FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Osny Ferreira de Camargo
Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho
RISCOS QUÍMICOS ÍNDICE GERAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES
MAPA DE RISCOS.
MAPA DE RISCO Tânia Carolina.
Proteção Respiratória
Professora Bruna Gratão
Segurança e Saúde no Trabalho
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Engenharia e Segurança do Trabalho
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS DE CAÇADOR
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
P G S S T.
Conhecendo as principais as funções Orgânicas
Jogo sobre a Poluição.
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira
Segurança e Medicina do trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FÓRUM SOBRE APOSENTADORIA DOS CIRURGIÕES DENTISTAS
Conceito e Classificação dos Riscos Ambientais
CONCEITOS BÁSICOS Toxicologia
Poluição do ar EFA NS– Alfaiate
Disciplina: Toxicologia Profa.: Drd. Mariana de F. G. Diniz
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Toxicologia e Toxicidade
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES C1.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
RISCOLOGIA – Química, Física, Biológica e Ergonômica.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
Riscos Químicos.
History of work-related accident - Industrial Revolution
Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 06
Proteção Respiratória.
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Segurança Ocupacional
CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA
HIGIENE INDUSTRIAL É a ciência e arte que tem como objetivo antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ou agentes do ambiente de trabalho,
Riscos Ambientais.
Contaminação por Mercúrio e Chumbo
21/04/2017.
MAPA DE RISCOS.
Mapa  de Riscos É uma representação gráfica do reconhecimento dos riscos que o indivíduo está sujeito no meio em que vive ou trabalha. A elaboração dos.
COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA
Insalubridade Professora: Zeila Susan – Junho 2009.
PPRA-MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
NORMA REGULAMENTADORA 09
AGENTES QUÍMICOS.
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO UNIFENAS2006 Rosanna Tavares V. Hernandez.
RISCOS QUÍMICOS.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 6

COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA Aplicar os formatos de estruturação documental para a elaboração de um PPRA.

ESTRUTURA

PPRA

Riscos Químicos (Cor Vermelha) Grupo 2 São riscos expressos em diversas formas: Líquidas, gasosas e sólidas, causam diversos problemas de saúde aos trabalhadores expostos.

CHUMBO O chumbo foi um dos primeiros metais utilizados pelo homem. Existem evidências que apontam o uso desse metal na Ásia Menor 4000 a.C. Por ser usado a muito tempo e intensamente, a história de intoxicação é longa.

SATURNISMO O saturnismo é o nome dado à intoxicação pelo chumbo. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo como resultado da poluição ambiental, além de outras espécies, como as aves . Em humanos, as principais fontes de intoxicação são as tintas que contém chumbo, baterias de automóveis, pilhas, soldas, e emissões industriais.

SATURNISMO Existem duas vias pelas quais o chumbo pode adentrar o organismo: Respiratória: mais comum em ambientes de trabalho onde os empregados ficam expostos a vapores de óxido de chumbo. Digestiva: via mais comum.

Riscos Químicos Anexo nº 11 - Agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho Anexo nº 12 - Limites de tolerância para poeiras minerais

Riscos Químicos Anexo nº 13 - Agentes químicos Relação das atividades e operações envolvendo agentes químicos, consideradas, insalubres em decorrência de Inspeção realizada no local de trabalho. Excluam-se cesta relação as atividades ou operações com os agentes Químicos constantes dos anexos 11 e 12.

Riscos Químicos - Aerodispersóides São dispersões de partículas sólidas ou líquidas de tamanho bastante reduzido, que podem se manter por longo tempo em suspensão no ar. Poeiras - São partículas sólidas, produzidas mecanicamente por ruptura de partículas maiores. Poeiras Minerais - Ex: sílica, asbesto, carvão mineral, manganês. Poeiras Vegetais - Ex: algodão, bagaço de cana-de-açúcar.

