UNIDADE 3 A filosofia na história

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Livro: Raízes da Psicologia Capítulo 1
Advertisements

Átomos Desde a civilização grega antiga, surgiu a
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
O período pré-socrático
Fundamentos Filosóficos Prof. Ismar Dias de Matos
Revisão para Avaliação I
Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas
Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.
Períodos da Filosofia Antiga VII a.C. – VI d.C
Filósofos Pré Socráticos.
CURSO IMAGEM - PROF WEMERSON HORTA QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO? COMO EXPLICAR A MATÉRIA, O MOVIMENTO, O SER E O DEVIR?
- Uma aproximação histórica e etimológica
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Os primeiros filósofos
Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Demócrito
QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO?
Escola Jônica Pré-socráticos.
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
A BUSCA DO SABER PRÉ-SOCRÁTICOS -filósofos da natureza - o que é o mundo?
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
 Tales de Mileto “ÁGUA”  Anaximandro de Mileto “MATÉRIA INFINITA”  Anaxímenes de Mileto “AR”  Heráclito de Éfeso “FOGO”
Pensamento pré-socrático
A QUIMÍCA DO CABELO ELÉTRICO. HISTÓRICO PORQUE ACONTECEM ALGUMAS COISAS? FILOSOFOS E SUAS INDAGAÇOES? MITO PROMETEU E PANDORA ! MITOLOGIA GREGA.
CURSO DE FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICOS SOCRÁTES E OS SOFISTAS.
O que é Filosofia para você? O que é Filosofia para você? Curiosidade: é possível “pensar” numa posição incômoda como esta?
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
História da Reflexão sobre a Natureza
PRÉ-SOCRÁTICOS Versão: Garotos – Leoni Letra: Elcio A. de M. da Silva
O “nascimento” da Filosofia
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
FILOSOFIA GREGA.
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Pitágoras de Samos Prof. Fábio Mesquita.
1º ano: Apostila 01 / Aulas 04 e 05
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA MÓDULO Ética e Meio Ambiente Profa. Dra. Patrícia Fuza AULA 1- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM- NATUREZA.
Ciências Humanas - Filosofia OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Ciências Humanas - Filosofia Ensino Médio - 1ª. Série A FILOSOFIA OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS.
Ciências Humanas - Filosofia OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Pré-socráticos A filosofia nasceu de uma necessidade em explicar o mundo de uma forma racional.
OS PRÉ-SOCRÁTICOS Prof. Marco Antonio. 2- PERÍODO MÍTICO (XII – VIII aC) 3- PERÍODO ARCAICO (VIII – VI aC) 4 - PERÍODO CLÁSSICO (V – IV a.C) 5 - PERÍODO.
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Filosofia grega Os pré-socráticos
Prof. Francisco Porfírio
O “nascimento” da Filosofia
Ligue o som e clique com o mouse Formatação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Fonte: Jean-Pierre Vernant, Mito e pensamento entre os gregos
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
PROF. FRANCICO PORFÍRIO
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Áreas da Filosofia.
As 9 respostas de um Sábio
CIÊNCIAS HUMANAS - FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 1ª ANO A FILOSOFIA OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS.
Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.). Teoria Pitagórica Tese Cosmológica: – A essência de todas as coisas (arché) são os números. – No princípio, a natureza.
Ligue o som e clique com o mouse Formatação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Aula 2. Estruturas mitológicas da Grécia clássica: o Período Homérico.
Professora elisa santos meier
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Módulo 1 Capítulo 4.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 3 A filosofia na história FILOSOFAR UNIDADE 3 A filosofia na história

DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? O que seus personagens podem representar? É possível estabelecer uma relação entre essa imagem e a história da filosofia? Vamos investigar tudo isso. Comecemos pelo seguinte tema...

Capítulo 11 Pensamento pré-socrático FILOSOFAR Capítulo 11 Pensamento pré-socrático

Você já ouviu essas palavras? Sabe o que elas significam? CONCEITOS-CHAVE Você já ouviu essas palavras? Sabe o que elas significam? mito arché razão ser pólis devir

DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM

DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? Que mensagem seus personagens parecem transmitir? O que significa o Sol para você? Para você, faz sentido saudar o nascer do Sol? Esses dados ajudam na leitura da imagem. Eles podem indicar: 1. o tema e as intenções do autor; 2. o contexto (a vida e os motivos do autor; o que ocorria no mundo que possa estar refletido nessa obra etc. ).

A PASSAGEM DO MITO AO LOGOS Leia o boxe A saga de Édipo e responda: Você conhecia o mito de Édipo? Conhece outros mitos gregos? Quais? Leia agora o texto Sobre Tales e responda: Como o modo de pensar mítico se diferencia do modo de pensar filosófico?

forma de organização política e social DEBATE EM PRAÇA PÚBLICA PÓLIS E RAZÃO para o SABER MÍTICO (alegórico) SABER RACIONAL (logos) representa a passagem do que está ligado ao NASCIMENTO DA FILOSOFIA desenvolvimento de um raciocínio mais consistente e convincente GRÉCIA (VII e VI a.C.) ocorre na no contexto da é o ambiente propício para o PÓLIS que promoveria o é uma forma de organização política e social DEBATE EM PRAÇA PÚBLICA caracterizada pelo

GRÉCIA ANTIGA Demócrito Parmênides Zenão Heráclito Pitágoras Anaximandro Tales Anaxímenes Empédocles

OS PENSADORES DE MILETO Princípio substancial ou substância primordial Explicação racional e sistemática sobre as características do universo ARCHÉ COSMOLOGIA Anaximandro Tales Anaxímenes procuravam desenvolver uma buscavam a Primeiros filósofos

A água é importante para a vida no planeta? De que forma? TALES DE MILETO (c. 623-546 a.C.) Arché: água Tentou explicar pela primeira vez a multiplicidade da realidade de maneira sintética e simples, empregando um elemento natural. Elaborou a primeira concepção monista da filosofia. A água é importante para a vida no planeta? De que forma?

