Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Principais características
A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,
Os grandes espaços religiosos
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
Os Hebreus.
história da salvação A História da Salvação
Cinzas Seguir....
Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C
(Hillel, Talmud B. Shabbath 31a)
ENSINO RELIGIOSO 6º ANO PROFESSOR ALEX SALES
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Judaísmo.
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
As civilizações hebraica e fenícia.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Festas Religiosas Festas tradição cristã: Páscoa e Natal, dia dos mortos, todos os santos etc. Festas hinduístas: Divali e Dussera Festas muçulmana: Id.
Judaísmo.
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Hebreus.
Trabalho realizado por: Joana Anacleto Número 15 Ano: 7º Turma: A
O Judaísmo Afonso Henriques 7ºA EMRC 2011/2012.
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
As Religiões Abraâmicas
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
O judaísmo Trabalho elaborado por:
O Judaísmo Trabalho realizado por: Daniel Carvalho Azevedo nº6 7ªA
Fenícios, persas e hebreus.
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
Estado, Cultura e Sociedade
SHAVUOT PENTECOSTES.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
JUDAÍSMO.
Judaísmo.
יהדות. O que é ser Judeu ? Ser judeu não é apenas ser adepto da religião judaica, também não é uma raça, pode ser melhor definido como um povo ou civilização.
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
1800 aC UR Abraão Isaac Ismael Jacó Palestina Egito 1750 aC.
A Lei de Deus Êxodo
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Judaísmo.
SHAVUOT, celebrado dias 06 e 07 do mês de SIVAN, (este ano nos dias 08 e 09 do mês Junho de 2011), é a festividade da colheita dos primeiros frutos e.
Hebreus.
O Judaísmo Trabalho elaborado por: Diogo Monteiro Nº8 7ºA
01/09/2007 a 07/09/2007 6º encontro Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes.
As Religiões Abraâmicas
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
LIÇÃO 1 DEUS DÁ A SUA LEI AO POVO DE ISRAEL
Projeto “Páscoa do Amor”
PANORAMA DO ANT. TESTAMENTO
Judaísmo.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
Judaísmo.
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
Transcrição da apresentação:

Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica Nome: Marta Costa Nº: 18 Turma/ano: 7ºA

Introdução O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.

Conhecendo a história do povo judeu : A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaac filho de Abraão, tem um filho chamado Jacob. Este luta , num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacob dão origem as doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 a. C., o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 a. C. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

O livro sagrado dos judeus é a Torah E o local sagrado é a sinagoga que é onde eles oram. sinagoga Torah

Rituais e símbolos judaicos : Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o menorá, candelabro com sete braços. Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 dias de vida ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas (aos 12 anos de idade ). Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações. Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá. Menorá : candelabro sagrado

As Festas Judaicas : As datas das festas religiosas dos judeus são móveis, pois seguem um calendário lunissolar. As principais são as seguintes: Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro. Páscoa ( Pessach ) - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 a.C. Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C. Rosh Hashaná - é comemorado o Ano-Novo judaico. Yom Kipur - considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito. Sucót - refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito. Chanucá - comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém. Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

Conclusao: Neste trabalho aprendi muitas coisas sobre o judaísmo

AVALIAÇÃO Satisfaz Bem O Prof. Jorge Nogueira