Estrutura das tarifas de venda a clientes finais (SEP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Advertisements

CONCEITOS DE ELETRICIDADE
Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
SECTOR ELÉCTRICO PORTUGUÊS A importância da separação de actividades reguladas na construção do mercado José Afonso, ERSE Rio de Janeiro, 25 de Maio.
Contagem de energia eléctrica
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Distribuição de Energia Elétrica
Distribuição de Energia Elétrica
Treinamento do SINERCOM
Energia elétrica: Encargos e Tributos
CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
PEA 2597 – Uso Racional de Energia Elétrica 2010
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Audiência Pública n°. 017/2003 Revisão da Resolução n°. 505/2001
Energy Management Software CgreenEMS
Sistema eléctrico nacional
Caracterização de consumos
Oportunidades de Racionalização de Consumos Parte I
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Adilson CASELLI de Moraes
O problema da previsão de consumos Cláudio Monteiro
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
1 Carteira de depósitos bancários Criação e gestão Nos termos do Regulamento Administrativo n.° 15/2006, cabem ao Fundo de Pensões a criação e gestão.
03. Energia, Transferência de energia e análise geral da energia
Sistema Tarifário.
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Energy Management and Policy Miguel Águas –2002 M.Sc. Program Engineering Policy and Management of Technology TARIFÁRIO ELÉCTRICO Miguel P. N. Águas Instituto.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Facturação de Energia Reactiva PdE Carrapatelo Avaliação e aplicação do Despacho nº 7253/2010 e do RRD.
Produção Distribuída nas Redes de Distribuição
DSM e Telecontagem Cláudio Monteiro
Princípios de regulação económica aplicados ao sector eléctrico
Regulamento das Relações Comerciais 2001 ge-see. Grandezas a medir para aplicação das tarifas Potência contratada Potência em horas de ponta Energia activa.
Características das estruturas do mercado da EE
Regulamento Tarifário
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de transporte de energia eléctrica Gestão de Energia em S.E.E.
Qualidade de Energia Regulamentação e Normalização
Funções do distribuidor vinculado
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - Gestão de Congestionamentos nas Interligações em Mercados de Energia Eléctrica Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa.
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Natureza Legal, Regulatória e Tributária
Utilização eficiente de Grupos Geradores na Indústria
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Exercícios 2 SIEER - Sistemas de Energia e Energias Renováveis
DESCONTOS SOCIAIS DE ENERGIA
- 1 - Sessão #15 | 28 Julho 2010 :: :: :: Sessão #15 :: Análise e simulação do mecanismo de market splitting. Estudo de caso: MIBEL Jorge de Sousa Professor.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
Comissão Metroferroviária 10ª Reunião do Grupo de Trabalho de Energia Coordenadora: Marcia Baptista (MetrôRio) Abril/2013.
TEMOS TODO GÁS.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
1 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012.
Eduardo Sampaio SMART GRID Piloto do IBAMETRO no âmbito do Governo do Estado da Bahia 29 de novembro de 2012.
ENERGIA USO RACIONAL GRANDES INSTALAÇÕES AR CONDICIONADO DE CONFORTO.
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações Gestão de Energia em S.E.E.
Contratos de Fornecimento de Energia
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
- 1 - Sessão #7 | 26 Maio 2010 :: :: :: Sessão #7 :: Modelação e integração de fontes de produção não despacháveis no sistema electroprodutor com aplicação.
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Medições de Energia Reativa Indutiva e Energia Reativa Capacitiva
Tarifas de Energia Elétrica Michel Angelonº Rodrigo Sátironº Rodrigo Balaninº GTDE 2009.
Utilização de Energia Fotovoltaica para a Eficiência Energética de uma moradia Filipe Fernandes dos Santos 17 de Fevereiro de 2011 Dissertação do MIEEC.
GESEL/UFRJ WORKSHOP ASSIMETRIA TARIFÁRIA NA DISTRIBUIÇÃO Rio, 10 de dezembro de 2008.
Mercado Eléctrico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano 2010/2011.
ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE ENERGIA
Slide 1 / 19 31/5/2016 PEA2200 Aula 2: Suprimento de Energia PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade Aula 3 – Usos finais de eletricidade.
Ampliação do Mercado Livre
SHaffner - - Distribuição de Energia Elétrica (DEE)‏ 1 Distribuição de Energia Elétrica Aula 11 Custos e Tarifas.
Transcrição da apresentação:

Estrutura das tarifas de venda a clientes finais (SEP) Humberto Jorge MEEC Gestão de Energia em Edifícios e na Indústria

Tarifas de venda a clientes finais Os preços proporcionam aos distribuidores vinculados os seguintes proveitos : Proveitos a recuperar aos fornecimentos de energia e potência, de uso global do sistema e de uso da rede de transporte Proveitos permitidos nas actividades de Uso da Rede de Distribuição, de Comercialização de Redes e Comercialização no SEP

