Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
Advertisements

SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Claudio (matemática) e Edu Marinho (geografia)
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Afonso E. V. Lopes Por que ocorrem terremotos? Outubro de 2011.
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
comprimento da ruptura (km)
Sismologia e Interior da Terra Estudo das Ondas Sísmicas
Um planeta em mudança. 2  CATASTROFISMO – muitos dos aspectos da crosta terrestre hoje observados, como as suas deformações ou o registo fóssil, são.
2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.
S ISMOS Como se registam os sismos?. O QUE SÃO SISMOS? Os sismos, tremores de terra ou terramotos (sismos catastróficos) são abalos naturais da crosta.
Modelos de estrutura interna da Terra
Colégio Pedro II Unidade escolar Realengo II Ariane Oliveira Lima Turma:
Atividade sísmica — riscos e proteção das populações
ONDULATÓRIA. Pulso Perturbação que se propaga para regiões vizinhas; Ocorre a propagação da ENERGIA, sem o transporte de matéria. Conjunto de pulsos periódicos.
O Globo Terrestre sob o Olhar da Física Regina Pinto de Carvalho UFMG.
A T EORIA DA T ECTÓNICA DE P LACAS Paleomagnetismo e inversões de polaridade 1 Vai confirmar a Mobilidade dos Continentes e a Expansão dos Fundos Oceânicos.
L2 Modelos da estrutura interna da Terra CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
 Tectonismo ou diastrofismo  Vulcanismo  Abalos sísmicos ou terremotos.
Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo.
Desastres Naturais Desastres Naturais Principais fenômenos.
Onda: Perturbação em determinado meio. Onda / Pulso: Perturbação em determinado meio.
ACUSTICA IVAN SANTOS As principais formas de oscilação podem ser reduzidas a sistemas do tipo. Ondas. Ondas de superfície. O Pêndulo. massa- mola.
Aula 1 – Introdução a Transferência de Calor Prof. MSc. Rodrigo Bacarin.
Começa às 20h! #TopoDoENEM.
Professora: Alexsandra Ribeiro
João Francisco Galera Monico FCT/Unesp
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Ciências da Natureza e suas
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia
SISMOLOGIA E VULCANISMO
Sistemas de Controle III N8SC3
4. Estrutura interna da Terra
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Tenacidade a Fratura (Kic)
Introdução à Óptica Geométrica
ONDAS ONDAS.
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Ciências Naturais – 7.º ano
Desafio de Ciências Naturais
ESTRUTURA DA TERRA.
Ondulatória 2º BIMESTRE.
Modelos de estrutura interna da Terra
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
4.1. Métodos para o estudo do interior da Terra A Estrutura Interna da Terra Ciências Naturais – 7.º ano.
Ciências Naturais Prof. Fernando Martins
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
Geomorfologia.
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
Modelos de estrutura interna da Terra
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA.
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
A TERRA E A SÚA ESTRUTURA
As quatros camadas geológicas do Planeta Terra.
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
Modelos de estrutura interna da Terra
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia
O planeta Terra André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel.
A Crosta TERRESTRE universidade estadual paulista
Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra
Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia
1. MÉTODOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA TERRA
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE ¨PLACAS TECTÔNICAS¨ PROF. HIROSHI YOSHIZANE.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Geofísica Ondas Sísmicas e as Descontinuidades Sísmicas Prof. Dr. João Fernando Custódio da Silva Departamento de Cartografia Presidente Prudente, SP

Geofísica – Capítulos – 2019   Introdução 1 Origem e evolução da Terra 2 Geotermia – fluxo geotérmico 3 Campo da gravidade e gravimetria 4 Campo magnético da Terra 5 A teoria da deriva continental e tectônica de placas 6 Sismologia e sismicidade 7 Ondas sísmicas e as descontinuidades sísmicas 8 A crosta terrestre 9 Geofísica aplicada 10 Atmosfera terrestre 11 Propagação de ondas na atmosfera 12

Ondas Sísmicas Causa: Tensão máxima, ruptura, movimento dos blocos (interior ou bordas das PL) => sismo Consequência: Liberação de energia elástica Forma de ondas (mecânicas) acústicas, elásticas Tipos - Volúmicas (corpo) 3D --- Primárias: mais velozes e longitudinais --- Secundárias: menos velozes e transversais - Superficiais (SFT) 2D – mais destrutivas --- Rayleigh --- Love

Americano 1859-1944

Hipocentro e epicentro - Com a movimentação das placas, a rocha se altera até atingir o seu ponto crítico de elasticidade (tensão); -- Após este ponto, a matéria se rompe e libera instantaneamente toda a energia (potencial elástica) acumulada. Nas rochas profundas (astenosfera), as ondas fluem plasticamente (característica dos fluidos) em vez de entrar em ruptura (comportamento característico de sólidos – litosfera). O ponto que libera a energia é o foco do terremoto (hipocentro): É difícil imaginar que a energia acumulada na placa seja liberada em um único ponto ou foco. É uma aproximação para melhor representação. O hipocentro projetado na superfície terrestre é o epicentro.

