::. BRAIN .:: Balanço eneRgético das principAis tecnologIas com incidência no sector eNergético Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Reunião # 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Advertisements

Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Rational Unified Process
Engenharia de Software
Técnicas de orçamento de capital
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Garantia de Qualidade do software
Metodologia Científica e Tecnológica
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Desenvolvimento Sustentável
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Gerenciamento do Escopo
Medição da actividade económica Prof. Jorge Mendes de Sousa
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Dissertação 2008 Julho 22 José Manuel Figueiras Loureiro
Energia Portugal nd of February 2002 Energy Management and Policy -João Meyer -José Mangueira -Pedro Nazareth Energia Portugal 2001, uma publicação.
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
Procura e comportamento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Ciclos económicos e crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Prof. Jorge Mendes de Sousa
Concorrência Imperfeita Prof. Jorge Mendes de Sousa
Prof. Jorge Mendes de Sousa
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - Sessão #13 | 26 Julho 2010 :: :: :: Sessão #13 :: Simulação de mercados de energia eléctrica com modelo baseado em custos de produção :: Previsão.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - Sessão #12 | 30 Junho 2010 :: :: :: Sessão #12 :: Estratégias de licitação de um agente produtor no mercado de energia eléctrica :: Price taker vs.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Coordenação Hidro-térmica usando o GAMS Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage:
- 1 - Gestão de Congestionamentos nas Interligações em Mercados de Energia Eléctrica Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa.
Formação Galp Energia Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica :: Sessão #1 :: Fundamentos técnicos e económicos associados à produção de.
Reunião intercalar da fase 2
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Formação Galp Energia Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica :: Sessão #14 :: Mecanismos de alocação de capacidade e de gestão de congestionamento.
- 1 - ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Resolução do Comissionamento de Grupos usando o GAMS Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador.
:: Sessão #6 :: Bombagem Jorge de Sousa Professor Coordenador
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Formação Galp Energia Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica :: Sessão #8 :: Integração de outras fontes de produção no sistema electroprodutor.
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
- 1 - ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Simulação do mercado de energia eléctrica usando o GAMS Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Introdução aos conceitos técnicos e económicos associados à produção de energia eléctrica Jorge.
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
Produção e organização Prof. Jorge Mendes de Sousa
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
- 1 - Sessão #15 | 28 Julho 2010 :: :: :: Sessão #15 :: Análise e simulação do mecanismo de market splitting. Estudo de caso: MIBEL Jorge de Sousa Professor.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Seminário de Formação Avançada "Gestão de Risco na Indústria“
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
1 “Produtos locais (qualificados): que contributo para o desenvolvimento rural” Luís Tibério, UTAD/ECHS/DESG/CETRAD
- 1 - Sessão #3 | 3 Maio 2010 :: :: :: Sessão #3 :: Despacho Económico de Grupos Térmicos de Produção de Energia Eléctrica Jorge de Sousa Professor Coordenador.
- 1 - Sessão #7 | 26 Maio 2010 :: :: :: Sessão #7 :: Modelação e integração de fontes de produção não despacháveis no sistema electroprodutor com aplicação.
- 1 - ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Comissionamento de Grupos Térmicos de Produção de Energia Eléctrica Jorge Alberto Mendes de Sousa.
::..:: ::. BRAIN.:: Balanço Energético das Principais Tecnologias com Incidência no Sector Energético Fase 2 – Modelo ERoEI Reunião # 6 Reunião final fase.
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

::. BRAIN .:: Balanço eneRgético das principAis tecnologIas com incidência no sector eNergético Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Reunião # 1 | Kick-off 30 Março 2010

Agenda Kick-off Enquadramento Metodologia proposta Fases do projecto Equipa de trabalho Factores críticos Próximos passos

Enquadramento Motivação Contexto de tomada de decisões estruturantes para o sector energético as quais necessitam de ser suportadas por indicadores fiáveis que permitam garantir a qualidade, a prazo, das decisões tomadas. Interesse demonstrado pela EDP no estudo sobre o balanço energético de diversas tecnologias de extracção e tranformação de energia, bem como sistemas de propulsão de veículos. Antecedentes de cooperação entre o ISEL e a EDP no âmbito de diversos estudos relacionados com sector eléctrico ibérico com resultados positivos para ambas as partes que permitem perspectivar uma continuidade desta cooperação, na qual o ISEL se revê como parceiro estável de referência. Enquadramento de um projecto de investigação aplicada ao abrigo de protocolo de cooperação existente entre o ISEL e a EDP.

