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Caríssimos, Estamos findando a II Semana do Advento. Meditamos esta semana na figura de João, o Batista, o precursor que dizia: “Este é aquele de quem.
Transcrição da apresentação:

“Minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma bebida” (Jo 6, 55).

Carinhosamente, Graziela Caríssimos, “O maná é figura da Sagrada Eucaristia, que conforta o homem a caminhar no deserto deste mundo, em direção à verdadeira terra prometida, que é o céu”. Disse Nosso Senhor: “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. (Mas) este é o pão que desceu do céu, para que aquele que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo, que desci do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei, é a minha carne (que será sacrificada) para a salvação do mundo”. “O novo maná, recebido com disposições convenientes, transforma-se em todos os desejos da alma fiel: fé, esperança, caridade, humildade, doçura, paciência, arrependimento filial, zelo ardente, coragem invencível, santa alegria”. O maná, porém, desaparece, quando Josué atravessa o Rio Jordão (Cf. Js 5,10-12), isto porque o povo passaria a comer dos frutos da terra, como uma graça de Deus, concedida na aprendizagem e já na posse da terra prometida. A Eucaristia, sacrifício de Cristo, como Cordeiro imolado, é o alimento eterno dos filhos de Deus (Cf. Jo 6,49-51).” Meditemos. Carinhosamente, Graziela

“Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor te conduziu” (Deut “Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor te conduziu” (Deut. 8, 2). Lemos estas palavras no Livro do Deuteronômio que recordam a Israel, os quarenta anos de sua Peregrinação através do deserto, quando com o poder de Deus o libertou da escravidão do Egito: “Que teu coração não caia no orgulho de te esqueceres que foi o Senhor teu Deus, quem te tirou do Egito, da casa da servidão” (Ib. 8, 14).

Aquele deserto é uma imagem da vida dos homens e dos povos Aquele deserto é uma imagem da vida dos homens e dos povos. O deserto é imagem da vida humana sobre a terra – em qualquer lugar, mesmo se esta terra fosse a mais fértil e possuísse toda a riqueza da civilização moderna. Em qualquer lugar: o homem é um peregrino do Absoluto. É peregrino em direção à casa do Pai, onde tem a verdadeira morada.

Assim como o corpo humano tem necessariamente fome de pão e sede de água, para não cair na exaustão, o espírito humano, criado à imagem e semelhança de Deus, tem sede de Deus: “Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sal 42 (41), 2).

A Eucaristia é a resposta de Deus a esta sede dos homens que caminham neste mundo em direção à Pátria celestial. No deserto, Deus alimentou o seu povo com o maná que caía do céu. O maná era a figura da Eucaristia. Cristo disse: “Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu darei, é minha carne para a salvação do mundo” (Jo 6, 51-52).

Jesus de Nazaré pronunciou estas palavras, depois da milagrosa multiplicação dos pães nas imediações de Cafarnaum. Muitos dos presentes não podiam compreendê-l’O. Diziam: “Dura é esta linguagem” (Ib. 6, 60). E saíram não querendo mais escutar aquilo que Jesus dizia, tão inverossímeis lhes pareciam aquelas palavras. Foi preciso chegar à última ceia em Jerusalém. Foi necessário que no dia seguinte o Corpo de Cristo fosse entregue à morte na Cruz, que Seu Sangue fosse derramado em sacrifício propiciatório pelos pecados do mundo, para que a Eucaristia viesse a ser o alimento sacramental e a bebida da Igreja desde os primeiros dias, até os nossos tempos… até o fim do mundo.

Os apóstolos que, no dia de Pentecostes, a partir do cenáculo de Jerusalém, foram por todo o mundo anunciar que “Jesus é o Senhor” (Rom 10, 9), transmitiram-nos o Evangelho e a Eucaristia. O Evangelho é o testemunho do Filho de Deus crucificado e ressuscitado. A Eucaristia é o sacramento do Seu sacrifício redentor pela vida do mundo.

Quando o Senhor instituiu a Sagrada Eucaristia, na Última Ceia, era noite, o que manifestava – como comenta São João Crisóstomo – que os tempos se tinham cumprido (S. Ioannis Chrysostomi In Matthaeum homiliae, 82, 1: PG 58, 700). Abriu-se assim o caminho para um verdadeiro amanhecer: a nova Páscoa. A Eucaristia foi instituída durante a noite, preparando a manhã da Ressurreição. Ela está a indicar-nos que não voltaremos a nos alimentar do maná do deserto, nós que temos o Pão de hoje e de sempre.

A verdade eucarística é a Palavra da vida eterna A verdade eucarística é a Palavra da vida eterna. Jesus diz: “Em verdade, em verdade Eu vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo. 6, 53-54). E continua: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne, viverá por mim” (Ib. 6, 56-57).

Ele – o Cristo – “somente Ele, tem palavras de vida eterna”. A quem iremos? Ele – o Cristo – “somente Ele, tem palavras de vida eterna”.

Texto - Homilia do Papa João Paulo II na Missa Conclusiva do XII Congresso Eucarístico Nacional - Praça do Congresso (Natal) – 13 de Outubro de 1991 Imagem – Google Música – Formatação - Graziela Visite-nos em: www.tesouroescondido.com e www.blog.tesouroescondido.com