A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E INDUSTRIA Alvaro T A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E INDUSTRIA Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina XXVII ENPROP Belém, 02 de dezembro de 2011 Hotel Hilton Belém
Por que ? Bom para o País; Bom para a Industria; Bom para a Universidade;
Engenharia de Materiais - UFSC Cursos Cooperativos Engenharia de Materiais - UFSC A – acadêmico em sala de aula E – estágios nas indústrias, laboratórios e universidades e empresas no exterior
Curso de Engenharia de Materiais Principais problemas dos Cursos Convencionais: Ciclo básico desvinculado da aplicação profissional; Formação teórica desvinculada da realidade industrial; Carga didática (disciplinas e carga horária) excessiva; Pouca formação em gestão e humanidades; Ausência de relacionamento interpessoal; Incapacidade de desenvolver atitudes, valores, disciplina profissional, liderança, comunicação, relacionamento, compromisso social, e competitividade; Formação ignorando o perfil dos alunos: interesse, talento e aptidão.
Os Alunos possuem características e expectativas próprias ! Hoje nós aprendemos como subir em árvores. Amanhã venham preparados para subir na árvore. Os Alunos possuem características e expectativas próprias !
Formação Requerida Devemos formar pessoas capazes de enfrentar desafios ! Como? Enfrentando desafios !!!
1982 2006 2009 POLO Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica 31anos
Empresas
Transferência do conhecimento Aumento de eficiência de sistemas de refrigeração Compressor Sistema 5X menos energia consumida nos últimos 30 anos!
Transferência do conhecimento 5X menos energia consumida nos últimos 30 anos... ...representa: Consumo elétrico doméstico da Alemanha em 1 ano 4X Consumo elétrico doméstico de Paris em 1 ano 65X Produção de energia elétrica na usina hidrelétrica de Itaipú 2,5 anos Redução na emissão de CO2 na atmosfera 155 milhões de toneladas Source: Refrigeration system consumption: 2,900 KWh per year
Transferência do conhecimento Miniaturização de sistemas de refrigeração Ruído externo em aeronaves Como tornar isso possível? Através de uma nova plataforma: MICROCOMPRESSOR
Transferência do conhecimento Aplicações médicas Coolers portáteis Roupas refrigeradas para atividades especiais Refrigeração automotiva Resfriamento de componentes eletrônicos O Microcompressor utiliza o fluido refrigerante R-600a (Isobutano), que é um fluido natural que não agride o meio-ambiente.
Desafios e Oportunidades Fortalecimento de um sistema nacional que favoreça as parcerias entre universidade e industria; Qualificar cada vez mais as universidades para que elas se afirmem como pólos e referências para o desenvolvimento científico e tecnológico;
Muito Obrigado !