ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Astrofotografia.
Advertisements

Fotografia digital iniciação F. Castelo - Ago 2013 – V.8.3.
Tecnologia de Comando Numérico
Uso da perspectiva e profundidade de campo
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Determinação da carga do elétron por Millikan G Johnstune Stoeny 1897, Towsend,J.J Thomson 1897, Zeeman, Lorentz 1909, R. A. Millikan.
Fotografia – Princípios Básicos
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Prof. Zé Godinho Física – 2º Ano EM
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Câmeras Digitais.
Velocidade Média CINEMÁTICA vm vm
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Sensor Fotográfico.
Lentes Corretoras Fisica’.
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Fotografia Aula 2 Prof. Fabio Aguiar.
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
ESPELHOS ESFÉRICOS.
ESPELHOS ESFÉRICOS Prof. Odair Mateus Prof. Odair Mateus.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO.
APLICAÇÕES DA LÓGICA FUZZY
FOTOGRAFIA.
CONHECENDO A LUZ FOTOGRAFIA.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
Visão Computacional Formação da Imagem
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
FOTOGRAFIA AULA 3.
Fotografia Prof. Fabio Aguiar
Espelhos, lentes e o olho humano
Pastoral da Comunicação
Júlio César de Matos.
Os Elementos da máquina Fotográfica
Curso Básico de CFTV.
Fotojornalismo 4º encontro. “Se suas fotos não estão boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente” Robert Capa.
Fotografia Publicitária I
Partes da câmera fotográfica
Interação feixe amostra no MET
Fotografia Aula 1 Prof. Fabio Aguiar.
Fotômetro, lentes, visor e ampliador:
Equipamentos de captura
Espelho plano.
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Estrutura física da revista
Máquina fotográfica Grupo 2:
Visão.
INTRODUCAO A FOTOGRAFIA FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS CLAUDIO DAVID Agosto de 2011.
Objectiva grande angolar
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Dicas para uma boa foto.
O que será que uma máquina fotográfica tem em comum com um microscópio, um projetor de filmes de cinema, um óculos, um binóculos, uma luneta, um retroprojetor.
Fotografia Publicitária
1º) MOSTRAR O OBJETIVO DA FOTO Uma foto tem que falar por si. Ela deve passar o tema central. Garanta sempre o objetivo primeiro tirando uma boa foto.
Oficina de Fotografia Prof. Pedro Luiz Costa. Conteúdo Programático Introdução a História da Fotografia; Orientação sobre câmeras, papéis fotográficos.
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
Instrumentos óticos  Máquina fotográfica  Olho  Lupa  Telescópio e luneta  Microscópio composto FGE o semestre 2007.
Aprender a fotografar Erica marques. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia. O Ao primeiro contato com uma DSLR ficamos confusos com a.
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Objectivas normais:  Também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta,
Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina:
{ Aprender a fotografar Conceitos básicos. Os ajustes Abertura, Velocidade e ISSO controlam a exposição da imagem. A exposição de uma foto determina quão.
Transcrição da apresentação:

ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR FOTOGRAFIA ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR

ABERTURA DO DIAFRAGMA NA FOTOGRAFIA, A QUANTIDADE DE LUZ QUE IMPRESSIONA O FILME OU O SENSOR NO MOMENTO DA EXPOSIÇÃO DEPENDE DE DOIS FATORES: A ABERTURA DO DIAFRAGMA E O TEMPO EM QUE O OBTURADOR PERMANECE ABERTO. NAS CÂMERAS MAIS SOFISTICADAS É POSSÍVEL CONTROLAR A EXPOSIÇÃO UTILIZANDO DIVERSAS COMBINAÇÕES ENTRE ESTES DOIS ELEMENTOS RESPONSÁVEIS PELA FOTOMETRIA (MEDIÇÃO DE LUZ). NO CASO DA ABERTURA, CADA REGULAGEM, QUANDO ACIONADA, FAZ COM QUE UM DIAFRAGMA (ÍRIS) DENTRO DA OBJETIVA SE ABRA OU SE FECHE, CONTROLANDO A PASSAGEM DA LUZ PELO INTERIOR DA OBJETIVA.

