ROCOCÓ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

ROCOCÓ.
Arte Gótica.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
O Rococó O nome vem do francês rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também.
ARTE ROMÂNICA.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco europeu..
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Barroco Brasileiro.
Romantismo.
BARROCO s.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
O Barroco O Barroco na península itálica
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Introdução aos Princípios e elementos de design
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
BARROCO.
A arte e a mentalidade barroca
Arte Déco.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
Disciplina: Arquitetura e Urbanismo
Comunicação, Arte e Cultura
MOBILIÁRIO ROCOCÓ.
A arte e a mentalidade barrocas
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Barroco no Brasil ( ).
ARTE BARROCA.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Art Nouveau.
O historicismo / ecletismo na arquitetura
Arte Gótica.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte Nova.
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
O M UNDO C LÁSSICO HISTORIA DA ARTE E DO DESIGN. G RÉCIA O RDEM E H ARMONIA.
História da Cultura e das Artes
Barroco Profª Patricia.
Rococó Uma arte ornamental.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
R0COCÓ SÉCULO XVIII - FRANÇA.
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
Neoclassicismo e Romantismo
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
O Museu Nacional dos Coches localiza-se na freguesia de Belém, em Lisboa, em edifício anexo ao Palácio Presidencial.
NEOCLASSICISMO.
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
O BARROCO.
ARTE GÓTICA.
Barroco.
Rococó, arquitetura colonial na América Latina ROCOCÓ, DO FRANCÊS ROCAILLE QUE SIGNIFICA CONCHA, É A FASE DO BARROCO COMPREENDIDA ENTRE 1710 E 1780, QUANDO.
Arte Rococó O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo.
Transcrição da apresentação:

ROCOCÓ

Estilo artístico que teve início na França do século XVIII, espalhando-se pela Europa, principalmente na Alemanha e Áustria. De modo geral, se caracterizou como uma arte requintada, aristocrática e convencional. Preocupava-se com a execução perfeita da técnica. Também conhecido como "estilo regência", refletia o comportamento da elite francesa de Paris e Versalhes.

O termo “rococó” originou-se da palavra francesa rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços. O estilo conheceu grande desenvolvimento entre 1715 e 1730, durante a regência de Filipe de Orléans.

Pode-se ver no rococó um desenvolvimento natural do barroco, em que as cores fortes foram substituídas por cores suaves e de tom pastel, como o verde-claro e o cor-de-rosa. Deixa de lado os excessos de linhas retorcidas que expressam as emoções humanas e busca formas mais leves e delicadas.

Arquitetura Na arquitetura manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores, que se revestiam de abundante e delicada ornamentação. As salas e os salões têm, de preferência, a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves, espelhos e ornamentos com motivos florais feitos em estuque.

Os móveis, importantíssimo complemento da construção arquitetônica, compostos com uma variedade cromática, devido ao emprego de madeiras raras marchetadas, ornadas de frisos dourados, é acompanhada pelo requinte de suas linhas. Acompanha tudo isso o gosto pelos bibelôs.

Em oposição ao interior rico, a fachada dos edifícios se aproxima a um barroco sem exageros ou ao estilo renascentista italiano. Na metade do século, o "estilo Pompadour" já constituiu uma variante do rococó: curvas e contra curvas animam as paredes e os ritmos decorativos, afirma- se a assimetria, a trama linear invade tudo.

Escultura Os escultores do rococó abandonam totalmente as linhas do barroco, usando linhas mais suaves e graciosas. Esculturas de tamanho menor, onde os motivos eram escolhidos em função da decoração. Embora os artistas usem o mármore, preferiam o gesso e a madeira, que aceitam cores suaves.

A escultura se caracterizava pela confecção de obras que retratavam personalidades da história e por fazer estatuetas decorativas. A escultura desse período é responsável pela invenção da porcelana, bastante difundida na criação de obras decorativas.

Pintura Diferente do barroco com seus temas religiosos, o rococó representava em sua pintura temas mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos, em que os personagens eram membros da aristocracia.

Nas técnicas de pintura desaparecem os contrastes radicais entre claro e escuro e passam a predominar as tonalidades claras e luminosas. A técnica do pastel passa a ser bastante utilizadas, permitindo a produção de certos efeitos de delicadeza. Dois grandes nomes da pintura do rococó são: Antoine Watteau e Jean-Batiste Siméon Chardin.