A EXPANSÃO DA RADIODIFUSÃO E A RESTRIÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO DO CBT/1962 À ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO REGIME MILITAR
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Curso de Difusão Cultural
Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma mídia Democrática
EVOLUÇÃO POLITICO, ECONÔMICA E INDUSTRIAL DO BRASIL
:: Sistema de comunicações no Brasil
Curso de Difusão Cultural
Prof. Wiverson de Oliveira
Mús. tr. Diretas já... Campanha :47
Definições e interpretação
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
O rádio e a lei Setembro
A longa luta pelo direito do voto
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
AULA 4 – 17/08/2006 TEMA 3 – HISTÓRICO DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
1964 – 1973: Da Recessão ao Milagre Econômico
Prof. Osiel Lima História do Brasil
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
Brasil no século XX: o desafio da educação
Evolução da Mídia Audiovisual
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Regime Militar (1964 – 1985).
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Plano Collor.
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Os presidentes do meu Brasil
Televisão Ágata Regina Silva Maíra Helena Vicenzi Centro de Ciências da Educação Curso de Biblioteconomia CIN Ursula 2 ª Fase/2005.
Redes Sociais e Mídias na Educação
Posso fazer uma pergunta? Considerações sobre o Direito à
Extensão da Faixa de FM Migração da Faixa de OM
R Á D I O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
A CHEGADA DA TELEVISÃO CRIA A NECESSIDADE DE UMA NOVA LEGISLAÇÃO
A DITADURA MILITAR DE 1964 Características gerais: centralização do poder política, legislação autoritária, hipertrofia do Poder Executivo, e uso frequente.
JOÃO GOULART – 1961 a 1964 Crise política: os militares e político udenistas não queriam deixar Jango assumir a presidência, acusando-o de ligações com.
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ): A VOLTA AOS QUARTÉIS
Panorama da Saúde no Brasil
MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES Junho de 2012 Desafios da gestão Elisa Peixoto.
Curso Direito à Memória e à Verdade
A importância das comunicações
José Roosevelt Pereira Maio /  Encontros pioneiros em 1984: 19/ Julho em Uberlândia e 17/Agosto em Uberaba  12/ Setembro: Discurso do candidato.
TÍTULO DO TARABALHO Trabalho de Conclusão de Curso – Apresentação Oral
A DITADURA MILITAR Profª Carla Ferretti Santiago.
O Brasil redemocratizado A nova cidadania. Contexto Após o regime militar que ocorreu de assistimos a suspensão das garantias democráticas presentes.
A Ditadura Militar no Brasil
1 Diferentes modelos de regulação da radiodifusão  Estados Unidos  Grã-Bretanha  Brasil Políticas de Comunicação Jornalismo – PUC Campinas.
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Tema: Abertura política de 1985 até os dias atuais.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
REGIME MILITAR BRASILEIRO 1964 A ditadura.
MULTIMÍDIA.
A Redemocratização do Brasil
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Do discurso da ditadura à ditadura do discurso Uma análise da reduzida diversidade da grande mídia brasileira e das causas desse fenômeno Por Marcel Gomes.
Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
/ / Década de SAIR.
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
REPÚBLICA MILITAR (1964/1985).
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Unidade 1: Socialização e outros processos culturais –Um elemento fundamental para que o processo de socialização tenha sucesso é a comunicação –Os meios.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Comunicação Social Ética Jornalística Docente: Maria.
O velho e o novo na Nova República Governos Collor e Itamar
Alexandre Perles Gazeta A ERA DELFIM UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Antropologia Política e Filosofia.
Ditadura Militar no Brasil a 1985
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
História dos Presidentes e suas principais contribuições para a economia brasileira 5º Semestre de Administração de Empresas Prof. Lourival.
Evolução da Televisão Morgana Mattos Garcia.
Transcrição da apresentação:

A EXPANSÃO DA RADIODIFUSÃO E A RESTRIÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO DO CBT/1962 À ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

O acordo com o grupo Time-Life (injeção do equivalente hoje a US$ 25 milhões, mais assessoria técnica e comercial para montar a Globo em Família Marinho/GLOBO ignorou o artigo 160 da Constituição de 1946, que vetava a participação acionária de estrangeiros em empresas de comunicação. O acordo da Globo/Time-Life

NOVAS TECNOLOGIAS E AJUSTES NA LEGISLAÇÃO 1965 : cria a Embratel Em 1967: o Decreto Lei nº 200, o governo Costa e Silva cria o MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES Finalidades -Promoção da integração nacional -Difusão da informação, educação e cultura -Radiodifusão como prioridade

NOVAS TECNOLOGIAS E AJUSTES NA LEGISLAÇÃO 1968: É baixado outro decreto, o de nº 236, considerado o AI-5 da radiodifusão no país: -penalidades mais severas -Impõe o limite de propriedade, mas deixa BRECHAS que permite que vão permitir a concentração -modelo mais autoritário e centralizador -Em 1969 militares criam a Lei de Segurança Nacional/restrições a programação -TRANSMISSÃO EM REDE NACIONAL

Decreto /72 substitui o Contel pelo DENTEL (Departamento Nacional de Telecomunicações) É criada a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), que incorpora a Embratel (Telebrás) Início da TV em cores De 1963 – 1983 – Mais 612 emissoras de rádio e mais 86 emissoras de televisão Década de 70: autoritarismo e novas tecnologias NOVAS TECNOLOGIAS E AJUSTES NA LEGISLAÇÃO

Governo Figueiredo ( ): concessões para os apadrinhados Concessões são usadas como moeda de troca DURANTE A TRANSIÇÃO; 634 CONCESSÕES de rádio e TV no total; Surge a expressão CORONELISMO ELETRÔNICO

Eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral Disse Tancredo para Antonio Carlos Magalhões: Você será, no meu governo, Ministro do que quiser

Nova República ( ) ACM Ministro das Comunicações São distribuídas 824 Concessões de rádio e TV, sendo 10% para Amigos da Bahia Concessões para ampliar o mandato de Sarney

POUCOS GRUPOS DETÊM O CONTROLE DA MÍDIA ELETRÔNICA E IMPRESSA Organizações Globo Grupo Sílvio Santos Grupo Abril Grupo Folha Rede Record de Rádio e Televisão Grupo Estado Grupo Bandeirantes Antonio Biondi e Cristina Charão. Terra de gigantes. Revista Adusp, janeiro/2008 nº 42. In:

Limita o acesso à informação; Limita o acesso à educação; Limita o acesso ao conhecimento; Limita o direito à voz; Limita o direito à propriedade; Limita o direito à produção. CONSEQUÊNCIAS DA CONCENTRAÇÃO MIDIÁTICA

TEXTOS/REFERÊNCIAS Antonio Biondi e Cristina Charão. Terra de gigantes. Revista Adusp, janeiro/2008 nº 42. In: Pieranti e Zouain. O empresariado e a radiodifusão: A legislação como instrumento para a definição pactuada e para a confirmação da estrutura de poder local. Comunicação&política, v.25, nº3, p Disponível no FTP Venício A. de Lima. As concessões de radiodifusão como moeda de barganha política. Revista Adusp, janeiro/2008 nº 42. In: