Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Inversor Trifásicos com Três Pernas
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Projecto Humanóide Universidade de Aveiro
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática.
Disciplina de Projecto 2003/2004 ROBOTABLE Estudos Funcionais de uma Plataforma para um Sistema Robótico Humanóide Autores: Luís Rêgo Renato Barbosa Orientadores:
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Departamento de Engenharia Mecânica Orientador: Prof. Dr. Vítor Santos
Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro
Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
Laboratório de Máquinas Inteligentes – LMI/ITA
Provas de Concursos Anteriores
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
1 APLICAÇÃO DA VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA À OCEANOGRAFIA Representação da agitação marítima no porto de Leixões Disciplina de Visualização Científica Mestrado.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Desenvolvimento de uma garra robótica para operações de bin-picking
DINÂMICA DE ESTRUTURAS E AEROELASTICIDADE Prof. Airton Nabarrete
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
1 Celulose.
Festo Didactic - BR H510 Automação Hidráulica.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - ESTÁTICA Análise Estrutural Cap. 6 Exercícios.
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
Fundamentos de Dinâmica Veicular
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Engenharia Civil e Ambiente ANÁLISE ESTRUTURAL, 5 de Dezembro / 33 ANÁLISE ESTRUTURAL ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Desenvolvimento do tronco e membros de uma plataforma humanóide
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Pedro Maia, Rui Ferreira, Vítor Santos, Filipe Silva
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Centro de Gravidade e Centróide Cap. 9
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Equilíbrio de uma Partícula Cap. 3
Técnicas de Modelagem para Aplicações em Computação Gráfica
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CHECK-LIST NR 17.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Tema do Trabalho de Licenciatura:
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro 2008/2009 Bom dia… Meu nome é Rémi Sabino e venho aqui fazer uma apresentação da minha dissertação intitulada Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide. Candidato: Rémi Sobreira Sabino remi@ua.pt Orientador: Vítor M. Ferreira dos Santos vitor@ua.pt Co-orientador: Rui A. da Silva Moreira rmoreira@ua.pt 1

Proposta 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Proponho que esta apresentação seja dividida em 5partes, correspondentes aos 5capitulos da minha dissertação: Irei começar com uma pequena introdução na qual irei fazer referencia aos vários tipos de robôs humanóides e falar sobre a biomecânica De seguida irei mostrar, de forma sequencial, o desenvolvimento da estrutura e as suas potencialidades No capitulo 3 vou mostrar como foi implementada a actuação passiva No capitulo seguinte irei mostrar como se pode dimensionar os actuadores passivos e demonstrar a vantagem da sua colocação na estrutura Por último vou apresentar os resultados obtidos e as conclusões que deles se pode retirar, e perante o trabalho realizado irei fazer algumas propostas de trabalho de forma a levar a cabo a construção e actuação desta estrutura Proposta Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

1- Introdução Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras 1- Introdução Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro 2008/2009 Objectivos – Desenvolver uma estrutura de um robô humanóide que possui actuadores activos e passivos com o objectivo de esta ser energeticamente mais económica, eficiente. Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

INTRODUÇÃO Objectivos Desenvolver a estrutura de um robô humanóide Antropomórfica Escala Reduzida Ágil / Flexível Implementação de actuação passiva para auxílio dos motores Minimizar binários máximos necessários Os objectivos deste trabalhos são essencialmente 2 desenvolver a estrutura de um robo humanoide escala reduzida – aproximação a uma estrutura a uma escala 1:1 (aproximação valida uma vez que a problemática relativa a actuação do robô é muito semelhante) agil e flexivel – muitos graus de liberdade e amplitude de movimentos grandes (Maior numero de graus de liberdade e grande amplitude de movimentos de modo a poder reproduzir o máximo de movimento possíveis) antropomorfia – (Manter um relação entre as dimensões do robô e as do ser humano) implementação de actuação passiva para auxilio dos motores atenuar picos de binário para – possibilita a utilização de motores de menor capacidade e/ou permite aumentar o tempo de resposta dos mesmos devido a diminuição da carga solicitada 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras INTRODUÇÃO Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09 4

