A “primavera árabe”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Advertisements

Magreb, Saara e Vale Nilótico
Inclusão digital inclusão social
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
A PRIMAVERA ÁRABE.
1ª Consocial Informações Gerais.
NAZISMO.
Levantes no mundo Árabe
POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM MUNDO POSSÍVEL
Revoltas no Oriente Médio e no Norte da África
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Movimentos de Protesto
Prof. Everton da silva correa
Cenário da Construção Civil
O GOVERNO LULA ( hoje).
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Agenda da sustentabilidade
Professor Luiz Felipe Geografia
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
Centro de Direitos Humanos
Rumos da América Latina no Século XX
Primavera Árabe Christie- 7 Julia Reis- 15 Kimberly- 16
CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Redes Sociais: A revolução da vida real através do mundo virtual.
Processos de purificação social António Pedro Dores Outubro 2012 a propósito da manifestação de 15 de Setembro de 2012 em Portugal.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Uma Transição Democrática
Controle Social.
conflito da Irlanda do norte
África um continente explorado.
Ciberativismo É um termo recente e consiste na utilização da internet por grupos politicamente motivados que buscam difundir informações e reivindicações.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
As Redes Sociais na internet As mídias sociais mostram seu poder.
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Prof. José Victor Gaylussac
Conflitos Nacionais na África.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES.
G RADE ENEM P RIVACIDADE NA INTERNET. USO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS 2ª Competência do ENEM: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas.
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
Atividade sobre a Economia Europeia
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
O DESEMPREGO ESTRUTURAL COM BASE NO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS
Origens e bases do mundo global.
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Dia das Mães da Marisa reforça a relação entre mães e filhos Wallyson de Oliveira Sousa 1º ano – Publicidade e Propaganda - Manhã.
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Primavera Árabe.
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
Primavera árabe Levantes no mundo Árabe: da Revolução do Jasmim aos bombardeios da OTAN Professor Reginaldo Geopolítica/Atualidades.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
ANÁLISE SWOT 1.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
As ações do ENEM na Escola ?. As ações do ENEM na Escola ?
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Conflitos na Síria Atualidades 1017.
Transcrição da apresentação:

A “primavera árabe”

Localização Oriente Médio Totaliza 15 países

O mundo Árabe

Escalas geográficas Global: controle geopolítico do petróleo, governos pró-ocidentais Regional: aspectos que diferencia o “mundo árabe” dos outros mundos (língua: árabe; religião: muçulmana). Local: ditaduras, corrupção, precariedades sociais, inserção política dos jovens e mulheres

O ORIENTE MÉDIO E O PETRÓLEO

QUANTO CONSUMIMOS...

AS RESERVAS DE PETRÓLEO NO MUNDO

A tese do mundo unipolar

As “primaveras” na história PRIMAVERA DOS POVOS – 1848 PRIMAVERA DE PRAGA – 1968 PRIMAVERA DE PARIS – 1968 PRIMAVERA ÁRABE – 2011...

Características / Motivações Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados. É considerada a primeira grande onda de protestos pela laicização e democratização do mundo árabe no século XXI. desemprego; injustiça social; regimes corruptos e autoritários (herança do nacionalismo árabe – 1950-60) falta de liberdades; alta militarização (interna e externa);

RAIO-X DOS PAÍSES DA REGIÃO População (milhões de habitantes) IDH Desemprego (% - 2010) Pobreza (%) Crescimento (2010) Inflação PIB (U$$ Bi) Arábia Saudita 26 55° 11 - 3,4 5 435 Argélia 35 84° 10 23 4 159 Egito 80 101° 9,7 20 12 217 Iêmen 133° 45 8 30 Iraque 15 25 3 85 Jordânia 6 82° 13 5,5 27 Líbano 28 40 Líbia 7 53° 4,5 78 Marrocos 32 114° 1,5 92 Mauritânia 136° Síria 22 111° 60 Tunísia 81° 14 44

A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).   Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. C) manter o distanciamento necessário à sua segurança. D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores. E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

(PUC)   Muita gente vem incensando as mídias sociais como elementos revolucionários fundamentais nas rebeliões que vêm ocorrendo no norte da África e Oriente Médio. O consenso atual é o de que as redes criadas por elas são capazes de facilitar a mudança de um regime político, dando início a uma nova onda de democratização ao redor do mundo. Essas mídias sozinhas, no entanto, não instigam revoluções e, como qualquer ferramenta, têm pontos fracos e pontos fortes. a) Explique como a compressão espaço-tempo, na atualidade, amplia o sucesso das mídias sociais nos eventos em destaque. b) Selecione um ponto forte e outro fraco das redes geradas pelas mídias sociais nos eventos regionais em curso.