Professor: José Tiago Pereira Barbosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
Advertisements

SOLUÇÕES: EXERCÍCIOS.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II.
A adição de solutos a solventes pode originar três tipos de sistemas — soluções, suspensões e colóides A diferença fundamental entre uma solução e uma.
QUÍMICA CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES Prof. Eder Sabino da Silva
SOLUÇÕES.
Química Geral Soluções - Cálculos Solução
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
Exercícios de Concentrações
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
Tópicos em Preparo de Soluções e Conversão de Unidades
OS ÁCIDOS COMPOSTOS, DE LIGAÇÕES
QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES.
Estudo dos Sistemas Dispersos
Estudo dos Sistemas Dispersos
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Misturando as coisas....
QUÍMICA João Neto.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Misturando as coisas....
ASPECTO QUANTITATIVO DE SOLUÇÕES
Aspecto quantitativo de
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Aula 7 Lays Omena – Química.
Soluções.
Soluções.
Curvas de solubilidade Conceitos iniciais
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
Química Tecnológica Materiais
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
Reacções em Solução Aquosa Unidade Departamental de Engenharias
SOLUÇÕES
Gabriela Maciel Diogo Licenciatura em Química
SOLUÇÕES.
Soluções.
Soluções.
Análise Quantitativa de Reações em solução
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
Soluções Rosana Petinatti.
Curvas de Solubilidade
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Soluções aquosas e concentrações.
DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Disciplina: X Química Geral I
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
Componente Curricular: ANÁLISE QUÍMICA 40H
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Dispersões Solução é todo sistema monofásico que apresenta dois ou mais componentes. Ou uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. 1.
Concentrações de soluções Qualquer relação estabelecida entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou da solução). Massa: kg, g, mg e etc.
Transcrição da apresentação:

Professor: José Tiago Pereira Barbosa Soluções Professor: José Tiago Pereira Barbosa 2013

SOLUÇÃO É uma mistura uniforme de átomos, íons ou moléculas de duas ou mais substâncias. SOLUTO Substância dissolvida ou substância presente em menor quantidade na solução. SOLVENTE Substância que dissolve ou a substância presente em maior quantidade.

SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO

SOLUÇÃO

Definições Prefixos mais comuns na literatura química Soluto: substância a ser dissolvida; Solvente: substância que efetua a dissolução; Solução aquosa: solução que utiliza água como solvente; Solução diluída: solução que contém uma pequena quantidade de soluto; Solução concentrada: solução que contém uma quantidade razoável de soluto. Prefixos mais comuns na literatura química Prefixo Múltiplos Símbolo Fator Prefixo Frações tera T 1012 deci d 10-1 giga G 109 centi c 10-2 mega M 106 mili m 10-3 kilo k 103 micro  10-6 hecto h 102 nano n 10-9 deca da 101 pico p 10-12

EXEMPLOS DE SOLUÇÕES

ÁGUA 105 o Soluções Aquosas: Soluções que contêm água como solvente. Estrutura de Lewis para a molécula de água 105 o

O PROCESSO DA DISSOLUÇÃO “O SEMELHANTE DISSOLVE O SEMELHANTE.” Um soluto se dissolve num solvente que tem estrutura semelhante a ele.  Solventes polares: tendem a dissolver solutos polares ou iônicos.  Solventes não polares: tendem a dissolver solutos não polares. “O SEMELHANTE DISSOLVE O SEMELHANTE.”

PROCESSO DE DISSOLUÇÃO DE UM SÓLIDO IÔNICO EM ÁGUA

Compostos covalentes polares que se dissolvem em água. IONIZAÇÃO Compostos covalentes polares que se dissolvem em água. Exemplo: HCl (H+ e Cl-) Eletrólitos: substâncias que produzem íons quando se dissolvem em água.

SOLUBILIDADE É a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente em uma dada temperatura. É expressa em gramas de soluto por 100 mL (100 cm3) ou por 100 g de solvente numa dada temperatura.

Exemplos: 1) Cloreto de sódio - 36 g por 100 g de H2O a 20 oC. 2) Sacarose - 204 g por 100 g de H2O a 20 oC. 3) Hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] - 0,17 g por 100 g de H2O a 20 oC. 4) Cloreto de prata (AgCl) - 0,0001 g por 100 g de H2O a 20 oC.

Influência da Temperatura na Solubilidade A solubilidade da maioria dos sólidos nos líquidos aumenta com a temperatura. Exemplo: uma quantidade adicional de 308 g de açúcar se dissolve em 100 g de água quando a temperatura passa de 0 oC a 100 oC. Velocidade de dissolução: pulverização e agitação.

SOLUÇÃO SATURADA Solução que está em equilíbrio em relação a uma outra substância dissolvida. SOLUÇÃO INSATURADA Uma solução que não está em equilíbrio em relação à substância dissolvida e pode dissolver quantidade maior desta mesma substância.

