Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios no ensino universitário em Portugal
Advertisements

SITE ANALISADO.
O discurso na sala de aula de Matemática
O Curso de Física II Negociando um plano de trabalho!!! Prof. Sérgio F. Lima –
Núcleo Regional de Aveiro
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Vida e Obra de Pitágoras
Escola e Família: quais são suas competências?
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
“BLOGS PARA EDUCAR” Uso dos blogues numa pedagogia construtivista
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
PROFISSÕES PÚBLICO ALVO: 8ª SÉRIE A INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
Aplicando novas ferramentas
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Os presidentes do meu Brasil
AS COISAS QUE APRENDI NA VIDA.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
MOVIMENTOS CULTURAIS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Uso Pedagógico do Blog
O solo e as rochas.
Exploração de Recursos Virtuais Teresa Silva Teresa Faria Madalena Santos
Comunicação e colaboração à distância: - que relação com a aprendizagem? - que novos papéis para a escola? Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência.
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
Literacia da Informação João Filipe Matos Madalena Santos Centro de Competência CRIE - FCUL (Novembro 2005)
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
1 Blogs: da Construção à Exploração Educativa Centro de Competência CRIE FCUL Madalena Pinto dos Santos João Filipe Matos 10 Março.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Trabalho Projecto e TIC Grupo de Trabalho da Esc. Sec. António Arroio 22 Março Centro de Competência CRIE - FCUL Questões colocadas na Plataforma.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
EDUCADORA DULCE CORREIA Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva.
Metodologia de projetos de aprendizagem
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Alessandra Rodrigues Oliveira Professora:
EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o.
Meios de Transporte.
Uso de telemóveis na sala de aula
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Aspectos físicos de Portugal
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
“Eu faço como diz o FALCO” A PSP veio à nossa sala… Agrupamento Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica de Lopas 2ºDL, prof. Sandra Santos.
Transcrição da apresentação:

Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência CRIE - FCUL

O que são Blogues? O que são? e bitácoras (castelhano)

O que são Blogues? O que são?

funções Diversidade de usos ou funções Síntese de notícias desenhados para informar em tópicos da área de interesse ou de saber do(s) autor(es) Uma coluna de jornal para emitir opiniões ou comentários Um forum de projectos em curso, de esforços artísticos ou de construção de comunidades Com diversas autorias (grupos ou indivíduos)

expressãoexposição Espaço de expressão, por isso, de exposição fazemos pensamos Somos o que fazemos, como o fazemos, como damos conta do que fazemos e pensamos … educação A educação é um campo de quê??? Quem diz?…

partilhaaprendizagem Espaço de partilha, por isso, de aprendizagem Em particular, este boa-lio.html Explicitar Explicitar necessidades e receber ajuda O que é isto??? Experimentar disponibilizar Experimentar e disponibilizar o que fazemos, descobrimos, sabemos…

intenções educação Espaço de intenções mais ou menos explícitas, por isso, de educação intenção - A intenção - De quem? Para quê? partilhada – Que procura ser partilhada – Com quem? Para quem?

01_sala16_archive.html construção colectiva saberes e de pessoas Espaço de construção colectiva… de saberes e de pessoas necessidades dos alunos A que necessidades dos alunos responde Abertura Abertura ao que não se sabe o que virá a ser, que só é o que nós fizermos por ser

participante Espaço para se ser participante mais do que aluno dos alunos E a surpresa pode vir de onde menos se espera dos alunos que participam

émais do que só fazer Começar a fazer… é mais do que só fazer… pensar Questões para pensar E discute-se sobre isto em conferências?

o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? Vale a pena fazer? Vale a pena dar acesso? Quais as minhas intenções? O que quero que eles aprendam? O que quero eu aprender? Mãos à obra! E divirtam-se…