COMO EXPORTAR PARA A UNIÃO EUROPÉIA ?

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Maio / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2012 Maio/2012 Destaques  Maio: -Exportação: recorde para maio (US$ 23,215 bi); anterior mai-11: US$
Julho / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Julho/2011 Destaques de julho 2011  Julho: -Exportação: recorde para meses de julho(US$ 22,3 bi);
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Transcrição da apresentação:

COMO EXPORTAR PARA A UNIÃO EUROPÉIA ? Projeto ‘Apoio à Inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR’ 1

Qual a importância da União Européia para as Micro, Pequenas e Médias Empresas? Minha apresentação: Formação básica Eng. Mecânica; Alguns artigos publicados; Consultor em Inovação e Criatividade; Estou a fazer o MBA na EGP; Passatempo actual TT; Vossas expectativas... Quem teve alguma cadeira ou formação posterior relacionada com Creatividade? Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 2

€ (euro) ZONA OFICIAL (ESTABILIDADE) PREVISTA (CONVERGENCIA) ACORDO DE EXCLUSÃO As cores azuis marcam os paises que adotaram o euro. As cores verdes os paises que estão em convergencia economica para adotar o euro O reino unido e a noruega excluiram-se da zona do euro

MAPA DA EUROPA

Como começou o mercado da União Européia.........  UNIÃO EUROPEIA (1992) . A estrutura do Tratado da União Européia( Maastricht) é composto de 3 Pilares: central comunitário, política externa e segurança comum e justiça e assuntos internos; . Pilar Central Comunitário - Mercado Único - União Econômica (Indicadores econômicos) e Monetária ( Moeda Única) - Política Agrícola Comum  OUTROS TRATADOS IMPORTANTES . Tratado de Roma (2004) - Estabeleceu a Constituição para Europa, não referendado por França e Holanda; . Tratado de Lisboa ( 2007) – Confere a EU personalidade Jurídica  TRATADO DE PARIS ( 1951) . Estabeleceu a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA); . Primeiro passo com vistas à Integração; . Países participantes: França, Itália e Alemanha Ocidental; . Objetivo: Integrar as indústrias do carvão e do aço dos países.  TRATADO DE ROMA ( 1957 ) . Foram constituídos dois tratados: Tratado constitutivo da Comunidade Econômica Européia (CEE) e Tratado constitutivo de Energia Nuclear (CEEA); . Países participantes: França, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos(Holanda e Províncias); .CEE ou Mercado Comum Europeu – MCE -União Aduaneira - estabeleceu um período de 12 anos para o fim das barreiras alfandegárias entres paises; - Política Agrícola Comum dentro da CEE e Protecionista (evitar a concorrência); - Em julho de 1968 adotou-se uma Política Aduaneira Comum para produtos de países fora da CEE; - Afetava apenas o Comércio de Bens  ATO ÚNICO EUROPEU (1986) . Modifica o Tratado de Roma e estabeleceu entre os estados membros as fases e o cronograma das medidas necessárias para instalação da União Européia em 1992. Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 5

Importância do mercado da União Européia......... Um mercado de 450 milhões de consumidores; 27 Países Membros e uma área EURO de 16 países; PIB de quase 15 Trilhões (30% do total mundial) inclui 5 das economias mais fortes; 15% do total das exportações mundiais; tem 51 das 100 mais importantes multinacionais; Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 6

Poder aquisitivo da União Européia......... CLASSIFICAÇÃO DOS PAÍSES DE ACORDO COM O PODER AQUISITIVO 1) Alto poder aquisitivo (+25.500€) Luxemburgo, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Suécia, Áustria, Dinamarca, Irlanda, Finlândia. 2) Médio poder aquisitivo (18.200 – 25.500€): Itália, Espanha, Grécia, Eslovênia, Rep Tcheca, Chipre e Malta 3) Baixo poder aquisitivo ( 9.500 - 18.200€): Portugal, Polônia, Hungria, Eslováquia, Romênia, Bulgária, Letônia, Estônia, e Lituânia (Fonte: Eurostat www.ec.europa.eu/eurostat em 21/04/ 2007) Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 7

MERCADO DA UNIÃO EUROPÉIA Importância da União Européia para o comércio exterior brasileiro Minha apresentação: Formação básica Eng. Mecânica; Alguns artigos publicados; Consultor em Inovação e Criatividade; Estou a fazer o MBA na EGP; Passatempo actual TT; Vossas expectativas... Quem teve alguma cadeira ou formação posterior relacionada com Creatividade? Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 8

PRINCIPAIS MERCADOS DE DESTINO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (VALOR EXPORTADO EM US$ MILHÕES) Valor total de exportação das micro, pequenas e médias empresas: US$ 10554,1 Fonte: site do MDIC – Exportações brasileiras por porte de empresa - 2008

