FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan.

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Transcrição da apresentação:

FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan

“... a fazenda dormia num silêncio recluso, a casa estava de luto...” Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (PUC-SP) “... a fazenda dormia num silêncio recluso, a casa estava de luto...” A figura de linguagem empregada pelo autor de Lavoura Arcaica nesse trecho é: a) a metonímia. b) a antítese. c) a hipérbole. d) a metáfora. e) a prosopopéia.

(Ufam) Assinale o item em que ocorre silepse de pessoa: Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (Ufam) Assinale o item em que ocorre silepse de pessoa: Vossa Excelência é realmente dinâmico e honrado. “Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.” (Olavo Bilac) Quando a gente é novo, tudo são alegrias. A massa enfurecida incendiaram os veículos da empresa. Todos temos o dever de exprimir–nos com suficiente clareza e correção.

Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (PUCC-SP) Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes de carnaúba; Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas parias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas. Esse trecho é o início do romance Iracema, de José de Alencar. O uso repetitivo da expressão verdes mares e os verbos serenai e alisai, indicadores de ação do agente natural, imprimem ao trecho um tom poético apoiado em duas figuras de linguagem: anáfora e prosopopéia. pleonasmo e metáfora. antítese e metonímia. metáfora e hipérbole.

...soltou um bafo pesado de álcool na cara de Nacib. Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (UFSCar-SP) Assinale a alternativa que contém um trecho extraído de Gabriela, cravo e canela, obra de Jorge Amado, em que o autor apresenta as informações numa linguagem altamente conotativa. ...soltou um bafo pesado de álcool na cara de Nacib. Os olhos do árabe fitavam Gabriela a dobrar a esquina... Já cumprira Nacib, na véspera, seu dever de cidadão... Mas descobriu um broche engraçado, uma sereia dourada. Parecia feita de canto e dança, de sol e luar, era de cravo e canela.

... o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja... Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (PUC-SP) Nos trechos abaixo, encontramos, respectivamente, as figuras de linguagem: ... Nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major. ... o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja... prosopopéia e hipérbole. hipérbole e metonímia. perífrase e hipérbole. metonímia e prosopopéia.

O pavão é um arco-íris de plumas. Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (PUC-SP) Nos trechos abaixo, como procedimento estilístico, temos, respectivamente: O pavão é um arco-íris de plumas. ... de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira... metáfora e polissíndeto. comparação e repetição. metonímia e aliteração. hipérbole e anacoluto.

Baticum! O TL amarelo mergulhou na Lagoa. Você faltou com a verdade. Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (Acafe-SC) Relacione as alternativas numeradas com as figuras de linguagem. Depois assinale a alternativa construída. Morrer de medo. Baticum! O TL amarelo mergulhou na Lagoa. Você faltou com a verdade. (*) eufemismo (*) hipérbole (*) prosopopéia 2 – 1 – 3 3 – 1 – 2 1 – 2 – 3 3 – 2 – 1 2 – 3 - 1

Nos versos a seguir, temos, respectivamente: Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (PUC-SP) Nos versos a seguir, temos, respectivamente: Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura... metonímia e metáfora. metáfora e antítese. hipérbole e prosopopéia. pleonasmo e antítese

“O tique-taque do relógio nos perturbava.” Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (FOC-SP) Observe a oração: “O tique-taque do relógio nos perturbava.” A figura de linguagem empregada é: a metonímia. a antítese. a onomatopéia. a metáfora. a prosopopéia.

“Sois anjo, que me tenta, e não me guarda”. Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (FOC-SP) “Sois anjo, que me tenta, e não me guarda”. Temos aqui a seguinte figura de linguagem típica do Barroco: a antítese. o pleonasmo. a elipse. a hipérbole.

Nos versos abaixo aparece a mesma figura: O vento voa Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (FMU-SP) Nos versos abaixo aparece a mesma figura: O vento voa A noite toda se atordoa metáfora metonímia hipérbole Personificação antítese

Aponte a alternativa em que haja uma comparação. Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) Aponte a alternativa em que haja uma comparação. Rio como um regato que soa fresco numa pedra. E mais estranhos do que todas as estranhezas que as cousas sejam realmente o que parecem ser. Qual um filosofo, o poeta vive a procurar o mistério oculto das cousas. Os pensamentos das árvores a respeito do mistério das cousas são tão estranhos quanto os dos rios. Os meus sentimentos estavam tão aguçados, que prenderam sozinhos os mistérios das cousas.

“Fitei-a longamente, fixando meu olhar de menina dos olhos dela.” Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (FMU-SP) “Fitei-a longamente, fixando meu olhar de menina dos olhos dela.” No período acima, ocorre uma figura de palavra conhecida como: metáfora catacrese antonomásia metonímia

“... a natureza parece estar chorando...” Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (FMU-SP) Na expressão: “... a natureza parece estar chorando...” Do ponto de vista estilístico temos: antítese ironia personificação

Que figura de estilo ocorre no ultimo período? Recursos Fonológicos Aliteração (consoantes) Assonância (vogais) Onomatopéia (sons) Paranomasia (parecidas) Recursos Sintáticos Assíndeto (s/conectivos) Polissíndeto (vários conectivos) Inversão (alteração) Anáfora (estruturas) Anacoluto (oralidade) Silepse - de pessoa - de número - de gênero Recursos Semânticos Metáfora Catacrese (metáfora maior) Metonímia Antonomásia (apelido) Antítese (oposto) Eufemismo (delicadeza) Hipérbole (exagero) Ironia (deboche) Gradação Prosopopéia/Personificação Sinestesia (sensação) Apóstrofe (vocativo) (UFMG) “Meu pai e o proprietário sumiram-se, foram cuidar dos negócios, numa daquelas conversas cheias de gritos. Minha mãe e eu ficamos cercados de saia.” Considerando essa passagem, de Infância, de Graciliano Ramos, responda: Que figura de estilo ocorre no ultimo período? Reescreva-o em linguagem denotativa.

FIM Profª. Karen Olivan