Propagação de Ondas Elásticas Ondas acústicas ou elásticas propagam-se em matéria (inexistência de vácuo); são portanto ondas mecânicas. Quando ocorre um sismo, parte da energia se propaga em ondas volúmicas, e a parte restante da energia desloca-se ao longo da superfície sob a forma de ondas superficiais. As volúmicas se propagam a partir do hipocentro (a fonte de propagação pode ser considerada pontual) pelo corpo da Terra (considerada um espaço tridimensional); As superficiais têm origem nas volúmicas que atingem a superfície e se propagam pela superfície da Terra, a partir do epicentro.

Propagação das ondas acústicas e o núcleo da Terra: Por que aceitamos que existem os núcleos sólido e líquido? A onda P se propaga de um ponto ao seu antípoda (~20 min): ~10,6km/s A onda S não – gera zonas de sombra –, donde se deduz que o núcleo externo é líquido, por onde as ondas S não se propagam. O mapa mostra o tempo, em minutos, que as ondas P levaram para serem detectadas em diversos pontos da Terra, após um terremoto hipotético no Peru.

Ondas e o interior da Terra O estudo do comportamento das ondas sísmicas fundamentou as hipóteses sobre a estrutura interna do planeta: Wiechert, 1897: conjectura sobre núcleo líquido; Lamb, 1904 : propagação de ondas sísmicas em meios elásticos (usada para decifrar a estrutura da Terra); Mohorovicic, 1909 (Croácia): identificou mudança brusca de velocidades das ondas sísmicas na interface entre crosta e manto superior; estrutura das camadas externas deduzida dos tempos de propagação ou de percurso; descontinuidade de Moho; Zoeppritz e Geiger, 1909: cálculo das velocidades das ondas compressionais no manto; Gutenberg, 1913: raio do núcleo da Terra e indiciou que deveria ser líquido; Jeffreys e Bullen; Gutenberg e Richter, 1940 (após Herglotz e Wiechert, 1907): métodos de determinação do parâmetros de um sismo (distância epicentral, azimute ref estação de observação, profundidade focal, identificação das ondas, elaboração de tabelas tempo-percurso); Lehmann, 1936: ondas primárias refletidas no núcleo interno, daí sólido; Benioff, 1954 (Rússia) e 1960 (Chile): oscilações livres.

Descontinuidade de Repetti É uma camada de fronteira (separa) entre duas camadas do manto inferior. É definida por um aumento na velocidade sísmica com a profundidade. Situa-se a aproximadamente 670 km. William C. Repetti, 1930. Métodos sismológicos.

Descontinuidade Gutenberg A zona de sombra (ondas S) se deve a uma descontinuidade. Análise comparada de séries de sismogramas de diferentes estações sismográficas => estimar a profundidade da descontinuidade em 2900 km. Esta zona fronteiriça demarca o início do núcleo. (Beno Gutenberg)

Descontinuidade de (Inge) Lehmann (Dinamarca, 1888-1993) Analisando o comportamento das ondas sísmicas, Inge Lehmann desenvolveu um modelo matemático para explicar a refração e a reflexão no limite do núcleo interno (sólido) da Terra e o núcleo externo líquido. Antes dessa descoberta, cientistas acreditavam que o núcleo da Terra era feito de material fundido. Em 1936, Lehmann publicou sua hipótese. Seu novo modelo de estrutura interna da Terra foi aceito gradualmente pela comunidade científica e com os avanços tecnológicos os novos dados obtidos confirmaram os trabalhos de Inge Lehmann. Em 1959, ela propôs a existência de uma descontinuidade no interior da Terra que causa o aumento na velocidade das ondas sísmicas e que levou seu sobrenome, conhecida como Descontinuidade de Lehmann.

Resumo Causas das ondas sísmicas – sismos Ondas sísmicas – energia elástica liberada pela deformação dos blocos de rochas; fonte das hipóteses sobre o interior da Terra Interior segmentados por descontinuidades Moho – crosta/manto superior Repetti – manto superior/inferior Gutenberg – manto inferior/núcleo externo Lehmann – núcleo externo/interno

Conclusão e referência inicial Limão Os sismos provocam alterações na morfologia da crosta, particularmente na SFT, danos materiais e até mortes Limonada O estudo das ondas sísmicas revela o interior da Terra Referência RIBEIRO, FB.; MOLINA, EC. Geofísica. São Paulo: USP, Univesp. 2014. CACHARÓN, X.T. ; OTERO, A. Video-aulas – ondas sísmicas e descontinuidades no interior da Terra.