Riscos Químicos - Aerodispersóides Fumos - São partículas sólidas produzidas por condensação de vapores metálicos. Ex: fumos de óxido de zinco nas operações de soldagem com ferro. Névoas - Partículas líquidas produzidas mecanicamente, como por em processo “spray”. Ex: Pintura a pistola. Neblinas - São partículas líquidas produzidas por condensações de vapores.

Riscos Químicos Gases - Substâncias cujas moléculas se encontram dispersas pelo ar. Tem mobilidade e ocupam todo o espaço disponível. Nas condições normais de temperatura e pressão ambientais se encontram no estado gasoso, somente poderá ser liquefeito, quando submetido a altas pressões e altas temperaturas. Caso estejam armazenados em cilindros podem passar para o ambiente através do vazamento. São exemplos de gases: oxigênio, cloro, dióxido de enxofre, gás sulfídrico.

Riscos Químicos Vapores - São moléculas dispersas pelo ar ambiente no estado gasoso, proveniente da evaporação que se encontram no estado líquido. Quanto maior a temperatura maior será o índice de evaporação, consequentemente maior a concentração destes vapores no ar. São exemplo de vapores os solventes de um modo geral, tais como: álcoois, éteres, hidrocarbonetos.

Classificação dos Gases e Vapores  Irritantes: irritação das vias aéreas superiores. Ex: ácido clorídrico, ácido sulfúrico, soda cáustica, cloro, etc. Asfixiantes: dor de cabeça, náuseas, sonolência, convulsões, coma e morte. Ex: hidrogênio, nitrogênio, hélio, metano, acetileno, dióxido de carbono, monóxido de carbono, etc.  Anestésicos: Ação depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos órgãos, ao sistema formador de sangue, etc. Ex: butano, propano, aldeídos, cetonas, cloreto de carbono, benzeno, tolueno, álcoois, percloritileno, xileno, etc.

Fatores que influenciam na toxidade  Concentração: quanto maior a concentração, mais rapidamente seus efeitos nocivos manifestar-se-ão no organismo;  Índice respiratório: representa a quantidade de ar inalado pelo trabalhador durante a jornada de trabalho;  Sensibilidade individual: o nível de resistência varia de indivíduo para indivíduo; Toxicidade: é o potencial tóxico da substância no organismo;  Tempo de exposição: é o tempo que o organismo fica exposto ao contaminante.

Riscos Biológicos (Cor Marrom) Grupo 3 Vírus Bactérias Fungos Parasitas Bacilos Protozoários

AGENTES BIOLÓGICOS - Anexo 14 Insalubridade de grau máximo Trabalho ou operações, em contato permanente com: Carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pêlos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose);

AGENTES BIOLÓGICOS - Anexo 14 Insalubridade de grau máximo Trabalho ou operações, em contato permanente com: Pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados; Esgotos (galerias e tanques); e Lixo urbano (coleta e industrialização).

AGENTES BIOLÓGICOS - Anexo 14 Insalubridade de grau médio Trabalhos e operações em contato permanente com pacientes, animais ou com material infecto-contagiante, em: hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados); hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais (aplica-se apenas ao pessoal que tenha contato com tais animais);

AGENTES BIOLÓGICOS - Anexo 14 Insalubridade de grau médio Contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos; Laboratórios de análise clínica e histopatologia (técnicos); Gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (pessoal técnico); Cemitérios (exumação de corpos); Estábulos e cavalariças; e Resíduos de animais deteriorados.

ATIVIDADE 1ª Parte: Pesquise na FISPQ – Ficha de informação de Segurança de Produtos Químicos de 05 (cinco) produtos e responda as questões abaixo: Nome do produto e seus sinônimos Nº ONU, Classe e Número de Risco LT – Limites de Tolerância Formas de armazenamento Densidade e Estado físico Cor e odor Carcinogenicidade Continua 

ATIVIDADE 2ª Parte Pesquise sobre cada risco biológico (vírus, bactérias, fungos, parasitas, protozoários) e informe em que tipo de atividade encontramos cada agente, quais os danos a saúde que cada um deles pode causar e o nível de insalubridade das atividades pesquisadas.