AULA 2 PRO Micropro Instrutor Kaique.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Introdução à Internet.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
HISTÓRIA DA INTERNET.
BREVE HISTÓRIA DA INTERNET
Laboratório de Informática Plataforma Web 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
INTERNET HISTÓRIA.
Conceitos Relacionados a Internet
Histórico da Internet FINAL DOS ANOS 60 Guerra Fria;
Conceitos Básicos de Internet
ATENDEM A CONSULTAS DE 550 MILHÕES DE INTERNAUTAS.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro
Oficina de Pesquisa na Rede
Aula 01 – Apresentação e introdução html
A grande rede mundial de computadores
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Há milênios atrás o instrumento de calcular era o ÁBACO
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Internet.
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Enrique P. L. de Oliveira Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira
Primeiro Técnico Histórico de Internet.
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Lembra algumas curiosidades da História da Internet…
Histórico e conceitos básicos.
Técnico em Informática
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Primeiro Técnico Navegadores.
XHTML/CSS Aula 00 História da Internet Introdução a XML Wítalo Rebouças.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Trabalho elaborado por:  Cátia Soraia Barros Nº987 T:11.3.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
CapaCIntação criação de páginas
Redes de comunicação A Internet e a Web
A linha do tempo da Internet
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
INTERNET BÁSICA.
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
PROCESSAMENTO DE DADOS
 São um meio de nos conectarmos com as pessoas na Internet;  Podemos compartilhar gostos, interesses, hobbies, profissão, nível de ensino, objectivos.
Karine Alessandra Córdova
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Internet Service Providers Introdução Software para Internet Protocolos World Wide Web (WWW) Página Inicial A internet tem relacionado o mundo dos computadores.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
A História da Internet Trabalho realizado por: -Paulo Ponte nº 23 -Ricardo Ramos nº 26.
Uso Educativo da Internet. O que é Internet? É uma rede mundial de computadores interligados, que permite trocar informações dos mais variados assuntos,
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
A evolução da Internet Rodrigo Melo Génese da Internet A Expansão Da Internet Fornecedor de acesso à internet service providers Contas de utilizadores.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
A História da INTERNET.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

AULA 2 PRO Micropro Instrutor Kaique

Apresentação sobre a Internet A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.

A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midiático do século 20', único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas. Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história.[1] O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O". Já na década de 1970, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.

Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los. A mesma lógica se deu com a Internet. Jovens da contracultura, ideologicamente engajados ou não em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. A tal ponto que o sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, afirmou no livro A Galáxia da Internet (2003) que A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural. Um sistema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.

Tim Berners-Lee Cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1990 Sir Timothy John Berners-Lee KBE, OM, FRS (TimBL ou TBL) (Londres, 8 de junho de 1955[1]) é um engenheiro britânico e cientista da computação e professor do MIT, a quem é creditada a invenção do World Wide Web, fazendo a primeira proposta para sua criação em março de 1989.[2] Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet. Berners-Lee é o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web. Também é o fundador da Fundação World Wide Web e é um pesquisador sênior e titular e fundador da cadeira de 3Com no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (CSAIL).[3] É um diretor da The Web Science Research Initiative (WSRI)[4] e um membro do conselho consultivo do Centro de Inteligência Coletiva do MIT.[5][6] Em abril de 2009, foi eleito como membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, sediada em Washington, D.C.[7]

O primeiro sítio Web Berners-Lee usou este NeXTcube na CERN para criar o primeiro servidor web do mundo O primeiro website (sítio) que Tim Berners-Lee construiu - inicialmente unicamente com página de texto - foi no CERN e foi colocada online em 7 de agosto de 1991. Oferecia uma explicação sobre o que a World Wide Web era, como alguém poderia criar um navegador, como instalar e configurar um servidor web, e assim por diante. Foi também o primeiro diretório

Tim Berners-Lee

Tipos de Conexão DISCADA

Tipos de Conexão BANDA LARGA

Tipos de Conexão VIA SATÉLITE

Tipos de Conexão VIA RÁDIO

Tipos de Conexão WIFI

NAVEGADORES Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem folhas de estilos em linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.

NAVEGADORES Opera - por pesquisadores da empresa de telecomunicações norueguesa Telenor em 1994. No ano seguinte, dois pesquisadores, Jon Stephenson von Tetzchner e Geir Ivarsøy, deixaram a empresa e fundaram a Opera Software. Internet in a box - pela O'Reilly and Associates em Janeiro de 1994. Navipress - pela Navisoft em fevereiro 1994 para PC e Macintosh. Netscape - pela Nestcape em outubro de 1994. Internet Explorer - pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. Safari - pela Apple Inc. em 23 de Junho de 2003. Mozilla Firefox - pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores em 9 de Novembro de 2004. SeaMonkey - pelo Mozilla Foundation - Baseado no Gecko (Mozilla) - Site: http://www.seamonkey-project.org/releases/seamonkey2.0.5/. Flock - pela Flock Inc. baseado no Firefox em 22 de Junho de 2006. Google Chrome - pela Google em Setembro de 2008. Konqueror - pelo Time de Desenvolvedores do KDE. Dooble - por ... - Um navegador Open Source para Linux/Unix, MAC OS e Windows - Site: http://dooble.sourceforge.net/. Midori - por Christian Dywan - Um navegador leve baseado no WebKitGTK+ e o navegador official do XFCE - Site: http://www.twotoasts.de/. Arora - por ... - .Um navegador leve baseado no QTWebKit - Site: http://code.google.com/p/arora/ Ephiphany - por 2002–2004 Marco Pesenti Gritti - Baseado no WebKit e o navegador official do Gnome - Site: http://projects.gnome.org/epiphany/ rekonq - por Domrachev Alexandr - Um navegador leve baseado no WebKit e feito para o KDE - Site: http://rekonq.sourceforge.net/. Weblinkss.com - pela Weblinkss.com 3A INTERNET

NAVEGADORES I.E

NAVEGADORES FIREFOX

NAVEGADORES OPERA

NAVEGADORES NETSCAPE

TECNOLOGIA 3G O padrão 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, substituindo o 2G. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000). Características A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G. Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras. Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 7 megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

INTERNET X INTRANET

NAVEGAÇÃO BARRAS BOTÕES F11

CHAT http://batepapo.uol.com.br/bytheme.html?nodeid=522045&x=10&y=11

DICAS DE SITE ?

CERN A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (em francês: Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire), conhecido como CERN (em francês: Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça (46° 14′ N 6° 3′ E), e criado em 1954 [1]. A organização tem vinte Estados membros e é atualmente o local de trabalho de aproximadamente 2.600 funcionários em tempo integral, assim como 7.931 cientistas e engenheiros (representando 580 universidades e centros de pesquisa e 80 nacionalidades). A principal função do CERN é fornecer aceleradores de partículas e outras infraestruturas necessárias para a pesquisa de alta energia física. Vários experimentos têm sido construídos no CERN por colaborações internacionais para fazer uso deles. Também é conhecido por ser o local de nascimento da World Wide Web. No sítio de Meyrin (ver História), sede da organização, existe um grande centro de informática contendo instalações de processamento de dados muito poderosas principalmente para análise de dados experimentais, e devido à necessidade de torná-las disponíveis a outros pesquisadores, historicamente tem sido (e continua a ser) um hub de rede de longa distância.

Dúvidas ?