Questão Cambial Prof. Paulo Adani

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
MEIOS DE PAGAMENTO.
- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
MACROECONOMIA.
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
A Crise Internacional e os Efeitos no Brasil e no Mundo
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Crise Internacional e os Impactos no Brasil.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Política Macroeconómica no curto prazo e regimes de câmbio
Política Macroeconómica no curto prazo com câmbios fixos
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Agricultura e risco Roberto Rodrigues Coordenador do GV Agro.
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
BP Considere as seguintes operações entre residentes e não residentes em um país, num determinado período de tempo, em unidades monetárias: - exportações.
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
MERCADO DE CÂMBIO (Taxa de Câmbio)
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Profa. Daniela Scarpa Beneli
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Parte II: Determinantes do Produto
Economia Internacional Exercícios - IS-LM-BP
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
“ A BALANÇA COMERCIAL SOBRE O REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE” Barros & Giambiagi. Brasil globalizado: o Brasil em um mundo surpreendente. Ed. Campus, 2008.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 14 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 26/04/07.
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
Estabilização Macroeconômica, Retomada do Desenvolvimento e Crise Mundial Domingos R. Pandeló Jr
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 12 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 17/04/2007.
Inflação e Índice de Preços
Fundamentos de Economia
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 14 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 26/04/2005.
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
Contabilidade Nacional
BALANÇO DE PAGAMENTOS Conceito: Registro de todas as transações comerciais e financeiras realizadas entre residentes e não-residentes de um país. Documento.
O Setor Externo da Economia
A Contabilidade do Balanço de Pagamentos
CONTAS EXTERNAS GRUPO: Charlot Clarissa Flávio Henrique Polianne.
BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância.
O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Poupança Externa e Crescimento Econômico : uma crítica a “ortodoxia convencional” Prof. José Luis Oreiro Departamento de Economia – UNB Pesquisador Nível.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
SETOR EXTERNO
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 07 Fundamentos do Comércio Internacional, Taxa de Câmbio e Estrutura do Balanço.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
1 Perspectivas para a Economia Brasileira em 2003 Fevereiro 2003 Banco Central do Brasil.
O setor externo Aula 11.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio. 2 Introdução Taxas de câmbio são importantes porque nos permitem comparar os preços dos bens e serviços de diversos.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Baseado na Obra: Economia – Micro e Macro Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos.
1) Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relação ao exterior, e inicialmente com o balanço de pagamentos equilibrado.
Transcrição da apresentação:

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Ainda com relação ao “Descomplicando o Economês, devemos reconhecer que a questão cambial toma um espaço bastante significativo no dia a dia da economia brasileira e internacional

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Primeiramente devemos entender que a Taxa de Cambio cumpre um papel fundamental nas negociações internacionais do país. O Regime Cambial no Brasil é flexível, ‘sujo’, dado que tem a participação intensa e determinante do Banco Central do Brasil, que coloca a taxa de cambio onde quiser, pelo menos enquanto a Reserva Cambial for forte.

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Portanto: 1) Lei da Oferta e da Demanda vale também para a Taxa Cambial, 2) Lei das Vantagens Comparativas também influencia a taxa de cambio.

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Balanço de Pagamentos: onde todas as transações econômicas e financeiras são registradas e é de responsabilidade do Departamento Econômico do Banco central do Brasil

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Transações Econômicas: Balança Comercial Balança de Serviços Transferências Unilaterais

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Transações Financeiras: Investimentos Diretos Estrangeiros Empréstimos de Curto Prazo (ACC, ACE, Finimp) Empréstimos de Médio e Longo Prazos Amortizações

Questão Cambial Prof. Paulo Adani O Saldo das Transações Econômicas, também chamado de Saldo em Conta Corrente é que determina se o país exportou mais do que importou ou vice versa

Questão Cambial Prof. Paulo Adani O Saldo das Transações Financeiras, também chamado de Saldo em conta de Capital, determina se o país recebeu poupança líquida do exterior ou vice versa

Questão Cambial Prof. Paulo Adani A somatória entre os Saldos em Conta Corrente e em Conta de Capital, determina o Saldo do Balanço de Pagamentos

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Se o Saldo do Balanço de Pagamentos for Superavitário, significa que houve elevação no nível da Reserva Cambial do país e se houve Déficit no Saldo do Balanço de Pagamentos, significa que houve decrescimento no nível da Reserva Cambial

Questão Cambial Prof. Paulo Adani Os impactos do excesso ou falta de Dólares no país atingem outras questões: 1) Monetária: 1.1) Entrou mais Dólares do que saiu 1.2) Entrou menos Dólares do que saiu

Questão Cambial Prof. Paulo Adani 2) Risco País 3) Renda 4) Industrial 5) Agro Pecuária 6) Serviços

Questão Cambial Prof. Paulo Adani