A ABERTURA É MEDIDA ATRAVÉS DE UMA ESCALA NUMÉRICA DENOMINADA DE NÚMEROS “f”. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE UM NÚMERO f PEQUENO SE REFERE À UMA ABERTURA MAIOR E UM NÚMERO f MAIOR, À UMA ABERTURA MENOR.

PROFUNDIDADE DE CAMPO TEORICAMENTE, A OBJETIVA SÓ TEM FOCO PRECISO EM OBJETOS SITUADOS A UMA CERTA DISTÂNCIA (DISTÂNCIA ENTRE A CÂMERA E O OBJETO); NA PRÁTICA, PORÉM, EXISTE UMA ÁREA AQUÉM E ALÉM DESSA DISTÂNCIA, NA QUAL A NITIDEZ DA IMAGEM É ACEITÁVEL. ESSE INTERVALO, OU ESPAÇO ENTRE A MÍNIMA E MÁXIMA DISTÂNCIA (ANTES E DEPOIS DO OBJETO FOCADO) É CHAMADO DE PROFUNDIDADE DE CAMPO. QUANDO A OBJETIVA É FOCADA SOBRE UM OBJETO, A ÁREA CORRESPONDENTE À PROFUNDIDADE DE CAMPO NÃO SE ESTENDE IGUALMENTE AQUÉM E ALÉM DO PONTO DE FOCO: 1/3 FICA ENTRE A CÂMERA E O OBJETO E 2/3 FICAM PARA ALÉM DO OBJETO FOCALIZADO.

A PROFUNDIDADE DE CAMPO TEM RELAÇÃO DIRETA COM A ABERTURA: QUANTO MAIOR FOR A ABERTURA, MENOR A PROFUNDIDADE E, QUANTO MENOR A ABERTURA, MAIOR A PROFUNDIDADE. E É ATRAVÉS DA PROFUNDIDADE DE CAMPO QUE CONTROLAMOS O RESULTADO A SER OBTIDO NA FOTOGRAFIA COM RELAÇÃO AO EFEITO DE “FOCADO” E “DESFOCADO”, ENTRE O PRIMEIRO PLANO, ASSUNTO PRINCIPAL E FUNDO.

VELOCIDADE DO OBTURADOR A CORRETA REGULAGEM DA VELOCIDADE DO OBTURADOR É FUNDAMENTAL PARA SE OBTER BOAS FOTOS. A ESCALA DE VELOCIDADE VARIA DE UMA CÂMERA PARA OUTRA, PODENDO IR DE 1/1000 DE SEGUNDO À 1 SEGUNDO, PASSANDO POR VALORES (FRAÇÕES DE SEGUNDO) INTERMEDIÁRIOS, CADA UM DELES CORRESPONDENTE AO DOBRO DO TEMPO ANTERIOR. PARA EXPOSIÇÕES MAIORES QUE 1 SEGUNDO, AS CÂMERAS POSSUEM UM AJUSTE DE VELOCIDADE MARCADO PELA LETRA “B” (NESSA POSIÇÃO, O OBTURADOR PERMANECE ABERTO DURANTE TODO O TEMPO EM QUE SE MANTÉM PRESSIONADO O DISPARADOR); OUTRAS CÂMERAS POSSUEM TAMBÉM UM AJUSTE MARCADO PELA LETRA “T” (O OBTURADOR SE ABRE AO PRESSIONAR O DISPARDOR E SÓ SE FECHA QUANDO PRESSIONARMOS O DISPARADOR NOVAMENTE).

EXISTEM DOIS TIPOS DE OBTURADOR: O CENTRAL, MONTADO NO INTERIOR DA OBJETIVA OU LOGO ATRÁS DELA, E O DE PLANO FOCAL (TAMBÉM CHAMADO DE OBTURADOR DE CORTINA), MONTADO NO PLANO DO FILME. OBTURADOR CENTRAL

OBTURADOR DE PLANO FOCAL