SOLUÇAO SUPERSATURADA Solução com quantidade de substância dissolvida maior que a solução saturada. Solução de Acetato de Sódio: a) adição de um cristal de NaC2H3O2. b) e c) O excesso de NaC2H3O2 cristaliza-se na solução.

 Têm geralmente estruturas moleculares semelhantes. Líquidos Miscíveis:  Líquidos que se misturam completamente entre si para formar uma solução em qualquer proporção.  Têm geralmente estruturas moleculares semelhantes. Líquidos Imiscíveis:  Líquidos imiscíveis se dispõem em camadas de acordo com sua densidade.

Solubilidade de alguns alcoóis em água e hexano Álcool Solubilidade em H2O a Solubilidade em C6H14 CH3OH ∞ 0,12 CH3CH2OH CH3CH2CH2OH CH3CH2CH2CH2OH 0,11 CH3CH2CH2CH2CH2OH 0,030 CH3CH2CH2CH2CH2CH2OH 0,0058 CH3CH2CH2CH2CH2CH2CH2OH 0,0008 a Expresso em mol de álcool / 100 g de solvente a 20 oC. O símbolo de infinito indica que o álcool é completamente miscível em solvente.

GLICOSE

CONCENTRAÇÃO A concentração de uma solução expressa a quantidade de soluto presente numa dada quantidade de solvente ou de solução.

Concentração (C) É o quociente entre a massa do soluto e o volume da solução Ex.: Preparar uma solução aquosa 5 g/L de cloreto de sódio (NaCl) 500 mL 500 mL Adicionar água destilada 500 mL Agitar 2,500 g NaCl Tampar 500 mL

Porcentagem em massa por volume: EXEMPLO: uma solução a 5 % (m/v) de dextrose usada para alimentação endovenosa contém 5 g de dextrose (glicose) para 100 mL.

Porcentagem em massa: EXEMPLO: Uma solução de ácido nítrico a 70 % (m/m) contém 70 g de HNO3 em cada 100 g de solução.

Porcentagem em volume: EXEMPLO: Uma solução de álcool etílico a 70 % (v/v) usada como antisséptica e dessinfetante consiste de 70 mL de álcool etílico cujo volume total é de 100 mL.

Porcentagem: significa partes por cem 5 %: 5 partes em 100 Partes por milhão (ppm) 5 ppm: 5 partes em um milhão ( ou 106 partes) EXEMPLO: Se a quantidade de mercúrio em amostra for 5 mg, sua concentração em ppm é ( Note que 1 kg = 103 g = 106 mg e que mg/kg é portanto o mesmo que ppm.)

MOLARIDADE  Uma solução 5,00 M de cloreto de sódio contém 5,00 moles (292,5 g) de NaCl por litro de solução. EXEMPLO: A molaridade de uma solução que contém 0,600 mol de soluto em 2,00 litros de solução é

EXERCÍCIOS 1) Uma garrafa de coca-cola (0,473 L) contém 36,9 g de sacarose, C12H22O11. Qual é a molaridade desta solução? R = 0,228 M 2) Que massa de nitrato de prata, AgNO3 é necessária para preparar 500 mL de uma solução a 0,40 % (m/v)? R = 2,0 g de AgNO3 3) Que massa de sulfato de cobre (II) é necessária para preparar 1,50 L de uma solução 0,690 M? R = 165 g de CuSO4 4) Que massa de uma solução aquosa de ácido fosfórico a 85% (m/m) contém 20,0 g de H3PO4? R = 23,5 g de solução 5) Que massa de cloreto de amônio, NH4Cl, é necessária para preparar 750 mL de uma solução 0,333 M? R = 13,4 g de NH4Cl

Soluções dadas em molaridade: DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES  Cálculos de diluição estão baseados no fato que o número de moles do soluto retirados da solução original e o número de moles da solução diluída são os mesmos. Soluções dadas em molaridade: moles de soluto litros de solução (iniciais) x litros de solução (iniciais) = (finais) x litros de solução (finais)

M1 x V1 = M2 x V2 EXEMPLO: Considere a diluição de ácido clorídrico, HCl, que é disponível sob forma de uma solução aquosa 12 M. Ache o volume desta solução original necessário para preparar 2,00 L de HCl 0,50 M. V1 = 0,50 M x 2,00 L 12 M 83 mL

EXERCÍCIOS 1) Uma alíquota de 10,0 mL de NH3 15 M é diluída a 250 mL com água. Qual é a molaridade da solução diluída? R = 0,60 M 2) Que volume de H2SO4 18 M é necessário para preparar 500 mL de uma solução 0,150 M? R = 4,2 mL 3) Se 25,0 mL de NaH2PO4 3,60 M são diluídos a 1,00 L, qual é a molaridade da nova solução? R = 0,0900 M