LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Advertisements

LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
LANÇAMENTO OBLÍQUO.
Aceleração da Gravidade
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
CINEMÁTICA.
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
Lançamento horizontal
CINEMÁTICA IVAN SANTOS. Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada.
LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA
lançamento de projéteis
Lançamento Oblíquo (LO)
Lançamento horizontal lançamento oblíquo no vácuo
Física.
Movimento em duas dimensões
uniformemente variado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Luciano Stolses Bergamo Física
Galileu e a Torre de Pisa
MOVIMENTOS PARABÓLICOS LANÇAMENTO HORIZONTAL NO VÁCUO.
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 AULA 5 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
Exercícios de Revisão Para AG
Mecânica MOVIMENTO UNIFORME AULA:01 Mecânica: Cinemática ASSESSORIA E ORIENTAÇÃO ESTUDANTIL-AOE.
Aula Movimento Retilíneo Lilian R. Rios 26/02/16 26/02/16.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina CINEMÁTICA 1. MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL B:
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
Movimento Uniforme / MU
VETOR VELOCIDADE E VETOR ACELERAÇÃO
Revisão do 2° Trimestre Fanfa.
Movimento Uniformemente Variado / M.V.U
FÍSICA - CINEMÁTICA PROFESSOR: JEAN VILELA.
COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS
Fundamentos de Mecânica
QUEDA LIVRE e LANÇAMENTO
Física Aula 09 – Mecânica Prof.: Célio Normando.
Estudando Para o ENEM de Forma Invertida
a) qual a velocidade inicial? b) qual a aceleração
Aceleração Média Aceleração Instantânea
CONCEITOS BÁSICOS RAPIDEZ:
1. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical.
LANÇAMENTO OBLÍQUO.
Movimento Circular.
Cap. 06 – Movimento de Corpos próximo a superfície terrestre.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Movimento retilíneo de queda livre
Nome: Juan Santos/ Tuma 1º M05
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
QUEDA LIVRE Movimentos de queda livre: MUV g = constante.
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
Modelagem Matemática na Física
Cinemática. Posição A posição x de uma partícula num eixo é a sua localização em relação à origem. A posição é positiva ou negativa, dependendo de que.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Lançamento Horizontal no vácuo; Lançamento Oblíquo no vácuo;
Decomposição de Vetores
Tipos de movimentos 11º ano.
Física PROF. BRUNO NASCIMENTO AO VIVO CINEMÁTICA.
Ciências Biologia Química Física. Biologia Química.
Profª Jusciane da Costa e Silva
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
ACELERAÇAO E OMOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Tipos de movimento.
Transcrição da apresentação:

LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA

QUEDA LIVRE

QUEDA LIVRE Todos os corpos caem para o centro da terra com a mesma aceleração (g). A aceleração da gravidade (g) vale 9,8 m/s2. A queda livre é um movimento acelerado e podemos escrever as equações: Altura de queda: h = gt2/2 Velocidade: v = gt Dois corpos abandonados da mesma altura demoram o mesmo tempo para chegarem ao solo e chegam com a mesma velocidade. Abandonar uma folha de papel e uma pedra pode não surtir tal efeito porque o atrito com o ar ameniza a queda da folha.

LANÇAMENTO VERTICAL

LANÇAMENTO VERTICAL É caracterizado pelo lançamento vertical (para cima ou para baixo) de um corpo com velocidade diferente de zero. Este movimento é afetado pela aceleração da gravidade (g), ou seja, é um movimento retilíneo uniformemente variado e obedece todas as equações do MRUV. No lançamento para cima a aceleração é a = -g (movimento retardado). No lançamento para baixo a aceleração é a = +g (movimento acelerado). Equações do Lançamento Vertical: V = Vo ± gt H = Ho ± Vot ± gt2/2 V2 = Vo2 ± 2gΔH Tempo de subida No ponto mais alto da trajetória a velocidade do móvel é igual a zero. Substituindo V = 0. V = Vo - gt = 0 ts = Vo/g

LANÇAMENTO HORIZONTAL

LANÇAMENTO HORIZONTAL O lançamento horizontal é um exemplo típico de composição de dois movimentos. Galileu notou esta particularidade do movimento balístico. Esta verificação se traduz no princípio da simultaneidade: "Se um corpo apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo."

LANÇAMENTO HORIZONTAL O lançamento horizontal é caracterizado pelo lançamento de um corpo com velocidade inicial existente apenas na direção x, ou seja: Vox ≠ 0 Voy = 0 Na direção x o movimento é uniforme, ou seja, com velocidade constante Vx não se altera (MRU). Função: S = So + Vt Na direção y o movimento é acelerado (MRUV). Funções: V = gt H = gt2/2 V2 = 2gΔH O movimento total é a composição dos dois movimentos x e y o que dá uma parábola. Tempo de queda tq = (2h/g)1/2 Alcance A = Vxtq

LANÇAMENTO OBLIQUO

LANÇAMENTO OBLÍQUO O lançamento oblíquo também é um exemplo típico de composição de dois movimentos. Galileu notou esta particularidade do movimento balístico. Isso se traduz no princípio da simultaneidade: "Se um corpo apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo." O lançamento oblíquo estuda o movimento de corpos, lançados com velocidade inicial V0 da superfície da Terra.

LANÇAMENTO OBLÍQUO É caracterizado pelo lançamento do projétil com velocidade inicial (Vo ≠ 0) formando um ângulo θ com a horizontal diferente de 90°. Assim, a velocidade Vo pode ser decomposta em duas componente Vox e Voy: onde: Vox = Vo cosθ Voy = Vo senθ

LANÇAMENTO OBLÍQUO CONSIDERAÇÕES SOBRE O LANÇAMENTO: A trajetória é parabólica, e assim, ao projetarmos o corpo simultaneamente no eixo x e y teremos dois movimentos: 1) Em relação a vertical, a projeção da bola executa um movimento de aceleração constante e de módulo igual a g. Trata-se de um M.R.U.V.: lançamento vertical para cima na primeira metade da trajetória e lançamento vertical para baixo na segunda metade da trajetória. Funções: V = Vo ± gt H = Ho ± Vot ± gt2/2 V2 = Vo2 ± 2gΔH 2) Em relação a horizontal, a projeção da bola executa um M RU. Funções: S = So + Vt

http://br. geocities. com/saladefisica3/laboratorio/obliquo/obliquo http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/obliquo/obliquo.htm