UNIDADE 3 A filosofia na história FILOSOFAR UNIDADE 3 A filosofia na história
DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? O que seus personagens podem representar? É possível estabelecer uma relação entre essa imagem e a história da filosofia? Vamos investigar tudo isso. Comecemos pelo seguinte tema...
Capítulo 11 Pensamento pré-socrático FILOSOFAR Capítulo 11 Pensamento pré-socrático
Você já ouviu essas palavras? Sabe o que elas significam? CONCEITOS-CHAVE Você já ouviu essas palavras? Sabe o que elas significam? mito arché razão ser pólis devir
DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM
DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? Que mensagem seus personagens parecem transmitir? O que significa o Sol para você? Para você, faz sentido saudar o nascer do Sol? Esses dados ajudam na leitura da imagem. Eles podem indicar: 1. o tema e as intenções do autor; 2. o contexto (a vida e os motivos do autor; o que ocorria no mundo que possa estar refletido nessa obra etc. ).
A PASSAGEM DO MITO AO LOGOS Leia o boxe A saga de Édipo e responda: Você conhecia o mito de Édipo? Conhece outros mitos gregos? Quais? Leia agora o texto Sobre Tales e responda: Como o modo de pensar mítico se diferencia do modo de pensar filosófico?
forma de organização política e social DEBATE EM PRAÇA PÚBLICA PÓLIS E RAZÃO para o SABER MÍTICO (alegórico) SABER RACIONAL (logos) representa a passagem do que está ligado ao NASCIMENTO DA FILOSOFIA desenvolvimento de um raciocínio mais consistente e convincente GRÉCIA (VII e VI a.C.) ocorre na no contexto da é o ambiente propício para o PÓLIS que promoveria o é uma forma de organização política e social DEBATE EM PRAÇA PÚBLICA caracterizada pelo
GRÉCIA ANTIGA Demócrito Parmênides Zenão Heráclito Pitágoras Anaximandro Tales Anaxímenes Empédocles
OS PENSADORES DE MILETO Princípio substancial ou substância primordial Explicação racional e sistemática sobre as características do universo ARCHÉ COSMOLOGIA Anaximandro Tales Anaxímenes procuravam desenvolver uma buscavam a Primeiros filósofos
A água é importante para a vida no planeta? De que forma? TALES DE MILETO (c. 623-546 a.C.) Arché: água Tentou explicar pela primeira vez a multiplicidade da realidade de maneira sintética e simples, empregando um elemento natural. Elaborou a primeira concepção monista da filosofia. A água é importante para a vida no planeta? De que forma?
ANAXIMANDRO DE MILETO Arché: o ápeiron (c. 610-547 a.C.) Arché: o ápeiron Tentou encontrar a arché observando pares de contrários que se “devoram entre si” no mundo natural. Concluiu que a arché era o “indeterminado”, o “infinito” no tempo, em grego, o ápeiron.
ANAXÍMENES DE MILETO Arché: ar (c. 588-524 a.C.) Arché: ar Recusou e sintetizou as filosofias de Tales e de Anaximandro. Defendeu que o ar seria uma substância mais sutil do que a água e seria, ao mesmo tempo, infinito e ilimitado.
O pensamento de Pitágoras pode ser relacionado com a ciência moderna? PITÁGORAS DE SAMOS (c. 570-490 a.C.) Arché: estrutura numérica da realidade Defendeu a tese de que todas as coisas são números. Introduziu na filosofia um elemento mais formal para explicar a realidade. O pensamento de Pitágoras pode ser relacionado com a ciência moderna?
HERÁCLITO DE ÉFESO Arché: fogo (c. 535 – 475 a.C.) Arché: fogo Afirmou que o ser é o vir a ser (devir). Concluiu que a realidade é o eterno fluir das coisas Daí a frase: “Não podes descer duas vezes no mesmo rio porque novas águas correm”. É considerado fundador do mobilismo e representante do pensamento dialético. Observe sua experiência cotidiana. Você considera sua vida um fluxo permanente de situações?
