Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCaíque Pena Alterado mais de 9 anos atrás
1
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
2
Situação tendencial todos os pequenos consumidores com possibilidade de escolha de fornecedor fornecedor: –função de comercialização independente agregado a um distribuidor
3
Configuração básica das relações de fornecimento Competição na produção Sistema de transporte (monopólio) Distribuidor local (monopólio) Distribuidor local (monopólio) Distribuidor local (monopólio) mercado competitivo no “retalho”
4
Papel das distribuidoras reguladas regime de monopólio apenas gestão dos sistemas de distribuição –gestão técnica e da qualidade de serviço –manutenção –facturação (energia e potência, uso das redes) geralmente sem funções de comercialização
5
Papel dos agentes de comercialização “agregação” de consumidores agentes de ofertas (normalmente de compra) vantagem (aparente?) dos privados sobre os cooperativos
6
Agregação
7
Perspectivas de negócio em competição, margens de lucro muito baixas oportunidades residem nos serviços proporcionados (principal ênfase das actividades de promoção)
8
Serviços de energia Pacote integrado de formas de energia (electricidade, gás, energia solar,...) => =>uma única factura Serviço flexível (p. ex. atendimento sobre problemas de funcionamento com horários variáveis conforme a necessidade e a exigência do consumidor)
9
Serviços de energia Venda directa de usos finais –exª: AVAC, AQS, etc (indep da forma de energia) instalação do equipamento, manutenção, facturação Monitorização da qualidade –equipamento de recolha de dados com capacidade de comunicação falhas de abastecimento qualidade da onda cavas de tensão, etc.
10
Serviços de energia alimentação de reserva (UPS ou outra) controlo da qualidade de serviço com requisitos especiais (tolerância de tensão, harmónicos,...) automatização e controlo (para aumento da comodidade, redução da factura) segurança
11
Serviços de energia auditorias energéticas isolamento térmico (canalizações, envolvente de edifício) substituição de equipamento (eficiência) comercialização de equipamento de uso final
12
Promoção tal como as operadoras de telecomunicações... distinções ténues ? diferenças realçadas pelo marketing... ou pelas especificidades –especializações (qualidade, preço, etc.) oferta de planos (ou pacotes) integrados para tipos de consumidores específicos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.