Tarifas de venda a clientes finais Estas tarifas resultam da adição das tarifas: Energia e potência Uso Global do Sistema Uso da Rede de Transporte Uso da Rede de Distribuição De comercialização de Redes De Comercialização no SEP

Decomposição do preço médio de venda a clientes finais em 2001 e 2002 valores nominais

Decomposição do preço médio de venda a clientes finais em 2001 e 2002 valores reais (const. 2001)

Estrutura geral das tarifas VCF Os preços podem ser diferenciados por: Nível de tensão Utilização da potência Período tarifário

Níveis de Tensão BT - Baixa tensão BTN - Baixa tensão com potência contratada inferior ou igual a 41,4 kW BTE - Baixa tensão com potência contratada superior a 41,4 kW MT - Média tensão (superior a 1 kV e inferior a 45 kV) AT - Alta tensão (superior a 45 kV e inferior a 110 kV) MAT - Muita alta tensão (superior a 110 kV)

Utilização da Potência Curtas Utilizações Médias Utilizações Longas Utilizações

Períodos Tarifários Períodos trimestrais Período I … de 1 de Janeiro a 31 de Março Período II … de 1 de Abril a 30 de Junho Período III … de 1 de Julho a 30 de Setembro Período IV … de 1 de Outubro a 31 de Dezembro

Períodos Tarifários Períodos horários Horas fora de vazio Horas de ponta Horas cheias Horas de vazio Horas de Vazio normal Horas de super vazio Dois ciclos Ciclo semanal Ciclo diário

Estrutura geral das tarifas VCF Preços de contratação, leitura, facturação e cobrança Preços de potência contratada Preços de potência em horas de ponta Preços de energia activa Preços de energia reactiva

Potência contratada O valor da potência contratada é actualizado para a máxima potência activa média, registada em intervalo ininterrupto de 15 minutos, durante os 12 meses anteriores, incluindo o mês a que a factura respeita. Potência contratada em kW tem de ser maior ou igual a 50% da potência instalada medida em kVA

Potência em horas de ponta Potência activa média calculada de acordo com a seguinte fórmula: Pp = Ep/Hp Ep - Energia activa fornecida em horas de ponta Hp - número de horas de ponta .

Redução nos custos de PHP Por cada kWh deslocado para foras das horas de ponta corresponde a uma redução de: (1/120)* 7,770 = 0,0648 Euros(*) (*) Considerando a opção tarifária MT, MU, ciclo diário (2004)

Estrutura geral das opções tarifárias de BTN (PC < 41,4 kVA) Preços de potência contratada e de contratação, leitura, facturação e cobrança (termo fixo em Euros por mês) Preços de energia activa (em Euros por kWh)

Estrutura geral das opções tarifárias de MAT, AT, MT e BTE Preços de contratação, leitura, facturação e cobrança (termo fixo em Euros por mês) Preços de potência contratada (em Euros por kW por mês) Preços de potência em horas de ponta (em Euros por kW por mês) Preços de energia activa (em Euros por kWh) Preços de energia reactiva (em Euros por kvarh)

Tarifário e condicionamento da procura Objectivos principais ponto de vista da operadora: Reduzir ponta do diagrama Melhor factor de carga Reduzir custos dos sistemas Melhorar a fiabilidade do sistema ponto de vista do consumidor Reduzir encargos com a compra de EE

Factores penalizados pelas tarifas Consumo de energia activa Potência máxima pedida à rede Potência em horas de ponta “Consumo” de energia reactiva

Estímulos fornecidos pelo tarifário Redução de consumos Desvio de consumos Controlo de ponta Controlo dos consumo em horas de ponta Compensação do Factor de Potência

Facturação de Energia Reactiva “Consumo” de energia reactiva fora das de vazio que exceda 40% do consumo de energia activa do mesmo período (Cos  > 0.93) (RC - 0.4(WC+WP)) * Taxa react. ind. Emissão de energia reactiva nos períodos de Vazio RV * Taxa reactit. Cap.

Alguns factores a analisar utilização da potência contratada compensação do factor de potência factor de carga do DC da instalação possibilidade de controlo dos consumo em horas de ponta redução dos consumos de energia activa (processos mais eficientes em termos energéticos; utilização do combustível mais eficiente; …) repartição dos consumos de energia nos diferentes períodos tarifários (por exemplo horas de ponta são só 4h = 16, 67% do dia)

Diagrama de Carga / Indicadores Wtotal= 1h*10kW + 4h*5kW + … + 2h*15kw= 1130kWh Pmédia = Wtotal / 24 horas = 47,08 kW Factor de carga= Pmédia / Pmáxima = 0,47 Utilização da potência máxima= Wtotal / Pmáx = 11,3 h

Facturação anual

Tarifa Bi-Horária

Consumo que anula a sobretaxa de potência Sendo: EV - Consumo de vazio a’ - Sobretaxa de potência bC - Taxa de energia em horas for a do vazio bV - Taxa de energia em horas de vazio