Competências em Técnicas de Apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MENSAGENS
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Ensaiando um ensaio.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Fale Bem em Público.
Um bom Sermão geralmente tem três partes:
A Estrutura de uma apresentação
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Formação interna Coimbra
Como fazer uma boa apresentação em 7 pontos.
apresentações em público
Utilitário gráfico: Microsoft PowerPoint
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Observação da sala de aula
Disciplina: Prática Profissional II
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
Utilitário Gráfico Microsoft PowerPoint
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Apresentação oral.
Carta de Apresentação.
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
COMO APRESENTAR UM TRABALHO NUM CONGRESSO CIENTÍFICO: APRESENTAÇÃO ORAL Adriana Pires Neves.
Utilitário Gráfico: Microsoft PowerPoint
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Oratória.
Princípios de Oratória
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
Interpretação Consecutiva
MegaExpansão - Técnico informático de Sistemas. Apresentador gráfico. Que permite fazer apresentações multimédia no computador. Apresentação de diapositivos.
Apresentação do Projeto Interdisciplinar
APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
Coaching Aspectos essenciais.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Como Falar Bem em Público
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Apresentação do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Graduação
Dicas para apresentação de trabalhos
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Imagem e Indumentária do orador.
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
NETWORKING Rede de possibilidades
Como fazer uma apresentação
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
ORATÓRIA.
Texto utilitário A Notícia.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Utilização Eficaz do PowerPoint
Como se apresentar na banca
Assistente de Recursos Humanos
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
OBJECTIVOS  Identificar atitudes correctas a adoptar numa entrevista  Conhecer algumas perguntas que ocorrem mais frequentemente em entrevistas  Conhecer.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Formação e Aperfeiçoamento
Transcrição da apresentação:

Competências em Técnicas de Apresentação Miguel Vicente Microsoft Student Partners Program Manager Microsoft Portugal v-mivice@microsoft.com

Miguel Vicente

Microsoft Student Partners

?

Porquê realizar esta sessão?

falhas nos planos curriculares

demasiado foco na formação técnica

questão

formamos profissionais

Pessoas

ou

mercados emergentes

ou SUBCONTRATA A PRODUÇÃO

ou SUBCONTRATA A PRODUÇÃO

falhas nos planos curriculares

falhas nos planos curriculares

novas necessidades nos planos curriculares

soft-skills

Competências sociais

Inteligência Emocional

Criatividade

objectivo?

->

->

->

3 áreas de desenvolvimento fundamentais

Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento Social Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Social

Desenvolvimento Profissional Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Social Desenvolvimento Profissional

( dêem feedback )

( v-mivice@microsoft.com )

agora ao que interessa

Competências

Competências em

Competências em Técnicas

Competências em Técnicas de Apresentação

porque são importantes?

actualmente

definem o sucesso

( ou não )

de produtos

serviços

carreiras

+

como conseguir uma apresentação de sucesso?

segredo

=

preparação

2 momentos-chave

Antes da apresentação

Antes da apresentação Tomar a palavra no início

Antes da apresentação

abordagem habitual

preparar PowerPoints

e...

pensamentos mais comuns

“podia ter sido melhor”

“ficou algo por dizer, mas não sei o quê”

“*#$”#$*!!”

conceito-chave: preparação

como preparar?

por onde começar?

resposta

O seu propósito

a sua intenção

que tipos de intenção?

três intenções possíveis

a) Informar

explicar algo

relatar factos

a) Informar b) Persuadir

definir um acordo

alterar uma atitude

mostrar as vantagens

a) Informar b) Persuadir c) Inspirar

provocar emoções

fazer com que a assistência queira realizar uma acção

portanto

Qual é a vossa intenção?

a) Informar b) Persuadir c) Inspirar * explicar algo * relatar factos * definir um acordo * alterar uma atitude * mostrar as vantagens c) Inspirar * provocar emoções * fazer com que a assistência queira realizar uma acção

Que objectivos se pretendem atingir?

( objectivos? )

( objectivos = intenção ?)

objectivos são mensuráveis

devem ser:

a. Relativos aos resultados

a. Relativos aos resultados b. Centrados na audiência

a. Relativos aos resultados b. Centrados na audiência c. Medíveis / Concretos

a. Relativos aos resultados b. Centrados na audiência c. Medíveis / Concretos d. Claros / específicos

Que objectivos pretendem atingir?

( além do óbvio )

portanto

sabemos o que queremos

intenção + objectivos

o problema

como o fazemos?

definir uma estratégia

fundamental

estudar o adversário

estudar o adversário

estudar a audiência

definir a estratégia em torno desta

que pontos adaptar?