Enquadramento Objectivo do projecto O objectivo principal consiste na determinação do retorno energético de sistemas de energia em função da energia dispendida ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extracção das matérias primas ou transformação dos recursos naturais, até à sua deposição final na Natureza. Concretização através do conceito de ERoEI - Energy Returned on Energy Invested que pretende ser uma medida mais global e fidedigna do rendimento de um sistema. O presente estudo abrange os sistemas de obtenção de energias primárias (carvão, gás, petróleo e etanol), as tecnologias de produção de energia eléctrica (carvão, CCGT, nuclear, hídrica, eólica, solar fotovoltaica e solar térmica) e sistemas de propulsão de veículos (veículos eléctricos, híbridos, a gasolina/gasóleo e a etanol).

Enquadramento Tecnologias energéticas em análise Energias Primárias Energia Eléctrica Sistemas Propulsão Carvão Carvão Eléctrico Gás CCGT Híbrido Petróleo Nuclear Hídrica Gasolina / Gasóleo Etanol Eóllica Solar Etanol

Enquadramento Exemplo de análise de uma central eléctrica Energia produzida ao longo do ciclo de vida da central Construção Operação Desclassificação Energia para extracção e processamento de matérias primas Energia para a construção da central Energia para obtenção e transporte do combustível Energia para as acções de operação e manutenção Energia para desclassificar a central Energia para a reconversão do terreno Energia consumida ao longo do ciclo de vida da central

ERoEI = Enquadramento Balanço energético da central eléctrica (ERoEI) Energia produzida ao longo do ciclo de vida da central Energy Returned ERoEI = on Energy Invested Energia consumida ao longo do ciclo de vida da central

Agenda Kick-off Enquadramento Metodologia proposta Fases do projecto Equipa de trabalho Factores críticos Próximos passos

Metodologia proposta Análise de estudos internacionais, métricas e modelação Análise de estudos internacionais de avaliação do balanço energético das principais tecnologias energéticas e identificação dos principais pressupostos utilizados. Selecção das métricas (unidade funcional) relevantes para avaliação do balanço energético a aplicar às diversas tecnologias em estudo. Desenvolvimento de um modelo simplificado que permita a adaptação dos indicadores obtidos a outros contextos de implementação e exploração. No modelo a desenvolver ter-se-á em consideração, sempre que possível e apropriado, os conceitos de qualidade da energia e de emergy.

Agenda Kick-off Enquadramento Metodologia proposta Fases do projecto Equipa de trabalho Factores críticos Próximos passos

Análise de estudos internacionais Relatório e apresentação final Fases do projecto Fase 1 a 3 1 2 3 Análise de estudos internacionais Resultados dos estudos e pressupostos Selecção de métricas relevantes Modelo ERoEI Energias primárias Energia eléctrica Sistemas de propulsão Relatório e apresentação final

Fases do projecto Fase 1 1 – Análise de estudos internacionais Objectivos Nesta fase será efectuada a identificação, análise e síntese dos principais estudos realizados a nível internacional no domínio do balanço energético das tecnologias energéticas. Como resultado, pretendem-se identificar as metodologias subjacentes à avaliação do balanço energético, os seus principais pressupostos, as métricas mais relevantes e os resultados obtidos. A partir destes elementos será possível indicar os valores do balanço energético das principais tecnologias constantes nos referidos estudos e relacionar os resultados obtidos com os pressupostos efectuados, relação essa que servirá de base ao desenvolvimento do modelo de extrapolação a realizar na fase seguinte. Resultados: 1 relatório de fase e 3 reuniões. Esta fase compreende a apresentação de um relatório intercalar com os principais resultados da fase, uma reunião de arranque de projecto, uma reunião intercalar e uma reunião de final de fase. Prazo: 6 semanas.

