PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poluição do ar mata, por ano, cerca de 2 milhões de pessoas no mundo
Advertisements

Tabagismo Patologia relacionada com o tabaco
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Os Fatos sobre o tabaco.
TABACO: dados epidemiológicos
CONSEP CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA AISP 84
RESPIRE LIVREMENTE PLANO DE COMO DEIXAR DE FUMAR
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
FUMAR MATA! 9º C.
Fumar MATA!.
TABAGISMO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
DSS TABAGISMO São Luís, 19/12/08.
Fumar mata.
Cigarro 6ºB 2010.
Assessoria de Planejamento e Programação FALANDO SOBRE TABAGISMO
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Doenças provocadas pelo tabagismo
PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil COPPE – UFRJ LTDS – Laboratório Tecnológico de Desenvolvimento.
TABAGISMO SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
TABAGISMO Muito frequentemente, os apresentadores têm de transmitir mensagens com um conteúdo técnico a um auditório pouco familiarizada com o assunto.
FUMAR MATA! PES 2º ciclo Coordenadora PES.
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro de 2011 Dia do Não Fumador.
DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO
A Formação da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas
31 de maio. Dia Mundial Sem Tabaco
AR PARTE II Prof. Ms. Lilian Orvatti.
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
TABAGISMO.
CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CIGARRO
TABACO “Uma questão de hábito ou uma questão de óbito?”
Brasília, 18 de Setembro de 2014 –
Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre.
Fatores pré-natais Prof. Ms. Alan A. Rodrigues Aula 01.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
Efeitos do tabagismo passivo sobre a saúde
Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA Tania Cavalcante.
Concepção uma nova vida
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health As mulheres e o tabaco Natasha Jategaonkar, MSc British Columbia Centre of Excellence for Women’s.
FUMAR MATA!.
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
Vencendo o Assassino Público Número Um Porcentagem de Mortes Cardiovasculares África América Central Ásia América do Sul Oriente Médio W. Europa, US,
Sistema Respiratório.
ASMA E TABAGISMO João Paulo Becker Lotufo
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação das políticas de ambientes livres de fumo Andrew Hyland, PhD Roswell Park Cancer Institute.
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
Gabriel Menezes Felipe Porto Gunther Malta 8º ano “A”
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção C Carga Global do Tabagismo.
Ciências Naturais 9.º ano
Aconselhamento em Dependência Química Profª Carla Eloá Ferraz
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
Autores: Luísa Vanessa Núria Monteiro Quem te avisa teu amigo é!
Escola Secundária de Gago Coutinho Projeto de Educação para a Saúde.
DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro Trabalho Realizado pela turma 11ºL 2006/2007.
Free Powerpoint Templates
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina Araújo (a) a)Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho Braga - Portugal b)Hospital de Braga- Braga - Portugal

1.Consequências do fumo ativo 2.Consequências do fumo passivo 3.O programa Domicílios 100% livres de fumo

Consequências do fumo ativo

90% das mortes por cancro de pulmão, 75% das mortes por bronquite crónica e enfisema e 25% das mortes por doenças cardiovasculares na faixa etária dos anos, ao consumo de tabaco, nas populações em que fumar cigarros se tornou comum à algumas décadas (OMS, 1989)

Estima-se que 30% de todas as mortes por cancro sejam causados pelo tabaco

AS ESTIMATIVAS ACTUAIS DA O.M.S. APONTAM PARA UMA MORTALIDADE DE MORTES ANUAIS E PREVÊM QUE ESSE NÚMERO POSSA DUPLICAR DENTRO DE 20 ANOS SE NADA FOR FEITO

O consumo de tabaco fumado terá causado em 1990, só na União Europeia, aproximadamente mortes ( homens e mulheres). O equivalente à queda de quatro aviões jumbo em cada dia sem sobreviventes.

EM PORTUGAL ESTIMA-SE QUE MORRAM CERCA DE 25 A 30 PESSOAS POR DIA DEVIDO AO CONSUMO DE TABACO. ESTIMA-SE QUE MORRA MENOS QUE UMA PESSOA POR DIA DEVIDO AO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS

Fumar continua a ser a mais evitável causa isolada de morte prematura no Mundo Ocidental (U.S. Surgeon General, 1991). Fumar é um grave problema sanitário

O consumo de tabaco pelas crianças, os adolescentes e jovens adultos é um problema de saúde grave.

O Maior risco que as crianças e os jovens correm quando começam a fumar, é o de ficarem dependentes do tabaco, muitas vezes para a vida inteira e vir a sofrer da inúmeras doenças causadas pelos tabaco.

Consequências da exposição ao fumo passivo

1.A EXPOSIÇÃO AO FUMO AMBIENTAL DO TABACO É UM PROBLEMA: SAÚDE (mundial, nacional e local) SOCIAL ECONÓMICO AMBIENTAL 2.GRAVE 3.MUITO DIFUNDIDO 4.VULNERÁVEL

1.Risco acrescido de aborto espontâneo; 2. Aumento da incidência de parto prematuro; 3. Excesso de mortalidade pré-natal 4. Nascimento de bebés com baixo peso. 5. Síndrome da Morte Súbita do Lactente

?

Existem evidências suficientes para inferir uma relação causal entre fumo do tabaco e um desenvolvimento e função pulmonar diminuída, sintomas respiratórios (tosse, expectoração, pieira e dispneia) (U.S. Department of health and human Services, 2004).

No relatório de do Surgeon General de 2004, pode ler-se que as crianças expostas ao fumo passivo têm um maior risco de sofrer infecções respiratórias, problemas de ouvidos e ataques de asma mais graves

SAIR DA CRISE PELA PRÓPRIA BOCA x30= & 150 = 30% Aumento

Torne a sua casa e carro livres de fumo do tabaco! 1)O fumo passivo tem sido associada à asma, infeções do ouvido médio, Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), bronquite, cancro e outras doenças em crianças. 2) A abertura de uma janela, ligar um ventilador, fumar noutra sala ou na cozinha, usar um purificador do ar, não eliminam a exposição aos tóxicos do fumo do cigarro. Por isso, não fume em casa e no carro! PROTEJA OS SEUS FILHOS.

Os pais são o melhor anjo da guarda dos filhos