Titulo do trabalho AUTORES do autor principal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Advertisements

TÉCNICO EM FINANÇAS (COM ÊNFASE EM OPERAÇÕES BANCÁRIAS) CAMPUS TAGUATINGA CENTRO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ.
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
PLANEJAMENTO ESPACIAL MARINHO: estudos básicos na graduação
IV FÓRUM MINEIRO DE EDUCADORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Sistema de avaliação de ensino
Introdução ao Comportamento Organizacional
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Análise espacial na determinação de áreas de risco
; NA MESMA ORDEM ACIMA. Titulo do Trabalho SOBRENOME DO 1 AUTOR , INICIAIS SEGUIDAS DE PONTO; SOBRENOME DO 2 AUTOR... INICIAIS SEGUIDAS DE PONTO;
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
I SEMANA ACADÊMICA 16 a 20 de maio de 2017
Sistemas Integrados de Gestão
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
TÍTULO NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO Parauapebas - Pará 2013
TÍTULO DO TRABALHO AUTORES FILIAÇÃO E DOS AUTORES
Título do trabalho XII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIARA
Nome do Aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
TÍTULO DO TRABALHO Objetivos e/ou Hipóteses Introdução de Pesquisa
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
TÍTULO DO TRABALHO AUTORES FILIAÇÃO E DOS AUTORES
Relatório de Autoavaliação Institucional
Introdução e objetivos
Adriane Rodrigues, Degram Lopes e Fabiane Leal
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
Introdução à Análise Fatorial
Cursos superiores de graduação tecnológica em Design:
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
6ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC Botucatu
TAL, Fulano1 e TAL, Ciclano de2
Relação entre eventos extremos de precipitação, o ENSO e as fases da MJO sobre o norte da América do Sul Marília Harumi Shimizu, Tércio Ambrizzi e Brant.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E DIMENSIONAMENTO ASSOCIADO À IMPLEMENTAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM UMA EDIFICAÇÃO VERTICAL DE JOINVILLE ANDRÉA HOLZ.
A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO NA MOTIVAÇÃO DE ESCOLARES A VIREM A PRATICAR LUTAS/ESPORTES DE COMBATE Marcelo Alberto de Oliveira (USP) Sérgio Luiz.
25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
APRENDENDO A CONTEXTUALIZAR GRÁFICOS
Universidade São Francisco
Metodologia Científica Unidade Curricular: TCC 1 Módulo 3
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Grupo de pesquisa: ex: Grupo de Ciências Sociais Aplicadas (Direito)
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI OBJETIVOS ESPECIFICOS
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
Profa. Andréia Adami Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE0211 – Estatística Geral Profa.
TÍTULO EM CAIXA ALTA, LETRA ARIAL, TAMANHO 58, CENTRALIZADO E EM NEGRITO Realização: Apoio: Primeiro autor e apresentador1; segundo autor2; x autor3 1Estudante.
TITULO DISCENTE:.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Autor1; Autor 2; Autor 2; Autor 3
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Orientador (a); Coorientador (a);
Inserir logo da instituição
“TABLEAU PARA ANÁLISE GRÁFICA DE DADOS”
GRÁFICO TABELA Título do Trabalho INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011
Titulo Nome dos autores
Título: Fonte Calibri tamanho 48
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO.
Introdução à Estatística I
E-Social: Os Reflexos da Implantação nas Rotinas de Recursos Humanos das Empresas. Leticia Miranda Shirlei Figueiredo.
Transcrição da apresentação:

Titulo do trabalho AUTORES E-mail do autor principal ¹ Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA/PA Na área de Ciências Sociais aplicadas, em específico, em Ciências Contábeis, com o propósito de garantir à sociedade brasileira profissionais com conhecimentos satisfatórios para atuarem no mercado de trabalho, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), instituiu em 1999, por meio da Resolução CFC n° 853/99 (CFC, 1999), o exame de suficiência em Contabilidade, uma prova em que todos os formandos do curso de bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de técnico em Contabilidade precisariam se submeter para comprovar um nível médio de conhecimento para exercer a profissão. O presente estudo tem como objetivo analisar se há associação do índice de aprovação no exame de suficiência contábil (CFC) com o desempenho discente (ENADE) e a qualidade dos cursos superiores no Brasil (Conceito Preliminar de Curso – CPC). Com o objetivo de indicar o nível de intensidade que ocorre na correlação entre as variáveis, será utilizado o coeficiente de correlação de Pearson e análises de estatística descritivas, que mede o grau de ajuste dos valores em torno de uma reta. Através da análise do Gráfico 1, nota-se que o estado do Brasil que mais aprovou no Exame de Suficiência Contábil foi Santa Catarina, com 53,22% de aprovação dos candidatos que prestaram o exame. Em contrapartida, o estado que obteve menor índice de aprovação foi o Acre, com apenas 13,83% de aprovação entre os candidatos, evidenciando assim uma possível deficiência no ensino neste estado.. As Figuras 1 e 2 evidenciam que há uma associação moderada (0,6928) entre o Exame de Suficiência do CFC (IES) e o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENAD), havendo uma tendência de que o número de aprovados no exame do CFC está positivamente associado ao desempenho do concluinte, O conceito preliminar dos cursos (CPC) também obteve uma correlação de 0,5047, evidenciando que há uma associação da qualidade dos cursos com o índice de aprovação no exame do conselho por estado. Os resultados através da análise de correlação dos indicadores do exame de suficiência, do desempenho do discente e da qualidade dos cursos superiores, denotam que há associação entre as variáveis. Desta forma, evidencia-se que há uma associação do exame de suficiência com o desempenho discente e qualidade dos cursos superiores em ciências contábeis no Brasil.. ASHBAUGH, D. L.; THOMPSON, A. F. Factors distinguishing exceptional performance on the uniform CPA exam. Journal of Education for Business, v. 68, n. 6, p. 334-337, 1993. BOONE, J.; LEGORIA, J.; SEIFERT, D. L.; STAMMERJOHAN, W. W. The associations among accounting program attributes, 150-hour status, and CPA exam pass rates. Journal of Accounting Education, v. 24, n. 4, p. 202-215, 2006. BROIETTI, C. Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade: Observação das Publicações Relacionadas ao Tema. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS & INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 5, 2014, Apucarana. Anais..., 2014. p. 01 - 16. No Gráfico 2, se evidencia que em quase todos os estados do Brasil, houve um crescimento significativo entre os exames do Enade do ano de 2009, para o ano de 2012.. Agradecimentos: Os autores gostariam de agradecer à Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Universitário de Capanema e ao Escritório Modelo Universitário de Contabilidade Aplicada ao Setor público e seus Profissionais pelo apoio logístico, técnico e científico.