A Revelação de Deus à humanidade:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Oração Eucarística VI- A
CANTO: BEM-VINDO! Bem-vindo! Bem-vinda! Bem-vindo, meu amigo, meu irmão! Eu quero, que sintas a Paz de Deus chegando ao coração!
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Revelação e sua transmisão
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
DEI VERBUM À VERBUM DOMINI.
Em busca da ovelha perdida. Jo
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
A libertação está próxima
Fruto do Espírito Santo II Paciência, Afabilidade, Bondade
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FRAÇÃO DO PÃO
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
A Igreja vive da Eucaristia
Enviai, Senhor, o vosso Espírito!
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
Site: Blog:
"NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO"
Domingo, o Coração fala ao coração
A Presença Real de Jesus
Rainha dos Apóstolos.
TOQUE DE JESUS.
O que é Oração.
Aspectos missionários
A Bíblia e São Jerônimo.
Mãe do Salvador.
A nossa oração é pública e universal
O LIVRO.
Deus é Comunidade de Amor
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
No mês de Setembro comemoramos o
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
A eucaristia Começar.
O SÍMBOLO DA FÉ.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
O Poder da Palavra.
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.
Caríssimos “O filho anunciado a Maria é claramente designado como filho de Davi, pois José, de quem Maria é noiva, pertence à casa de Davi. Era importante.
SER DE JESUS.
Bíblia, Palavra que transforma.
Existe erro na Bíblia ?.
Crescer na Leitura da Bíblia
A Trindade
Este é um texto teste para este slide.
1.º Encontro/Assembleia de Reflexão
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
O livro mais importante do mundo
Mês de Outubro Durante este Mês de Outubro apresentamos partes da Carta Encíclica do Papa João Paulo II “REDEMPTORIS MATER” para fazermos as nossas oportunas.
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.
Caríssimos, Este Tempo Comum da Igreja é verdadeiramente rico de celebrações, festas, solenidades. Aqui encontra-se ou é alcançada a “Verdadeira Vida”
Pensamentos de São Jerônimo
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
Trindade.
CURSO BÍBLICO.
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
O núcleo central da Bíblia é a
A missão do Espírito Santo na Igreja
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
2) Projeto: Igreja lugar da animação bíblica da vida e da pastoral. Objetivo do projeto – possibilitar o contato pessoal, profundo e vivencial com a Palavra.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Organização interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

A Revelação de Deus à humanidade: A bíblia

“A Igreja escolheu setembro como o Mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. Porém o dia da Bíblia é comemorado no último domingo de setembro. São Jerônimo viveu entre 340 e 420 e seu principal trabalho foi traduzir a Sagrada Escritura do hebraico e do grego para o latim. Essa versão recebeu o nome de Vulgata, que significa popular.”

“A Bíblia começou a ser escrita no tempo do rei Davi, por volta do ano 1000 a.C. e finalizada por volta do ano 100 d.C. Está dividida em Antigo e Novo Testamento, palavra que significa aliança. No Antigo Testamento Deus faz uma aliança com o povo de Israel, através de Moisés, libertador do povo da escravidão do Egito, e se concretiza no Novo Testamento, na nova aliança feita com Jesus Cristo, salvador de toda a humanidade.”

“Deus dispôs amorosamente que permanecesse integro e fosse transmitido a todas as gerações tudo quanto tinha revelado para salvação de todos os povos. Por isso, Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma (cfr. 2 Cor. 1,20; 3,16-4,6), mandou aos Apóstolos que pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos.”

“Isto foi realizado com fidelidade, tanto pelos Apóstolos que, na sua pregação oral, exemplos e instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo, como por aqueles Apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação.”

“Porém, para que o Evangelho fosse perenemente conservado integro e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram os Bispos como seus sucessores, «entregando-lhes o seu próprio ofício de magistério». Portanto, esta sagrada Tradição e a Sagrada Escritura dos dois Testamentos são como um espelho no qual a Igreja peregrina na terra contempla a Deus, de quem tudo recebe, até ser conduzida a vê-lo face a face tal qual Ele é (cfr. 1 Jo. 3,2).”

“E assim, a pregação apostólica, que se exprime de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se, por uma sucessão contínua, até à consumação dos tempos. Por isso, os Apóstolos, transmitindo o que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que tinham aprendido quer por palavras quer por escrito (cfr. 2 Tes. 2,15), e a que lutem pela fé recebida dama vez para sempre (cfr. Jud. 3).”

“A sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim.”

“A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para que eles, com a luz do Espírito de verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação; donde resulta assim que a Igreja não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas. Por isso, ambas devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência.”

“A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito sagrado da palavra de Deus, confiado à Igreja; aderindo a este, todo o Povo santo persevera unido aos seus pastores na doutrina dos Apóstolos e na comunhão, na fração do pão e na oração (cfr. At. 2,42 gr.), de tal modo que, na conservação, atuação e profissão da fé transmitida, haja uma especial concordância dos pastores e dos fiéis.”

“Porém, o encargo de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo. Este magistério não está acima da palavra de Deus, mas sim ao seu serviço, ensinando apenas o que foi transmitido, enquanto, por mandato divino e com a assistência do Espírito Santo, a ouve piamente, a guarda religiosamente e a expõe fielmente, haurindo deste depósito único da fé tudo quanto propõe à fé como divinamente revelado.”

“É claro, portanto, que a sagrada Tradição, a sagrada Escritura e o magistério da Igreja, segundo o sapientíssimo desígnio de Deus, de tal maneira se unem e se associam que um sem os outros não se mantém, e todos juntos, cada um a seu modo, sob a ação do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas.”

Texto – Partes da CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA Revista Brasil Cristão – setembro 2012 Imagens – Google Música – Israel, eis o que diz o Senhor – Agnus Dei Formatação – Graziela www.tesouroescondido.com www.blog.tesouroescondido.com Twitter: @tesouroescondid Facebook: Tesouro Escondido Para receber novas formatações, enviar e-mail para: meditacaosextafeira@gmail.com