A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E INDUSTRIA Alvaro T

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Técnico em Automação Industrial
Assistência Farmacêutica no SUS.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Bacharelado em Sistemas de Informação
O Aluno a Distância.
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Pró-Reitora de Pós-Graduação
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Curso de Aperfeiçoamento Docente
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Pós-Graduação em TI de A a Z
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Departamento do Ensino Secundário
Tipos de Tutoria.
Talentos para Inovação
TENDÊNCIAS NA ÁREA DE METALURGIA
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Curriculum de Engenharia Metalúrgica para os Tempos Atuais
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL Universidade Federal de Santa Catarina
O ingresso na Universidade
UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Alvaro T. Prata Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação MCTI – Governo Federal Escola UNESP de.
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Introdução a Engenharia de Alimentos
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Centro Integrado SESI SENAI de Aracati. Inauguração do Centro Integrado SESI SENAI de Educação Básica e Profissional de Aracati.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
Universidade Federal de Uberlândia
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
1 INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E NOVAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Centro Técnico Científico Departamento de Engenharia Elétrica PUC-Rio Mauro.
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda.
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Consultor de Planejamento
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
CURSOS PRONATEC REALIZADOS EM FORMANDOS DOS CURSOS PRONATEC 2014 CUIDADOR DE IDOSO; TORNEIRO MECÂNICO; LIBRAS; MODELISTA; ELETRICISTA INSTALADOR.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
Fundação Projeto Pescar – A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Programa de Engenharia de Produção – PEP Laboratório Trabalho & Formação – LT&F Coordenador: Prof° Fabio Zamberlan.
Transcrição da apresentação:

A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E INDUSTRIA Alvaro T A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E INDUSTRIA Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina XXVII ENPROP Belém, 02 de dezembro de 2011 Hotel Hilton Belém

Por que ? Bom para o País; Bom para a Industria; Bom para a Universidade;

Engenharia de Materiais - UFSC Cursos Cooperativos Engenharia de Materiais - UFSC A – acadêmico em sala de aula E – estágios nas indústrias, laboratórios e universidades e empresas no exterior

Curso de Engenharia de Materiais Principais problemas dos Cursos Convencionais: Ciclo básico desvinculado da aplicação profissional; Formação teórica desvinculada da realidade industrial; Carga didática (disciplinas e carga horária) excessiva; Pouca formação em gestão e humanidades; Ausência de relacionamento interpessoal; Incapacidade de desenvolver atitudes, valores, disciplina profissional, liderança, comunicação, relacionamento, compromisso social, e competitividade; Formação ignorando o perfil dos alunos: interesse, talento e aptidão.

Os Alunos possuem características e expectativas próprias ! Hoje nós aprendemos como subir em árvores. Amanhã venham preparados para subir na árvore. Os Alunos possuem características e expectativas próprias !

Formação Requerida Devemos formar pessoas capazes de enfrentar desafios ! Como? Enfrentando desafios !!!

1982 2006 2009 POLO Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica 31anos

Empresas

Transferência do conhecimento Aumento de eficiência de sistemas de refrigeração Compressor Sistema 5X menos energia consumida nos últimos 30 anos!

Transferência do conhecimento 5X menos energia consumida nos últimos 30 anos... ...representa: Consumo elétrico doméstico da Alemanha em 1 ano 4X Consumo elétrico doméstico de Paris em 1 ano 65X Produção de energia elétrica na usina hidrelétrica de Itaipú 2,5 anos Redução na emissão de CO2 na atmosfera 155 milhões de toneladas Source: Refrigeration system consumption: 2,900 KWh per year

Transferência do conhecimento Miniaturização de sistemas de refrigeração Ruído externo em aeronaves Como tornar isso possível? Através de uma nova plataforma: MICROCOMPRESSOR

Transferência do conhecimento Aplicações médicas Coolers portáteis Roupas refrigeradas para atividades especiais Refrigeração automotiva Resfriamento de componentes eletrônicos O Microcompressor utiliza o fluido refrigerante R-600a (Isobutano), que é um fluido natural que não agride o meio-ambiente.

Desafios e Oportunidades Fortalecimento de um sistema nacional que favoreça as parcerias entre universidade e industria; Qualificar cada vez mais as universidades para que elas se afirmem como pólos e referências para o desenvolvimento científico e tecnológico;

Muito Obrigado !