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Coaching Aspectos essenciais.

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Apresentação em tema: "Coaching Aspectos essenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Coaching Aspectos essenciais

2 Coaching - em que consiste?
É um processo com início meio e fim, definido em acordo entre o Coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente a realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação das suas fragilidades.

3 Coaching - em que consiste?
O Coach actua encorajando e motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objectivos definidos ou ideias.

4 Coaching - em que consiste?
O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objectivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho de equipa, a motivação de equipas e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, desporto, no fundo, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

5 Coaching – como se processa?
1) Define-se a meta 2) Realiza-se a análise - o que contribui ou impede o alcance da meta; quer seja pelo cliente ou cenário em que está inserido; valores e crenças são confrontados com a meta de forma a ver se há congruencias entre eles; avaliam-se forças e fraquezas. 3) Estabelece-se um plano de acção - com definição de fases, com indicadores, prazos determinados, recursos necessários e o compromisso do próprio cliente.

6 Aspectos a ter em conta Coaching formal ou informal Interno ou externo
Coaching hierárquico Intercultural Intergénero

7 Aspectos a ter em conta Em que contextos se faz?
Características pessoais importantes As diferentes estratégias

8 Coaching Executivo Visa capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objectivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, das suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

9 Coaching Pessoal ou Coaching de Vida
Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto- realização, pelo alcance de suas metas e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em acção para que, no final, ele realize o que se propôs.

10 Coaching de Performance
tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento.

11 Coaching de Performance
O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.

12 Auto-avaliação do Coach
Gosto das pessoas? Consigo estabelecer empatia com as outras pessoas de forma natural? Tenho raciocinio ágil e flexivel na gestão de processos que não estejam pré-concebidos? Sou bom observador de comportamentos não verbais? Consigo ler nas entrelinhas?

13 Auto-avaliação do Coach
Consigo escutar activamente? Gosto de ver os outros brilharem sem eu me salientar? Consigo ver pontos fortes em tudo o que faço? Acredito que todos nós temos um potencial que pode ser explorado.

14 Reflexões sobre a prática
Tinha preparado bem esta sessão? Cumpri horários? Se eu fosse o cliente teria ficado satisfeito com o Coach? Ficaram para mim claros os objetivos da sessão? Consegui estabelecer uma relação de confiança com o cliente?

15 Reflexões sobre a prática
Utilizei as ferramentas adequadas? Fui inovador? Consegui evitar criar juizos de valor? Fui eficaz enquanto Coach? O que mais gostei e o que causou desconforto na sessão? Que leitura fiz do cliente? (linguagem não verbal e escuta ativa)

16 O Contrato Local de realização Responsabilidades de ambas as partes
Honorários e deslocações Tempo de sessão e duração temporal do serviço Prazo de pré-aviso para concluir o processo Tipo de relatórios Termos de confidencialidade

17 Criar confiança Está presente e mostra-se flexivel durante o processo, actuando em conformidade com o momento Utiliza a intuição e o “know How” deixando-se levar Está aberto ao que não conhece Existem diferentes formas de trabalhar com o cliente e utiliza em cada momento a que considera mais eficaz Utiliza o humor de forma inteligente Gere as suas emoções num ambiente de emoções fortes

18 Escuta activa Observe atentamente o cliente
Deixe o cliente acabar as frases Identifique a questão central Mantenha uma atitude positiva Respeite os silêncios do cliente Não se preocupe com o que vai perguntar a seguir Não antecipe o que o cliente vai dizer

19 Feedback construtivo Dirigido à melhoria do rendimento Estimulante
Dirigido e suportado em factos Focado no futuro Concreto com descrição da acção e do comportamento Contínuo, criativo e proativo

20 Reformulação Mostra ao cliente que o ouviu ativamente
Permite clarificar que compreendeu o que o cliente disse Seve para se manter na sessão Serve para clarificar ideias Relança o diálogo e aprofunda a comunicação com o cliente

21 Perguntas Poderosas Aumentam o nível de consciência
Encorajam o empowerment Facilitam ao cliente a clarificação dos seus pensamentos Favorecem a escuta activa Possibilitam várias alternativas de escolha

22 Perguntas poderosas São breves Claras Abertas
Não incluem a palavra “eu” Fluem de forma intuitiva “O quê?”; “Quando?”; “Quem?”; “Onde?”

23 Objetivos Smart (Específicos; Mensuráveis; Atingíveis; Realistas; Timing) Pure (Positivos; compreensíveis; Relevantes; Éticos) Clear (Desafiador; Legal; Ecológico; Adequado, Registado)


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