investimento de Tecnologia Assistiva para a pessoa.
Ministry of Health Ministry of Science and Technology Ministry of Education BRAZILIAN TELEHEALTH INITIATIVE The National Telehealth Primary Care Program,
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Uma organização social do MCTI, criada pela comunidade científica como um projeto do CNPq em campi de universidades,
Pesquisadores Institucionais
Equipe técnica – MEC/SESU/CGPO PANORAMA RESUMO : IFES VISITADAS PARA MONITORAMENTO IFES PROGRAMADAS PARA VISITAR IFES NÃO VISITADAS IFES.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Telessaúde Inovação Academia Empresa Conceitos UNASUS Grupos de Interesse Especial SIGs Operacional América Latina e Caribe, BID, RedClara, Cepal, OPS OMS ePortuguese NRENs

Capa Pesquisa Colaborativa Padrões Networking Telediagnóstico por imagem Teleassistência Segunda Opinião Formativa Resolução CFM nº 1.643/2002 Art. 1º - Define a Telemedicina como o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audio-visual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde. Brasília-DF, 07 de agosto de 2002 Teleconsultoria Repositórios Empresas Educação Permanente Videoconferência Escalabilidade Telecirurgia Sustentabilidade webconferência

53 +04 Conexão a 1Gbps na cidades com Redecomep **Hospital Universitário da UFPI *HU da UFMA **Faculdade de Medicina Veterinária da UFT **Faculdade de Enfermagem da UNIFAP **HU João de Barros Barreto da UFPA **HU Betina Ferro de Souza da UFPA **Faculdade de Medicina da UFRR *Hospital Getúlio Vargas da UFAM **HU Júlio Müller da UFMT **Faculdade de Medicina da UNIR **Faculdade de Medicina da UFAC **Hospital das Clínicas da UFG **HU Maria Aparecida Pedrossian da UFMS *Hospital das Clínicas da Unicamp *Hospital das Clínicas da FMUSP *Hospital São Paulo da Unifesp *HU da USP *Instituto Dante Pazzanese *Hospital de Clínicas da UFPR *HU Polydoro Ernani de São Thiago da UFSC *Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) **Hospital de Clínicas da UFRGS **Hospital Universitário da UFSM **HU Dr. Miguel Riet Correa Júnior da FURG **Hospital Escola da UFPEL **Maternidade Escola Assis Chateaubriand da UFC *Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC *Hospital das Clínicas da UFPE *HU Lauro Wanderley da UFPB **HU Alcides Carneiro da UFCG **HU Ana Bezerra da UFRN **Hospital de Pediatria da UFRN **Maternidade Escola Januário Cicco da UFRN **HU Onofre Lopes da UFRN *HU Prof. Alberto Antunes da UFAL **Hospital Universitário da UFS *HU Prof. Edgar Santos da UFBA **Centro Pediátrico Hosannah de Oliveira da UFBA **Maternidade Climério de Oliveira da UFBA **Hospital Universitário na UnB *Hospital das Clínicas da UFMG **Hospital de Clínicas da UFU **Hospital Escola da UFTM **Hospital Universitário da UFJF *HU Cassiano Antônio de Moraes da UFES *Canal Saúde (Fiocruz) *HU Pedro Ernesto e FCM da UERJ **HU Antônio Pedro da UFF **HU Gaffrée e Guinle da UNIRIO **Inst. de Psiquiatria da UFRJ **Inst. de Puer. e Ped. Martagão Gesteira da UFRJ **Inst. de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ **Inst. de Doenças do Tórax da UFRJ **Inst. de Ginecologia da UFRJ **Hospital Escola São Francisco de Assis da UFRJ **Maternidade Escola da UFRJ **HU Clementino Fraga Filho da UFRJ Conexão a 1Gbps na cidades com Redecomep Criação formal de Núcleo de Telemedicina e Telessaúde Sala de Videoconferência, Teleconsultoria e Telediagnóstico Homologação de Salas de Videoconferência Capacitação em vídeo- e webconferência Criação e Participação em SIGs Grupos de Interesse Especial 53 núcleos operacionais +04 Núcleos 0peracionais em 2011

Articulação Acadêmica Grupos de Interesse Especial (SIGs) Integração de grupos de pesquisa colaborativa proporcionada pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute): pesquisadores e profissionais de saúde montam uma agenda anual de video- ou webconferências para discutir temas específicos. 440 sessões de SIGs gravadas em 2010, 190 sessões a mais que 2009. 40 SIGs com agenda mensal em 2011

Centro de Telessaúde - Hospital das Clínicas Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Tele Minas Saúde Secretaria de Estado de Minas Gerais 12horas/dia 1200 ecg/dia 1200 Teleconsultorias/mes (UFMG, UFU, UFTM, UFJF, Montes Claros, UFSJ) > 600 Municípios

Articulação Internacional Ministérios de Saúde assinaram o compromisso: Brasil, Colombia, Ecuador, México, Uruguay, El Salvador Adesão: Chile, Peru, CEPAL, OPS APAN AARNET Componentes do Projeto: Padrão regional de requisitos mínimos para a transmissão de dados e infraestrutura Estratégia para a promoção, prevenção e prestação de serviços através da telesaúde Diretrizes regionais para a gestão de telessaúde Estratégia para a criação de uma rede de pesquisas em temas de telessaúde Modelo de Capacitação e Certificação em Telesaúde Inovação em Telessaúde RedCLARA O propósito do Programa é gerar um conjunto de protocolos regionais de políticas públicas, harmonizados e consensuados, sobre bens e serviços de telessaúde (Bem Público Regional). O objetivo principal é aumentar a eficiência, reduzir os custos de transação e aumentar a qualidade da prestação de serviços de telessaúde na região para as populações com difícil acesso a tais serviços, incluindo as comunidades indígenas. Projeto RG-T1509 : Protocolos Regionais de Política Pública para Telessaúde

SIG de Saúde de Criança e Adolescentes em 09/06/2011 “A rede ePORTUGUÊSe e sua importância para os países de língua portuguesa: trabalhando em rede pelas crianças e adolescentes” "Saúde Global: colaboração entre os países de língua portuguesa e a rede ePORTUGUÊSe" reunião realizada na terça-feira, dia 17 de maio de 2011 sala IV do Palais de Nations O Brasil reitera seu compromisso e interesse em continuar apoiando a Rede. O Governo brasileiro colocará à disposição dos demais países as ações já em curso no âmbito das bem-sucedidas experiências do Programa Nacional de Telessaúde, da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Mais concretamente: o Brasil se compromete a facilitar o acesso dos membros da CPLP ao conteúdo do portal do Telessaúde Brasil, aos cursos da UNA-SUS, bem como às reuniões virtuais dos Grupos de Discussões Temáticas da RUTE. Alexandre Padilha - Ministro da Saúde do Brasil

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS COOPERATIVOS ENTRE ICTs E EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS VOLTADAS PARA A TELESSAÚDE