ANAXIMANDRO DE MILETO Arché: o ápeiron (c. 610-547 a.C.) Arché: o ápeiron Tentou encontrar a arché observando pares de contrários que se “devoram entre si” no mundo natural. Concluiu que a arché era o “indeterminado”, o “infinito” no tempo, em grego, o ápeiron.

ANAXÍMENES DE MILETO Arché: ar (c. 588-524 a.C.) Arché: ar Recusou e sintetizou as filosofias de Tales e de Anaximandro. Defendeu que o ar seria uma substância mais sutil do que a água e seria, ao mesmo tempo, infinito e ilimitado.

O pensamento de Pitágoras pode ser relacionado com a ciência moderna? PITÁGORAS DE SAMOS (c. 570-490 a.C.) Arché: estrutura numérica da realidade Defendeu a tese de que todas as coisas são números. Introduziu na filosofia um elemento mais formal para explicar a realidade. O pensamento de Pitágoras pode ser relacionado com a ciência moderna?

HERÁCLITO DE ÉFESO Arché: fogo (c. 535 – 475 a.C.) Arché: fogo Afirmou que o ser é o vir a ser (devir). Concluiu que a realidade é o eterno fluir das coisas Daí a frase: “Não podes descer duas vezes no mesmo rio porque novas águas correm”. É considerado fundador do mobilismo e representante do pensamento dialético. Observe sua experiência cotidiana. Você considera sua vida um fluxo permanente de situações?

PARMÊNIDES DE ELEIA (c. 510-470 a.C.) Buscou a essência da realidade (arché) não pela via dos sentidos, mas pelo caminho da razão. Concluiu que: o ser é e o não ser não é. Com isso, expôs o princípio de identidade e de não contradição. Foi um dos primeiros a refletir sobre lógica e ontologia.

ZENÃO DE ELEIA Foi discípulo de Parmênides. (c. 488-430 a.C.) Foi discípulo de Parmênides. Elaborou argumentos para demonstrar que a noção de movimento era contraditória. Ficou conhecido pelo paradoxo da corrida de Áquiles com uma tartaruga.

EMPÉDOCLES DE ACRAGAS Arché: os quatro elementos (c. 490-430 a.C.) Arché: os quatro elementos Procurou conciliar o pensamento de Parmênides e Heráclito. Defendeu que a arché de todas as coisas eram os quatro elementos (fogo, terra, água e ar). É considerado pluralista.

DEMÓCRITO DE ABDERA Arché: o átomo (c. 460-370 a.C.) Arché: o átomo Propôs que os átomos eram partículas invisíveis e indivisíveis. É considerado pluralista, porque os átomos seriam infinitos em número e figura. Defende também a existência do vazio, que seria o não ser.

EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Observe a obra A noite estrelada, de Vicent van Gogh. Leia o texto Sobre Heráclito. Em seguida, procure relacionar essa obra de Van Gogh com a concepção de Heráclito acerca da realidade.

Créditos das imagens Slides 1 e 2: Detalhe de Os três filósofos (1505-1509) – Giorgione (Vienne Kunsthistorisches Museum, Viena, Áustria). GIORGIO DA CASTELFRANCO (GIORGIONE)/LUISA RICCIARINI/LEEMAGE Slides 3, 4 e 6: Detalhe de Pitagóricos saudando o nascer do Sol (1869) – Fyodor Bronnikov, óleo sobre tela (State Tretyakov Gallery, Moscou, Rússia). FYODOR ANDREYEVICH BRONNIKOV/DIOMEDIA Slide 5: Pitagóricos saudando o nascer do Sol (1869) – Fyodor Bronnikov, óleo sobre tela (State Tretyakov Gallery, Moscou, Rússia). FYODOR ANDREYEVICH BRONNIKOV/DIOMEDIA Slide 7: Édipo e a Esfinge (1864) – Gustave Moreau (Coleção particular). SAMMLUNG RAUCH/PLATINUM/LATINSTOCK Slide 9: Mapa elaborado com base em: ALBUQUERQUE, Manoel Mauricio de et al. Atlas histórico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1991. p. 87. MARIO YOSHIDA; SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK (Empédocles); THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE (Demócrito); THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE (Parmênides); UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE/GETTY IMAGES (Heráclito); PRINT COLLECTOR/DIOMEDIA (Pitágoras); ALBUM/PRISMA/LATINSTOCK (Anaximandro); RESEARCHES/DIOMEDIA (Tales) Slide 10 (Da esquerda para a direita): RESEARCHES/DIOMEDIA; Detalhe de Escola de Atenas (1510-1512) – Rafael. MUSEUS E GALERIAS DO VATICANO; ULLSTEIN BILD – AISA Slide 11: RESEARCHES/DIOMEDIA Slide 12: ALBUM/PRISMA/LATINSTOCK Slide 13: ULLSTEIN BILD – AISA Slide 14: PRINT COLLECTOR/DIOMEDIA Slide 15: UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE/GETTY IMAGES Slide 16: THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 17 (Da esquerda para a direita): RICARDO MONTANARI; DIOMEDIA Slide 18: SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Slide 19: THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 20: Vincent van Gogh. A Noite Estrelada, 1889. (Museu de Arte Moderna, Nova York, Estados Unidos)