Fases do projecto Fase 2 2 – Modelo ERoEI Objectivos Com base na análise dos indicadores de balanço energético obtidos dos estudos analisados e no entendimento do conjunto de procedimentos para a sua obtenção, desenvolve-se um modelo que relaciona os valores de saída com os pressupostos de entrada. Deste modo, pretende-se dotar o projecto de uma ferramenta de cálculo que possa determinar valores indicativos para as diversas tecnologias energéticas com base em características típicas de cada uma. Esta abordagem exclui a inventariação exaustiva de todos os componentes do sistema e o seu consumo energético, seguindo antes uma lógica de extrapolação de resultados obtidos noutros contextos. Resultados: 1 relatório de fase e 2 reuniões. Esta fase compreende a apresentação de um relatório intercalar com os principais resultados da fase, uma reunião intercalar e uma reunião de final de fase. Prazo: 8 semanas.

Fases do projecto Fase 3 3 – Relatório final e apresentação Objectivos Com esta fase conclui-se o projecto com a elaboração de um relatório final e reunião de apresentação dos principais resultados obtidos. Nesta fase procede-se ainda à passagem do modelo ERoEI desenvolvido, garantido que todas as funcionalidades implementadas são correctamente incorporadas pela EDP. Resultados: 1 relatório final e 2 reuniões. Esta fase compreende a apresentação do relatório final com os principais resultados de todo o projecto, uma reunião intercalar e uma reunião de final de projecto para apresentação dos principais resultados. Prazo: 2 semanas.

Fases do projecto Cronograma Abril Maio Junho Julho Fase 1 Fase 2 Fase Reunião Kick-off Reunião #2 Reunião #3 Reunião #4 Reunião #5 Reunião Final Fase 1 Fase 2 Fase 3 Relatório Fase 1 Relatório Fase 2 Relatório Final

Agenda Kick-off Enquadramento Metodologia proposta Fases do projecto Equipa de trabalho Factores críticos Próximos passos

Equipa de trabalho Elementos da equipa ISEL / EDP ISEL Jorge de Sousa Tel: 218 317 249 Tm: 919 697 007 Fax: 218 317 009 Email: jsousa@deea.isel.ipl.pt Sérgio Faias Tel: 218 317 277 Tm: 933 238 307 Email: sfaias@deea.isel.ipl.pt Pedro Neves Ferreira Tel: 210 012 814 Fax: 210 013 040 Email: pedro.nevesferreira@edp.pt Luis Lobo Xavier Tel: 210 012 964 Email: luis.xavier@edp.pt

Agenda Kick-off Enquadramento Metodologia proposta Fases do projecto Equipa de trabalho Factores críticos Próximos passos

Factores críticos Barreiras & catalizadores do projecto Identificação dos principais estudos credíveis realizados internacionalmente na área do balanço energético das tescnologias em análise. Entendimento dos pressupostos utilizados nos estudos em apreço. Identificação das unidades funcionais relevantes apresentadas nos diversos estudos. Comparabilidade dos diversos resultados reportados para as mesmas tecnologias. Consistência e profundidade dos estudos em apreço que permita estabelecer um modelo simplificado e credível. Incorporação adequada dos conceitos de taxa de desconto intertemporal energética e de unidades funcionais relativas às emissões de CO2.

Agenda Kick-off Enquadramento Metodologia proposta Fases do projecto Equipa de trabalho Factores críticos Próximos passos

Próximos passos A realizar na fase 1 Selecção, análise e síntese dos principais estudos realizados a nível internacional no domínio do balanço energético das tecnologias energéticas em apreço. Descrição sumária dos processos envolvidos em cada sistema energético. Entendimento das metodologias subjacentes à avaliação do balanço energético e os seus principais pressupostos. Identificação das unidades funcionais mais relevantes utilizadas em cada contexto. Resumo e categorização dos resultados reportados nos diversos estudos. Próxima reunião: 22 de Abril de 2010 | 10h00 | EDP

::. BRAIN .:: Balanço eneRgético das principAis tecnologIas com incidência no sector eNergético Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Reunião # 1 | Kick-off 30 Março 2010