Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

HISTÓRICO A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje, seu principal usuário. Seu início remonta ao final.
Análise Contábil Processo de Tomada de Decisão
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
INTRODUÇÃO - CAPITAL DE GIRO
Conceitos Introdutórios Prof. Msc. Henrique Frazão
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
PROF. MARCOS VINICIUS FITTIPALDI
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Aula 03.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
INDICADORES DE LIQUIDEZ
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 06.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Legislação Societária
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Aula 12.
Aula 04.
SITUAÇÃO FINANCEIRA Não basta que uma empresa possua uma sólida posição patrimonial. É necessário que ela conte com recursos financeiros, para saldar seus.
Demonstrações Contábeis
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ANÁLISE DE BALANÇO CONCEITO
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
GESTÃO FINANCEIRA 1 CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO COMPRA VENDARECEBIMENTO CICLO OPERACIONAL PAGAMENTO CLIENTES ESTOQUES FORNECEDORES CICLO FINANCEIRO.
Análise Horizontal e Vertical
CONTADORES: MAURO.
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Contabilidd.Gerencial – Cap. 3 - Prof.Mônica 1 Termos usados na Análise de Balanços Ativo = Aplicação de recursos Passivo e PL = Origem de recursos ou.
Contabilidd.Gerencial. – Cap. 3 - Prof.Mônica 1
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
TEORIA DA CONTABILIDADE
Noções de Análise de Demonstrações Objetivo: A análise de balanços visa estudar, por exemplo, a capacidade, desempenho e sobrevivênicia das empresas.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ANÁLISE FINANCEIRA Procedimentos de Análise Financeira Econômica e Patrimonial Professora :Suzana Habitzreuter Muller Alunas: Bianca Falcão Cardoso Camile.
CURSO: DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO
Capítulo 6 – Análise das Demonstrações Financeiras
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise das Demonstrações Contábeis
Análise das Demonstrações Contábeis
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Contabilidade Gerencial - Capítulo 1 – Prof.Mônica 1 Contabilidade Gerencial.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Decisão de Investimento
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Demonstrações financeiras
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
AD.F.II PROF.DR.RENATO VAZ Análise De Demonstrações Contábeis.
ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
MBA Cons. Fiscal e Tributária Disciplina: Análise Tributária e Fiscal das Demonstrações Contábeis. Facilitadora: Profa. Dra. Célia Oliveira de J. Sacramento.
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Transcrição da apresentação:

Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo “O sistema contábil de informações é orientado por um conjunto de regras de controle de entrada, processamento, avaliação e saída de dados.”

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 1. Objetivos da análise de Balanços “ A análise de balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para tomada de decisão.” A análise de balanço começa onde termina a Contabilidade. Qual a preocupação básica do contador? Qual a preocupação básica do analista de balanços?

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 2. Linguagem Descomplicada Escritos em linguagem corrente; Recomenda-se uso de gráficos para simplificar as conclusões mais complexas; Demonstrações financeiras “carregadas” de termos técnicos ( dados x informações ). “O índice de endividamento é de 220%; isto significa que para cada $100 de capital próprio existem $220 de terceiros. Esse índice mostra em crescimento de 10% em relação ao ano anterior que, por sua vez, já crescera 18%. Os recursos de terceiros são predominantemente de curto prazo (85%). Já os índices de liquidez encontrados foram respectivamente: liquidez geral - 1,25; liquidez corrente - 1,40; e liquidez seca - 1,01, o que mostra que a empresa tem mais cruzeiros realizáveis do que dívidas de curto prazo.”

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 2.1 O que incluir no relatório “ O grau de endividamento da empresa encontra-se em nível razoável ao ramo de atividade; entretanto, vem crescendo de maneira indesejável, pois há dois anos podia ser considerado bom. A composição do endividamento mostra um perfil de dívida insatisfatório devido à excessiva participação das obrigações de curto prazo. Já a liquidez da empresa pode ser considerada boa.”

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 3. Informações produzidas pela Análise de Balanços Situação econômico financeira; Desempenho; Eficiência na utilização de recursos; Adequação das fontes às aplicações de recursos; Causas das alterações na situação financeira; Causas das alteração na rentabilidade; Evidências de erros na administração; Tendências e perspectivas, etc.

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 4. Metodologia de análise “ A análise baseia-se no raciocínio científico.” Extraem-se os índices das demonstrações financeira; Comparam-se os índices com os padrões; Ponderam-se as diferentes informações e chega-se a um diagnóstico ou conclusões; Tomam-se decisões.

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 5. Análise dos índices de balanço Índice é a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa ( Visão ampla).

PRINCIPAIS ASPECTOS REVELADOS PELOS ÍNDICES ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 6. Aspectos da empresa revelados pelos índices PRINCIPAIS ASPECTOS REVELADOS PELOS ÍNDICES Situação Financeira Econômica Liquidez Endividamento Atividade Rentabilidade

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 7. Os principais relatórios contábeis e sua aplicabilidade 7.1.Balanço Patrimonial De acordo com a Lei nº 11.638/07, MP nº 449/08 e Resolução CFC nº 1.121/08, a nova estrutura do Balanço Patrimonial passa a ser a seguinte:

A Contabilidade como sistema de informação ADC – Janine Azevedo A Contabilidade como sistema de informação 7. Os principais relatórios contábeis e sua aplicabilidade 7.1.Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO      Ativo Circulante      Passivo Circulante      Ativo Não Circulante       Passivo Não Circulante     Realizável a Longo Prazo      PATRIMÔNIO LÍQUIDO           Investimento           Capital Social           Imobilizado             (-) Gastos com Emissão de Ações           Intangível           Reservas de Capital              Opções Outorgadas Reconhecidas           Reservas de Lucros             (-) Ações em Tesouraria           Ajustes de Avaliação Patrimonial           Ajustes Acumulados de Conversão           Prejuízos Acumulados