1. O estilo de apresentação

Formal vs Informal

Formal vs Informal Directo vs Indirecto

Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional

Objectivo vs Subjectivo Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional Objectivo vs Subjectivo

Objectivo vs Subjectivo Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional Objectivo vs Subjectivo Impessoal vs Pessoal

Objectivo vs Subjectivo Formal vs Informal Directo vs Indirecto Lógico vs Emocional Objectivo vs Subjectivo Impessoal vs Pessoal Sério vs Humorístico

Que estilo irão adoptar?

necessário também

2. abordagem

Técnica vs Não-Técnica

finalmente

3. Ensair e medir o tempo

( mais 25% perante a assistência )

máximo 40 minutos

( 40 minutos?! )

¼ do tempo para questões

10-15% do tempo: introdução

e, finalmente

10-15% do tempo: conclusão

( das apresentações )

até agora

mas

estudo -> apresentação

( abertura + corpo + fecho )

mas o que é na verdade uma apresentação?

uma mensagem

a vossa mensagem

o que se pretende que a audiência leve consigo

saibam qual a mensagem que querem passar

esta define a apresentação

( abertura + corpo + fecho )

por onde começar?

momento-chave

conclusão

( fecho da apresentação )

(ex: 5 minutos disponíveis )

( o que referir? )

( a mensagem = conclusão )

iniciar a preparação pela conclusão

que tipos de conclusão?

a) Resumo

a) Resumo b) Conclusão

a) Resumo b) Conclusão c) Alternativas

a) Resumo b) Conclusão c) Alternativas d) Recomendação

fecho ->

fecho -> abertura

porquê?

o momento mais importante para o orador

que tipos de abertura?

a) Humor

a) Humor b) Agenda

a) Humor b) Agenda c) Interesse

fecho -> abertura

fecho -> abertura -> corpo

a parte menos importante

( ?! )

( e sim, a mais extensa )

porquê?

como mitigar a falta de atenção?

a) clarificar com exemplos

a) clarificar com exemplos b) questões à audiência

a) clarificar com exemplos b) questões à audiência c) máximo 3 pontos críticos

a) clarificar com exemplos b) questões à audiência c) máximo 3 pontos críticos d) tema central

e

finalmente

materiais de apoio?

( notas pessoais / computador / flipchart )

notas de exposição

como aproveitar?

não ler o texto

letras grandes + sublinhados

escrever num só lado da folha

usar como mapa

auxiliares visuais

desde que sejam

simples

regra “7 por 7”

slide branco no final

avanço manual

e que se tenha o cuidado de

ensaiar

não falar para o visual

serem relevantes

depois de usar->esconde-se

explicar imagens

voltar a ensaiar outra vez

Afinal

estou preparado?

guião da apresentação

1. Qual a razão de eu fazer esta apresentação e que resultados desejo obter?

2. Quais as vantagens da apresentação para a assistência?

3. Quais os três pontos (no máximo) que eu vou desenvolver?

4. O que é que pretendo que a audiência recorde acima de tudo?

5. Que perguntas me poderão fazer? Como lhes vou responder?

6. Qual vai ser a minha estratégia para lidar com o nervosismo?

que perguntas me poderão fazer?

estratégia para lidar com o nervosismo?

( 2ª parte )

preparação: ok

estratégia: ok

materiais: ok

chegamos ao palco

medo

e...

como dominar?

?

bem...

segredos:

a) preparar-se

a) preparar-se b) perspectivar

a) preparar-se b) perspectivar c) boa experiência

a) preparar-se b) perspectivar c) boa experiência d) visualizar sucesso

antes da apresentação

relaxamento

respiração abdominal

fazer viver o corpo

primeiros 3 minutos

concentrar-se nas outras pessoas

procurar uma cara amiga

depois

seja você próprio

como conquistar uma audiência?

princípios-chave

ter carisma

a) expressão viva e clara

a) expressão viva e clara b) contacto visual

a) expressão viva e clara b) contacto visual c) postura, vestuário, gestos

a) expressão viva e clara b) contacto visual c) postura, vestuário, gestos d) entusiasmo

para manter a audiência “no contexto”

breve síntese no fim de cada tema

sublinhar a entrada num novo tema

avisar que se vai fazer a conclusão

adoptar uma postura

informal

autoritária

colocar questões durante a apresentação

e preparar as do final

( gerir perguntas? )

o que fazer?

a) ouvir

a) ouvir b) ser breve

a) ouvir b) ser breve c) admitir as falhas

a) ouvir b) ser breve c) admitir as falhas d) responder para todos

a atitude define a reacção da assistência

para concluir

preparem-se

baseiem-se na vossa mensagem

sejam INSPIRADORES

e

“be excellent, just being yourself”

(e divirtam-se!)

? Miguel Vicente v-mivice@microsoft.com