(espiritualidade e saúde)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

Aprender: A reconhecer a importância do modo como o arrependimento e a confissão se relacionam com o reavivamento e a receção do Espírito Santo.
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
A VOCAÇÃO.
«Em verdade, em verdade te digo:
JESUS: O FILHO MUITO AMADO DO PAI CELESTE.
Que é discipulado cristão
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Morada de Deus.
Oração 15º encontro.
Oração é simplesmente falando com nosso Pai(Deus).
A Alegria do Evangelho.
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
Apresentação ESTREIA 2014.
A MÍSTICA DO ANIMADOR E DA ANIMADORA VOCACIONAL
Por que lemos a Bíblia, hoje?
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
Novena a São José Quinto dia
A ORAÇÃO EFICAZ ESTUDO 1: o ALCANCE DA oRAÇÃO
Espírito Santo Ligue o som, e ore juntamente com este cântico.
"CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS."
e Rumo à Quaresma Em nosso site, você encontrará outros pps relativos ao Tempo da Quaresma.
Você encontrará lindos PPS no site:
A celebração de Pentecostes
O Pai Nosso na Quaresma.
Rainha dos Apóstolos.
Eucaristia, Força e Vida
A fé é uma energia espiritual no nosso coração e uma iluminação no nosso psiquismo que nos possibilita crer em Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro.
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Chiara Lubich - Março de 2011
A eucaristia Começar.
DESCOBRINDO A ORAÇÃO Baseado no material das classes 1 a 4
Conclusão dos Mandamentos
Quando o Pai é Nosso.
Bem-vindo/a.
Integridade Uma Vida Completa
CULTO CULTO CRISTÃO.
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
Mateus 5:6. Mateus 5:6 Mateus 5 Então, pela primeira vez, no monte do sermão, Ele ensina aos seus discípulos sobre o Reino que havia chegado. Venha.
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da.
A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos.
Ser uma Bênção Apocalipse 3:14-22.
A Lei.
- 9 março -.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
"O Senhor combaterá por vós"
Deus Trindade.
Caríssimos, Assim se expressa Jesus todas às vezes que se faz presente no meio dos Apóstolos, após a Ressurreição. É por essa saudação que se dissipa.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
DEUS É PESSOA.
Formação Catequética Catequista.
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
JESUS: O FILHO MUITO AMADO DO PAI CELESTE. Então, veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser baptizado por ele. (Mt, 3,13)
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CAMINHO PARA INTIMIDADE COM DEUS
TAREFA MAIS IMPORTANTE
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
1 Vida de Adoração Integral. 2 QUAL A META? CONHECER PORQUE DEVO FAZÊ-LA? MOTIVAÇÃO COMO REALIZÁ-LA? ESTRATÉGIA Se queremos ter uma vida próxima de Deus,
Metodologia Catequética
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Transcrição da apresentação:

(espiritualidade e saúde) IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO (espiritualidade e saúde) Pergentino S. Pivatto

Redescoberta da espiritualidade

A oração Saudação cotidiana: bom dia, boa tarde, boa noite fenômeno humano universal Saudação cotidiana: bom dia, boa tarde, boa noite é forma de oração. Implica presença ao outro, relação e acolhimento, expressão de desejo.

Oração cristã Como entender a vida espiritual cristã? A oração faz parte da vida espiritual cristã, da essência do cristianismo. A essência do cristianismo é vida-amor. Deus é vida-amor. Como entender a vida espiritual cristã? Vida espiritual cristã significa vida animada pelo Espírito Santo, vivida com e no Espírito Santo.

O que é essencial na oração cristã? O essencial na oração cristã consiste na vida-amor. Ora, não há vida-amor sem presença e relação. Mas não qualquer vida ou amor; trata-se da vida-amor animada pelo Espírito Santo, que é amor, como já dito. A presença tem duas dimensões principais: presença a si e presença ao outro; também a relação tem duas dimensões principais: a si e ao outro.

Diz S. Paulo (Rom. 8,26-27): No Evangelho se lê: “Por isso o Espírito Santo vem em auxílio de nossa fraqueza, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inenarráveis. Aquele, porém, que esquadrinha os corações, conhece qual é o desejo do Espírito, porque Ele intercede pelos santos, segundo a vontade de Deus”. No Evangelho se lê: “eis que estou à porta e bato”.