INTRODUÇÃO Estado da arte Estrutura com motor Estrutura sem motor 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras INTRODUÇÃO Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Graus de Liberdade (GDL's) Projecto humanóide do DEMUA 22 GDL's Graus de Liberdade (GDL's) Articulação Número GDL's Pé Tornozelos 2 (x2) Joelhos 1 (x2) Ancas 3 (x2) Tronco 2 Ombros Cotovelos Pulsos 0 (x2) Pescoço TOTAL 22 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras INTRODUÇÃO Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

INTRODUÇÃO Evolução das estruturas humanóides Robôs activos Robôs passivos Robôs passivos actuados Robôs activos com exploração de dinâmica natural Robôs passivos controlados Robôs optimizados 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras INTRODUÇÃO Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

INTRODUÇÃO Biomecânica Biologia Mecânica Biomecânica Antropometria Número de GDL Amplitude dos movimentos A questão biomecânica também foi considerada tentando para isso dar a estrutura dimensões antropomórficas e a capacidade de realizar movimentos com amplitudes semelhantes a aquelas que o ser humano é capaz de fazer. Houve estes cuidados uma vez que se pretende imitar a estrutura humana nos seus movimentos, e para conseguir isso é necessário possuir características físicas semelhantes. 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras INTRODUÇÃO Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro 2008/2009 Introdução – Estudo da arte / Biomecânica Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Por onde começar?? Pé, tornozelo, joelho, anca, tronco, braços e cabeça Materiais?? Metais, fibras ou plásticos Capacidades?? Graus de liberdade e cursos das articulações equivalentes aos do ser humano Dimensões?? Antropometria do corpo humano Actuadores?? Motores/ passivos Dimensões e capacidades Espaços?? Motores e elementos passivos Electrónica e cablagem Mateiais -> Alumínio, aço, bronze / fibras de vidro ou carbono / Acrílico, policarbonato, ABS, polimeros 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Tipos de actuadores Motores Motores Convencionais; Servomotores; Motores Passo-a-passo; Motores Lineares; Actuadores Hidráulicos e Pneumáticos. Actuadores passivos Molas; Lâminas flexíveis; Elásticos. ACTUAÇÃO HÍBRIDA 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Motores Servomotores digitais Binários elevados; Alta precisão; Grande velocidade; Programáveis; Retornam valores de posição. Tensão – 7,4 V Corrente – até 5200 mA Binário – 30,0 kg.cm Velocidade – 0,14 s/60º Dimensões – 40x37x20 mm Peso – 70 g Transmissão por correia Correias dentadas e reforçadas; Fácil de implementar. Servos digitais potentes, programáveis (deadbandwitdh, velocity, ) digitais – resposta imediata, exactidão, binário elevado e constante Retorna informações de posição perante um impulso de 50usec (100 150 200) Para o dimensionamento destes motores foi realizado cálculos do binário em algumas juntas Binário máximo no tornozelo = 6Nm joelho = 4Nm anca = 4.5Nm 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Actuadores passivos Molas Helicoidais Volumosas Geometria cilíndrica rígida Lâminas Geometria rígida Espirais Difícil de incorporar na estrutura Elásticos Geometria muito ajustável Possibilidade de interferências Colocação de pontos de apoio menos exigente 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Desenhos do pé (1 GDL) 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Desenhos do tornozelo (2 GDL's) 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Desenhos da canela e do joelho (1 GDL) 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Desenhos da coxa (1 GDL) A quebra que se pode ver a meio da coxa deve-se a colocação de um dos três graus de liberdade da junta esférica da anca neste local. Optou-se por esta colocação devido a falta de espaço no cimo da perna, na pélvis, dando a estrutura este aspecto e um movimento menos vulgar não perdendo por isso as propriedades da junta da anca. 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Desenhos da anca (2x2 + 1 GDL’s) 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Desenhos do tronco (3 GDL's) 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Desenhos das pernas, anca e tronco Total de 15GDL’s 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Dimensões da estrutura 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Ciclo de marcha 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA MECÂNICA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

