Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. FACHADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Slide Padrão Videoconferência FE - Unicamp
Advertisements

Aula Trabalho na sala de aula:
Tigela de Frutas (em cor)
Perspetiva Isométrica
Fotografias aéreas e foto-interpretação são
PUC.Goiás VARIÁVEIS ARQUITETÔNICAS
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
Interpretação de imagens e confecção de mapas
Sensor Fotográfico.
PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS
EDIFÍCIO DANIELLY LAIS.
Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.
COLÉGIO DOS SALESIANOS DE POIARES
Introdução aos Princípios e elementos de design
Técnicas para audiodescrição: algumas dicas
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS: CORTES E FACHADAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAMFAAM Arquitetura e Urbanismo
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VIII
Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico
Como usar maquiagem diariamente para o trabalho.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Introdução à Cartografia
Como Apresentar a Monografia
CURSO DE GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS
Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. Elevação IMPLANTAÇÃO.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
MAM – A. E. Reidy Tutorial Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Departamento de Arquitetura e Urbanismo Disciplina de Expressão.
Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. PLANTA BAIXA.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL.
Praça São Francisco da Glória
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
FENÔMENOS ÓTICOS.
ESCRITÓRIO MODELO- 2 SEM- NOVEMBRO- 2010
COMPOSIÇÃO VISUAL.
Multimédia Imagem digital
Escola Municipal em São Caetano do Sul
Oficina de Fotografia 1.
Praça São Francisco da Glória
Introdução ao Projeto de Arquitetura
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS III
Image Based Cartoon Style Rendering Jeronimo Silvério Venetillo Fabio Issao Nakamura.
Como fazer a leitura de obra de arte?
ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Helder Geovane Gomes de Lima
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
escola FDE - entrega final -
ESTÁ A FÍSICA ENVOLVIDA NA ARTE ? Projeto de Ensino de Física envolvendo as linguagens da Ciência e da Arte desenvolvido no PPGFCET da UTFPR. Artista.
ILUMINAÇÃO NATURAL MODELOS EM ESCALA REDUZIDA
PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO JEANS. PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO JEANS.
DESENHO DE OBSERVAÇÃO.
Disciplina Técnicas Projetivas
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
Exercício optativo 2 – Desenho de reservas  Caráter: Optativo - domiciliar – individual  Prazo: 18/11(noturno) e 20/11 (diurno).  Objetivo: Aplicar.
FASES DO DESENHO INFANTIL
Desenho Técnicas de desenho.
Exercício optativo 3 – Desenho de reservas  06/05 – a domicílio – individual  Objetivo: Aplicar os argumentos de seleção e desenho de reservas (discussão.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Transcrição da apresentação:

análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. FACHADA

Fachada: Aspectos Positivos: Uso de texturas tornando o objeto mais realístico Aspectos Negativos: Não faz uso da figura humana para termos uma relação de escala Ausência do skyline, tirando uma referencia de entorno Ausência da representação da sombra na fachada, não evidenciando o volume Aspectos Positivos: Uso da transparência dando leveza ao desenho, e possibilitando a visibilidade do que há atrás do primeiro plano Uso da figura humana, proporcionando uma relação de escala Aspectos Negativos: Ausência do skyline e fundo Ausência da representação da sombra na fachada, não evidenciando o volume

Aspectos Positivos: - Presença da faixa de céu, o que aumenta a noção de contextualização do projeto. - Presença de vegetação colorida, o que confere maior entendimento de escalas e proporções, além de contextualizar o entorno. - Linha de piso (rua) com espessura maior, o que confere peso ao desenho. Fonte: http://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/09/PRANCHA-volumetrica-3d.jpg

Aspectos Negativos: - Ausência de sombra projetada, o que não permite uma leitura facilitada das relações volumétricas do projeto. - Ausência de diferenciação de espessuras de linha, o que dificulta o entendimento da perspectiva das edificações, e as suas situações em relação ao terreno. - Ausência de figura/escala humana, o que dificulta a compreensão de proporções do edifício. Fonte: http://www.aarquiteta.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/09/PRANCHA-volumetrica-3d.jpg

Fachada Aspectos Positivos Contraste entre a imagem e o fundo; Utilização de cores em dégradé Utilização de skyline; Aspectos Negativos Ausência de escala humana.

Fachada Aspectos Positivos Contraste entre a imagem e o fundo; Utilização de cores e texturas; Uso de projeções de sombra; Aspectos Negativos Ausência de escala humana; Ausência de skyline.

3 FACHADA (+) Presença significativa de figura humana e de elementos de fundo; A cor no edifício o destaca sobre os outros elementos ( estes colocados em tons neutros), e evidencia a transparência dos vidros. A vegetação trabalhada em transparência e a demarcação do terreno em espessura e cor escura, propicia uma profundidade ao plano.

FACHADA ASPECTOS POSITIVOS Diferenciação de materiais, presença de sombras, representação do entorno de forma suave; ASPECTOS NEGATIVOS Ausência de figura humana; http://concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2010/05/muma_fachadas_05-copy.jpg?w=584

4 FACHADA (-) Ausência de figura humana e de elementos de fundo; Ausência de representação de sombra projetada não evidencia o volume da fachada; Linha de demarcação do terreno insignificante em espessura, apesar de mostrar o nivelamento e expansão para subsolo.

FACHADA ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS marcação das alturas na lateral; representação de vegetação; uso de sombras em preto e branco na parte superior do edifício; representação de edifícios do entorno; uso de cores para demarcar os vidros e a face externa do edifício; presença de figuras humanas; solo marcado de cinza; parte envidraçada destacada com transparências. ASPECTOS NEGATIVOS ausência de sombras no restante da representação; (talvez o uso de sombras trouxesse mais riqueza de leitura); ausência de textura na fachada (a fachada é colorida com uma cor sólida), que poderia conferir a ela mais detalhamento.

FACHADA ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS marcação das alturas na lateral; representação de vegetação; uso de sombras em preto e branco e tons de azul na parte superior do edifício; representação de edifícios do entorno; uso de cores para demarcar os vidros e a face externa do edifício; presença de figuras humanas; solo marcado de cinza; parte envidraçada destacada com transparências. ASPECTOS NEGATIVOS ausência de sombras no restante da representação; (talvez o uso de sombras trouxesse mais riqueza de leitura); ausência de textura na fachada em bege (a fachada é colorida com uma cor sólida), que poderia conferir a ela mais detalhamento.

PONTOS POSITIVOS: Uso de sombra dá maior entendimento á volumetria da obra. Escala humana. - Utilização da diferença de penas. (mais perto e mais longe). PONTOS NEGATIVOS: Vegetação mal representada, gerando uma dificuldade no entendimento da imagem. - Representação de entorno ausente.

PONTOS NEGATIVOS: -Não foi usado o recurso de sombra. -Arquitetura pouco destacada. -Representação técnica confusa. PONTOS POSITIVOS: -Representação de vegetação e entorno. Hierarquia de objetos mais próximos e afastados clara. Escala Humana