PARMÊNIDES DE ELEIA (c. 510-470 a.C.) Buscou a essência da realidade (arché) não pela via dos sentidos, mas pelo caminho da razão. Concluiu que: o ser é e o não ser não é. Com isso, expôs o princípio de identidade e de não contradição. Foi um dos primeiros a refletir sobre lógica e ontologia.
ZENÃO DE ELEIA Foi discípulo de Parmênides. (c. 488-430 a.C.) Foi discípulo de Parmênides. Elaborou argumentos para demonstrar que a noção de movimento era contraditória. Ficou conhecido pelo paradoxo da corrida de Áquiles com uma tartaruga.
EMPÉDOCLES DE ACRAGAS Arché: os quatro elementos (c. 490-430 a.C.) Arché: os quatro elementos Procurou conciliar o pensamento de Parmênides e Heráclito. Defendeu que a arché de todas as coisas eram os quatro elementos (fogo, terra, água e ar). É considerado pluralista.
DEMÓCRITO DE ABDERA Arché: o átomo (c. 460-370 a.C.) Arché: o átomo Propôs que os átomos eram partículas invisíveis e indivisíveis. É considerado pluralista, porque os átomos seriam infinitos em número e figura. Defende também a existência do vazio, que seria o não ser.
EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Observe a obra A noite estrelada, de Vicent van Gogh. Leia o texto Sobre Heráclito. Em seguida, procure relacionar essa obra de Van Gogh com a concepção de Heráclito acerca da realidade.
Créditos das imagens Slides 1 e 2: Detalhe de Os três filósofos (1505-1509) – Giorgione (Vienne Kunsthistorisches Museum, Viena, Áustria). GIORGIO DA CASTELFRANCO (GIORGIONE)/LUISA RICCIARINI/LEEMAGE Slides 3, 4 e 6: Detalhe de Pitagóricos saudando o nascer do Sol (1869) – Fyodor Bronnikov, óleo sobre tela (State Tretyakov Gallery, Moscou, Rússia). FYODOR ANDREYEVICH BRONNIKOV/DIOMEDIA Slide 5: Pitagóricos saudando o nascer do Sol (1869) – Fyodor Bronnikov, óleo sobre tela (State Tretyakov Gallery, Moscou, Rússia). FYODOR ANDREYEVICH BRONNIKOV/DIOMEDIA Slide 7: Édipo e a Esfinge (1864) – Gustave Moreau (Coleção particular). SAMMLUNG RAUCH/PLATINUM/LATINSTOCK Slide 9: Mapa elaborado com base em: ALBUQUERQUE, Manoel Mauricio de et al. Atlas histórico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1991. p. 87. MARIO YOSHIDA; SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK (Empédocles); THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE (Demócrito); THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE (Parmênides); UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE/GETTY IMAGES (Heráclito); PRINT COLLECTOR/DIOMEDIA (Pitágoras); ALBUM/PRISMA/LATINSTOCK (Anaximandro); RESEARCHES/DIOMEDIA (Tales) Slide 10 (Da esquerda para a direita): RESEARCHES/DIOMEDIA; Detalhe de Escola de Atenas (1510-1512) – Rafael. MUSEUS E GALERIAS DO VATICANO; ULLSTEIN BILD – AISA Slide 11: RESEARCHES/DIOMEDIA Slide 12: ALBUM/PRISMA/LATINSTOCK Slide 13: ULLSTEIN BILD – AISA Slide 14: PRINT COLLECTOR/DIOMEDIA Slide 15: UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE/GETTY IMAGES Slide 16: THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 17 (Da esquerda para a direita): RICARDO MONTANARI; DIOMEDIA Slide 18: SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Slide 19: THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 20: Vincent van Gogh. A Noite Estrelada, 1889. (Museu de Arte Moderna, Nova York, Estados Unidos)