Exportações das MICROEMPRESAS para Países da União Européia PAÍS DESTINO 2008 (Jan-Dez) Nº de Empresas FOB (US$) Qtd. Part % Valor TOTAL GERAL 1.715 100 60.392.021 ITÁLIA 354 20,6 10.005.017 16,6 ESPANHA 366 21,3 9.740.568 16,1 ALEMANHA 320 18,7 8.209.536 13,6 PAISES BAIXOS (HOLANDA) 168 9,8 6.087.085 10,1 PORTUGAL 359 20,9 6.038.822 10,0 FRANÇA 277 16,2 5.495.428 9,1 BÉLGICA 118 6,9 5.268.195 8,7 REINO UNIDO 252 14,7 4.723.850 7,8 IRLANDA 24 1,4 626.650 1,0 DINAMARCA 36 2,1 612.310 GRÉCIA 48 2,8 573.640 0,9 ROMÊNIA 10 0,6 558.563

Exportações das PEQUENAS EMPRESAS para Países da União Européia PAÍS DESTINO 2008 (Jan-Dez) Nº de Empresas FOB (US$) Valor Part % TOTAL GERAL 2.218 100 485.438.120 ITÁLIA 543 24,5 73.004.949 15,0 ALEMANHA 585 26,4 72.671.381 PAÍSES BAIXOS (HOLANDA) 361 16,3 68.698.297 14,2 ESPANHA 563 25,4 56.542.310 11,6 REINO UNIDO 443 20,0 54.876.766 11,3 FRANÇA 471 21,2 50.735.026 10,5 PORTUGAL 534 24,1 42.119.476 8,7 BÉLGICA 263 11,9 35.489.504 7,3 POLÔNIA 96 4,3 3.996.569 0,8 DINAMARCA 80 3,6 3.639.948 0,7 GRÉCIA 110 5,0 3.135.284 0,6 SUÉCIA 88 4,0 3.090.402

Exportações das MÉDIAS EMPRESAS para Países da União Européia PAÍS DESTINO 2008 (Jan-Dez) Nº de Empresas FOB (US$) Qtd. Part % Valor TOTAL GERAL 2.365 100 2.196.201.567 PAÍSES BAIXOS (HOLANDA) 510 21,6 409.436.249 18,6 ALEMANHA 771 32,6 338.186.229 15,4 ITALIA 702 29,7 282.473.709 12,9 FRANÇA 595 25,2 266.182.722 12,1 REINO UNIDO 607 25,7 238.312.209 10,9 ESPANHA 730 30,9 212.834.312 9,7 BELGICA 361 15,3 163.853.494 7,5 PORTUGAL 530 22,4 103.251.140 4,7 SUÉCIA 126 5,3 30.945.397 1,4 IRLANDA 96 4,1 24.015.521 1,1 DINAMARCA 149 6,3 21.173.489 1,0 POLÔNIA 186 7,9 18.223.731 0,8

Para facilitar a inserção internacional das PMEs o governo brasileiro, por intermédio do MDIC e a União Européia estabeleceram um acordo de cooperação técnica, que é administrado pela ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) Acordo de Cooperação Brasil / União Européia MDIC/SECEX Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 16

Quais as atividades previstas no Acordo de Cooperação para acessar o Mercado Europeu? 1) Elaborar um CD-ROM: Aprendendo a Exportar para a UE; (aguarda conversão para formato multimidia) 2) Ministrar 27 treinamentos para Agentes de Comércio Exterior; (faltam apenas 4 treinamentos) 3) Ministrar 40 treinamentos para EPP; (faltam 23 treinamentos) 4) Oferecer 20 palestras temáticas em oficinas e painéis; (atendido) Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

O que as empresas brasileiras exportam para a União Européia? PMEs Madeiras, frutas, café, pedras ornamentais, móveis,pescados, pedras preciosas, máquinas e equipamentos... PMES Soja, cereais, plásticos, químicos orgânicos, produtos hortícolas..... MÉDIAS Soja, minérios, combustíveis, carnes, siderúrgicos, café, celulose, veículos automotivos e partes. GRANDES Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 18