Formas de oração cristã Os Evangelhos não deixam dúvida quanto à oração: Mt 6,6: Quando rezas, fecha a porta do teu quarto, e ora ao teu Pai no secreto... Lc 18,1: É preciso rezar sempre...Os apóstolos pedem que Jesus os ensine a rezar: Pai nosso...

A oração pessoal individual Formas de oração cristã A Eucaristia A oração pessoal individual A oração contínua

Medo da verdade sobre nós mesmos Dificuldade da oração pessoal individual Dicotomia Não ter tempo... Superficialidade e diletantismo levam ao esvaziamento e ao biopsíquico Medo da verdade sobre nós mesmos Lei da gangorra

caricaturas de Deus e de Homem Desvios: caricaturas de Deus e de Homem Utilização de Deus Mágico Supremo Todo-Poderoso

Importância da oração Por que rezar? Pode-se usar a expressão: Para reconhecer o mistério de Deus; Tornar-se como que familiar a Deus; Falar com Ele e a Ele; Expor-se na sua presença,descobrir sua presença em nós, sua palavra em nossa consciência mais profunda, sua chama em nosso coração e liberdade. Pode-se usar a expressão: Fazer experiência do amor de Deus em nós, sentir-se amado gratuitamente por Ele, mesmo na consciência de nosso pecado e limite.

Porque descubro que a minha oração é resposta à oração de Deus em mim. Por que rezar? Porque descubro que a minha oração é resposta à oração de Deus em mim. Dá para entender os mandamentos de Deus não como uma imposição extrínseca, mas como uma súplica, uma oração pela qual Ele exprime o seu desejo

Um pensamento de Jean Lacroix ilustra muito bem o que foi dito acima: “Amar é prometer e prometer a si mesmo de jamais fazer uso, em relação ao ser amado, dos meios do poder”. O poder do amor consiste na capacidade de renunciar à prepotência, consiste precisamente em fazer surgir, em despertar,em ajudar a amadurecer, em ajudar no processo de humanização ou divinização de todo ser humano. Aquele que ama não impõe, expõe o seu desejo, suplica. Deus não impõe, suplica.

Qual é o teor da súplica de Deus em nós? Ele diz a cada um de nós seu desejo e cooperação para que cada um se torne um homem verdadeiro e pleno, atinja a mais alta qualidade de ser e conviver. Este é o sentido de tornar-se um discípulo de Jesus Cristo, de observar os mandamentos de Deus. No evangelho, há uma ameaça terrível: trata-se da doença da mornonia. Morno é aquele que não é frio nem quente, por isso será vomitado. É o satisfeito, acomodado, é o Jeca Tatu dos Urupês, de Monteiro Lobato. A pior mediocridade é aquela que se instalou de tal forma em nossa vida que nem mais se apercebe dela. É como uma doença lenta e progressiva que leva à morte da vida do espírito e do amor.

Por que rezar? Para passar da indiferença à relação interpessoal. Marcel escreveu: “Deus é um Tu que jamais pode tornar-se um ele”. Consigo mesmo Com coisas, acontecimentos Com os outros Com Deus Há quatro formas de diálogo

Por que rezar? Quem é Deus? Qual é sua vida? Seu segredo? Seu amor? Para aprender com Deus, de Deus e para Deus. Quem é Deus? Qual é sua vida? Seu segredo? Seu amor? Sua ação?

Oração e saúde pessoal-social. (como lenta tomada de consciência da presença-ação de Deus em nós) Nós, cristãos, cremos que Deus é mais íntimo a nós que somos a nós mesmos. Na nossa oração confidencial expomos nosso ser inteiro e nosso projeto e procuramos abraçar o Reino de Deus como discípulos de Jesus Cristo. Sendo assim, Deus não é estranho, mas interior aos nossos projetos, decisões, lutas, ações e lhes confere o que é próprio dele, isto é, uma dimensão divina. Assim, nossa ação não é só humana, mas humano-divina e sua repercussão é universal e inextinguível (donde ressurreição).

Diante de cada decisão séria da vida, vem a pergunta: O que Deus quer de mim? Como fazer para que o mundo se torne humano, justo, fraterno?

Síntese das formas de oração Sim Obrigado Perdão Súplica

Contudo, para não caricaturar Deus e para não prolongar o infantilismo espiritual, os pedidos são sinal de uma súplica muito mais profunda – aquela de ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, de abraçar a missão de edificar o seu Reino de justiça e de paz.

Oração – gratuidade e utilidade É urgente reaprender a gratuidade e abrir espaços para sua aprendizagem. Por que rezar? Por nada, simplesmente porque Deus é Deus.