3- Implementação da actuação passiva 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras 3- Implementação da actuação passiva Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro 2008/2009 Introdução – Estudo da arte / Biomecânica Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

IMPLEMENTAÇÃO DA ACTUAÇÃO PASSIVA Vantagens na implementação de actuadores passivos Minimizar os binários máximos Melhor resposta dos actuadores activos Diminuição do consumo Aumento da eficiência de movimentos como a marcha Criação de um simulador em Simulink Demonstrar minimização do binário máximo Determinar o valor da constante de elasticidade para cada actuador passivo 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras IMPLEMENTAÇÃO DA ACTUAÇÃO PASSIVA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

IMPLEMENTAÇÃO DA ACTUAÇÃO PASSIVA Pontos de fixação 1- Tirar fotos do robô com os elásticos colocados no sítio; 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras IMPLEMENTAÇÃO DA ACTUAÇÃO PASSIVA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Resultado da implementação de elásticos nos joelhos 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras IMPLEMENTAÇÃO DA ACTUAÇÃO PASSIVA Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

4- Dimensionamento dos actuadores passivos 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras 4- Dimensionamento dos actuadores passivos Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro 2008/2009 Introdução – Estudo da arte / Biomecânica Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Dimensionamento dos actuadores passivos Criação de um simulador em Simulink® Demonstrar minimização do binário máximo Determinar o valor da constante de elasticidade para cada actuador passivo Determinar posicionamento mais adequado para cada actuador (em pontos da estrutura em que isso é possível) Criação de um simulador em Simulink® 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Dimensionamento dos actuadores passivos Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Dimensionamento dos actuadores passivos Diagrama de blocos para a simulação de uma perna Tornozelo Joelho Anca Corpos Juntas 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Dimensionamento dos actuadores passivos Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Dimensionamento dos actuadores passivos Movimentos simulado Amplitude das juntas: Tornozelo -> -20º Joelho -> 80º Anca -> -100º X Z Y X Z Y X Z Y X Z Y 0s 2,5s 5s 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Dimensionamento dos actuadores passivos Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Dimensionamento dos actuadores passivos Gráficos Obtidos Joelho Anca Tornozelo Tornozelo Joelho Anca 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Dimensionamento dos actuadores passivos Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro 2008/2009 Introdução – Estudo da arte / Biomecânica Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Resultados, conclusões e perspectivas futuras Estrutura Pequenas dimensões e relativamente leve (650mm / 5,5kg) Antropomorficamente correcta Grande numero de graus de liberdade (15+2GL) Grandes amplitudes de movimentos Construção e montagem cuidada com ausência de folgas prejudiciais ausência de atritos significativos nas juntas Relações de transmissão ajustável Tensores de correia ajustáveis Pé com sensores de força e com sola flexível em silicone 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Resultados, conclusões e perspectivas futuras Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Simulação e actuação passiva Existência de vários pontos de apoio para os actuadores passivos em todas as juntas Tensor de elementos passivos em algumas juntas Determinação de valores da constante de elasticidade adequada Determinação da redução do binário a aplicar em cada junta para um dado movimento 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Resultados, conclusões e perspectivas futuras Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Resultados, conclusões e perspectivas futuras Trabalhos Futuros Teste da estrutura Conclusão do projecto, construção e montagem da estrutura Criação e instalação da electrónica de controlo Criação algoritmo de controlo 1- Introdução 2- Desenvolvimento da estrutura mecânica 3- Implementação da actuação passiva 4- Dimensionamento dos actuadores passivos 5- Resultados, conclusões e perspectivas futuras Resultados, conclusões e perspectivas futuras Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide – Rémi Sabino 18/12/09

Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide FIM OBRIGADO Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro 2008/2009 Aqui falta o logótipo do DEMUA Candidato: Rémi Sobreira Sabino remi@ua.pt Orientador: Vítor M. Ferreira dos Santos vitor@ua.pt Co-orientador: Rui A. Da Silva Moreira rmoreira@ua.pt