O que as empresas Pernambucanas exportam para a União Européia? 2009 Us$ milhares 1) 08061000 - UVAS FRESCAS – 46.962,71 2) 08045020 - MANGAS FRESCAS OU SECAS – 20.752,84 3) 17011100 - ACUCAR DE CANA,EM BRUTO – 18.108,50 4) 39219011 - CHAPAS,ETC.DE RESINA MELAMINA-FORMALDEIDO,ESTRATIFICADS – 9.364,23 5) 20098000 - SUCOS DE OUTRAS FRUTAS,PRODS.HORTICOLAS,NAO FERMENTADOS – 9.141,79 6) 22071000 - ALCOOL ETILICO N/DESNATURADO C/VOL.TEOR ALCOOLICO>=80% - 8.039,53 7) 39076000 - TEREFTALATO DE POLIETILENO EM FORMA PRIMARIA – 7.916,45 8) 85071000 - ACUMULADORES ELETR.DE CHUMBO,P/ARRANQUE DE MOTOR PISTAO – 3.157,90 9) 07149000 - OUTS.RAIZES,TUBERCULOS,FRESCOS,ETC.E MEDULA DE SAGUEIRO – 1.380,00 10) 17019900 - OUTS.ACUCARES DE CANA,BETERRABA,SACAROSE QUIM.PURA,SOL. – 1.326,73 11) 90282010 - CONTADORES DE LIQUIDOS,PESO<=50KG – 1.224,86 12) 22084000 - CACHACA E CANINHA (RUM E TAFIA) – 1.083,31 Minha apresentação: Formação básica Eng. Mecânica; Alguns artigos publicados; Consultor em Inovação e Criatividade; Estou a fazer o MBA na EGP; Passatempo actual TT; Vossas expectativas... Quem teve alguma cadeira ou formação posterior relacionada com Creatividade? Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 19

Marítimo - quase a totalidade Aéreo - mangas frescas 6,38% do total MEIO DE TRANSPORTES UTILIZADO Marítimo - quase a totalidade Aéreo - mangas frescas 6,38% do total

Mercados com maior potencial de crescimento na Europa Produtos naturais, Orgânicos e Biológicos Alemanha, França, Itália, Holanda e Países Nórdicos. Químicos e Farmacêuticos Itália, Reino Unido, Alemanha e Espanha AGRONEGÓCIO Polônia, Hungria, Rep. Tcheca, Romênia, Malta, Reino Unido e Países Nórdicos MÓVEIS E OUTROS EQUIPAMENTOS PARA CASA Polônia, Países Nórdicos, Rep. Tcheca, Hungria e Holanda MAQUINARIAS E PRODUTOS TECNOLÓGICOS Polônia, Hungria, Eslovênia e Países Bálticos

FATORES RELEVANTES PARA A COMPETITIVIDADE DAS PMEs NA UNIÃO EUROPÉIA Produto / Serviço pós-venda = 63% Qualidade = 62% Preço = 47% Localização = 23% Fonte: euroestat – pesquisa de 45.000 empresas Fatores para a EU considerar uma PME competitiva: Preço, Qualidade , Produto ou Serviço, Localização. Pesquisa realizada com 45 mil empresas da UE. Lembrando que o serviço pode ser representado pelo “pós-venda”. Atentar para a qualidade, design e diferenciação do produto. A quantidade é mais importante quando se vendo produto com pouca diferenciação.

DICAS PARA CONQUISTAR O MERCADO EUROPEU... Mercado exigente quanto à qualidade. Estão dispostos a pagar mais por isso; São muito pontuais e formais (sensíveis a abordagem); Cumprem fielmente os acordos contratuais; O importador precisa conhecer o produto. O exportador tem que conhecer a legislação da União Européia Minha apresentação: Formação básica Eng. Mecânica; Alguns artigos publicados; Consultor em Inovação e Criatividade; Estou a fazer o MBA na EGP; Passatempo actual TT; Vossas expectativas... Quem teve alguma cadeira ou formação posterior relacionada com Creatividade? Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 25

Cuidados no Embarque Propriedade da Mercadoria; Conhecimento de embarque – Clean on Board; Cuidados na embalagem; Previsão de chegada no porto do cliente; Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 26

“FATORES A CONSIDERAR NO PLANEJAMENTO PARA UE” Aspectos climáticos (estações diferentes do Brasil, temperaturas + baixas) Costumes e Procedimentos Faixa etária (influência no consumo) e o núcleo familiar (máx. 2 pessoas) Poder Aquisitivo dos países Qualidade, Design e Embalagem Comunicação com o mercado (imprensa. Eventos. Missão comercial,feiras) Preço médio dos concorrentes Marca do produto (registrar e renovar sua validade anual) Legislação Aduaneira, normas técnicas e defesa do consumidor Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

SGP da União Européia - Redução Tarifária Relação de produtos http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1230319583.pdf Importante a emissão do GSP FORM A requer a apresentação de conhecimento de embarque em ate 10 dias da data de sua emissão

Produtos Não Sensíveis (NS) Alíquota 0% Preferência de 100% Produto Originado no Brasil Transporte direto ou com transbordo Apresentação do FormA (procurar o BB) http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1230319604.pdf ( circular SECEX92 de 22/12/2008 Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

