Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola de Levitas Violão
Advertisements

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
6 Cordas Dedilhadas - Conteúdo Introdução Antigos Cordas de nylon
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS do SOM
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
Rio de Janeiro.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Música: uma viagem através das décadas
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
ORGANOLOGIA.
Vivaldi As Quatro Estações.
A Trilha Sonora Das Nossas Vidas
SING SING SING SING.
O NATAL DO VALENTE ASSIS
João Tarcísio Alves Maia Filho
A magia da música By
Biodiversidade – A história do violão
Curso de Teoria Musical
Ritmo Melodia Harmonia
QUANDO NÓS TROCAMOS O PRIMEIRO OLHAR O MEU CORAÇÃO PEDIU PRA SE APAIXONAR IGUAL AO SOL QUE NASCE E SÓ PERTENCE AO DIA QUANDO NASCI O MEU AMOR JÁ TE PERTENCIA.
JOGO DE PREPARAÇÃO PARA TESTES 1
O maior compositor... maestro latino – americano do século XX...
Encontro de Professores e Superintendentes da EBD
Relatório do estado do mundo
CENAS DO PASSADO O QUE ACONTECEU? ABRAÇAR
Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
Texturas.
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
Escola Estadual Silva Dourado
TEORIA MUSICAL Iniciante
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
Harmonia no Empreendedorismo.
A Importância da musicalização
Música ELEMENTOS Básicos.
No Natal os presentes são embrulhados e para os decorar são enfeitados É altura dos desejos Mas só porque é Natal! Porquê? Os pobres só não têm frio em.
Cultura Medieval Aula 14 Prof: Fernando Gondim.
PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach
Maressa Oliveira Macedo
CARACTERÍSTICAS DO SOM
LINGUAGEM.
CAESP - Artes - Aula /02/2015 IDADE MÉDIA E RENASCENÇA:
MÚSICA.
9º Ano 2º Bimestre 2015– Artes - Juventino
Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Artes e Design Faculdade de Música Trabalho apresentado à disciplina História e Apreciação Musical, Professor.
Breve introdução ao estudo da Arte.
Prof. Felipe Leonardo. Apreciação Musical O que é apreciação musical? “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
Pessoas São Música. Você já percebeu? Elas entram na vida da gente e deixam sinais.
Rolagem Automática Terezinha de Jesus, com sapatinho branco e anel de vidro, foi no Itororó cirandar. Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Brincava.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
As sensações através da música
Características dos Sons
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Tramas e Fios Marisa Fonterrada Pág Estéticas da Renascença Humanismo, descoberta do mundo e do homem. Rompimento de fronteiras. Busca de unidade:
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.
De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.
Os nossos sentidos….
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Transcrição da apresentação:

Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” Prof. Felipe Leonardo

Harmonia

Introdução Pensa numa música que gosta Cantar o nome Cantar os nomes simultaneamente Ver a relação de afinidades sonoras Que afinidade é esta?

História da Música Textura “Maneira como os sons são organizados numa música” Monofônica (monodia) “Quando ouvimos só uma pessoa cantando ou um único instrumento soando” Ex: Canto Gregoriano

Estilo Gótico – Séc. XII/XVI

“Reverb”

Polifonia (música polifônica) “Quando uma melodia é acompanhada de uma ou mais melodias simultâneas” Música homofônica “Quando ouvimos uma ou mais pessoas cantando uma melodia acompanhada ao violão, por exemplo.” (Período Barroco - séc. XVII em diante)

Harmonia = Acompanhamento “Compreende o processo de se combinar os sons simultâneos” Acordes = “posições”(formas definidas)

Harmonia: tensão X relaxamento “Sensação criada pela expectativa de término ou de continuidade do trecho musical” Dar exemplos com pequenas melodias (qual a sensação?)

Divisão em dois grupos Tensos X Relaxados Cada grupo vai sugerir outros adjetivos que os qualifiquem harmonicamente. “Discussão dos contrários”

Atividade Tocar várias músicas parando no meio (acabou tenso ou relaxado?) “Pode inventar brincadeiras”: morto/vivo; dentro/fora; dança da cadeira...

Obrigado gente!!!

Até a próxima!!!

Fim