Produtos Sensíveis (S) Redução de 3.5 pontos percentuais na alíquota ad-valorem concedida a NMF Exemplo: alíquota de NMF 6,5% Tarifa preferencial 6,5 – 3,5 = 3% Caso exista tarifa específica a mesma será reduzida em 30% Exemplo: Tarifa NFM 100 euros/ton, Tarifa preferencial 100 -30% 100 =70euros/ton Caso exista em valor mínimo de imposto previsto, o mesmo não será aplicável Produtos têxteis tem tratamento diferente Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

FERRAMENTA DE PESQUISA DE MERCADO PARA A UNIÃO EUROPÉIA EXPORT HELP DESK (http://exporthelp.europa.eu/index_pt.html) Sitio com a finalidade de fornecer às PME de outros países uma Plataforma Informativa (com base no SH) para facilitar o desenvolvimento das relações comerciais com os Países da União Européia. É gratuito! Minha apresentação: Formação básica Eng. Mecânica; Alguns artigos publicados; Consultor em Inovação e Criatividade; Estou a fazer o MBA na EGP; Passatempo actual TT; Vossas expectativas... Quem teve alguma cadeira ou formação posterior relacionada com Creatividade? Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 31

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Objetivos do EU Export Help Desk - Ampliar a gama dos produtos oferecidos; - Incrementar a quantidade e a origem das empresas fornecedoras dos mercados europeus; - Qualificar e informar as empresas fornecedoras; - Fornecer maiores garantias ao consumidor europeu sobre a origem e a conformidade dos produtos importados de outros países (externos à UE). Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

Minha apresentação: Formação básica Eng. Mecânica; Alguns artigos publicados; Consultor em Inovação e Criatividade; Estou a fazer o MBA na EGP; Passatempo actual TT; Vossas expectativas... Quem teve alguma cadeira ou formação posterior relacionada com Creatividade? 34

Componentes do UE Export Help Desk Requisitos e Impostos A seção permite aos usuários terem acesso a informações pormenorizadas sobre os requisitos de importação da UE e dos Estados Membros bem como sobre os impostos internos aplicaveis aos diferentes produtos (conhecendo o código aduaneiro) 2) Direitos Aduaneiros A seção permite aos usuários terem acesso a informações pormenorizadas sobre os direitos de importação e outras medidas aplicaveis a uma determinada mercadoria (conhecendo o código aduaneiro) Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

Componentes do UE Export Help Desk 3) Documentação Aduaneira A seção fornece informações sobre os documentos que os exportadores devem apresentar para se beneficiar de um direito preferencial ao abrigo dos diferentes acordos comerciais aplicaveis aos paises em desenvolvimento 4) Regras de Origem Esta seção fornece informações sobre as condições necessárias para que as mercadorias possam se beneficiar de um tratamento pautal vantajoso ao abrigo dos sistemas SPG. Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

Componentes do UE Export Help Desk 5) Estatísticas de Comércio Esta seção contém Estatísticas de comércio pormenorizadas sobre as importações e as exportações dos 27 Estados Membros da UE no seu conjunto e individualmente bem como sobre o comércio intracomunitario (UE). Trata-se de um instrumento muito útil para explorar potenciais de mercados em função do Código do Produto(SH). Os dados são referentes a Importação e Exportação em valor e em volume, e permitem o cálculo do preço por valor unitário Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

Fornece informações sobre os requisitos da UE e Estados membros relativos a importações e impostos internos O SGP da UE concede o acesso com isenção do pagamento de direitos ou uma redução dos direitos aduaneiros Fornece informações relativas à UE Define as condições que as mercadorias devem preencher para se beneficiarem do SGP

AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO COMUNS AOS PAISES (PMES) Representações no Exterior; Financiamento a Pesquisa e Desenvolvimento (Inovação) Capacitação e assessoria técnica ; Projetos de desenvolvimento de "Clusters / Distritos Industriais" regionais e Grupos de empresas; Busca de sites que possam auxiliar nos negócios internacionais; Participação de missões comerciais, feiras internacionais; Promoção de feiras internacionais; Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

Investir em sua marca original permite: A MARCA e LOGOTIPO (REGISTRO PARA PMES) Investir em sua marca original permite: Conservar ou conquistar parcelas de mercado; Criar um relacionamento íntimo entre o consumidor final e seu produto ou serviço; Criar relação de confiança com seu cliente final através do comprometimento da reputação da empresa, oferecendo uma qualidade que se mantém sempre constante; Marca é indispensável para o trabalho em cooperativas. Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR

Importância do mercado da União Européia......... Um mercado de 450 milhões de consumidores; 27 Países Membros e uma área EURO de 16 países; PIB de quase 15 Trilhões (30% do total mundial) inclui 5 das economias mais fortes; 15% do total das exportações mundiais; tem 51 das 100 mais importantes multinacionais; Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR 47

OBRIGADO miguel.albuquerque@mdic.gov.br Projeto Apoio à inserção Internacional das PMEs Brasileiras-PAIIPME Europeaid/120707/C/SER/BR