Taxonomia Profa. Lillian Alvares,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

Software Básico Silvio Fernandes
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Marfin sobre o Documentador;. Marfin sobre o Documentador;
Resolução.
Árvores.
FUNÇÃO MODULAR.
Introdução à Modelagem Conceitual 1. Conceitos Básicos
Auditoria de Segurança da Informação
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
Gerenciamento do Escopo
Classes e objetos Modelagem
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Provas de Concursos Anteriores
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Monitoria GDI Aula Prática
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Como aplicar leis da lógica
1 Celulose.
Engenharia de Requisitos
DFD – Data Flow Diagram Diagrama de Fluxo de Dados
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Aluno: Mário Monteiro Orientador: Sérgio Soares 1.
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - ESTÁTICA Análise Estrutural Cap. 6 Exercícios.
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Algoritmos Culturais.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Estruturas de Dados com Jogos
Estruturas de Dados com Jogos
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Salas de Matemática.
Tipos de Sistemas de Organização do Conhecimento
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
SISTEMAS DIGITAIS ALGEBRA DE BOOLE E SIMPLIFICAÇÃO DE CIRC. LÓGICOS
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Técnicas de Modelagem para Aplicações em Computação Gráfica
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
EBSCOhost Pesquisa avançada.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Transcrição da apresentação:

Taxonomia Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília

Origem O termo taxonomia tem sua origem no grego Táxis (ordem) Nomos (lei, norma) e ... ..... derivou-se de um dos ramos da Biologia que trata da classificação lógica e científica dos seres vivos, fruto do trabalho do médico e botânico sueco Carolus Linnaeus, com sua Biologia Sistemática.

Definição No contexto da Ciência da Informação, taxonomia é um sistema para classificar hierarquicamente e facilitar o acesso à informação.

Conceito A taxonomia inclui não somente um sistema de classificação como também a teoria e os métodos utilizados para construir um sistema de classificação. Pode-se afirmar que a taxonomia é definida como a teoria prática da classificação.

Conceito Não existe uma taxonomia certa ou errada, o que existe é uma taxonomia organizada a partir de um determinado ponto de vista, uma forma classificatória de entendimento de uma dada realidade, atendendo a diferentes propósitos. Ou seja, as taxonomias não são neutras, são construídas a partir das características que melhor servirem a um determinado propósito.

Conceito O desenvolvimento de uma taxonomia deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, contando com especialistas de diversas áreas.

Conceito O objetivo primário da Taxonomia é prever uma relação entre termos e conceitos. ... na qual os termos localizados nos níveis mais baixos representam os aspectos mais específicos do conteúdo.

Conceito Até recentemente, o seu interesse era restrito a profissionais da Ciência da Informação.... ... mas agora é parte do interesse dos profissionais da gestão do conhecimento.

Conceito A importância das taxonomias para informações não- estruturadas (intranets, e-mails, etc) .... ..... é apontada como equivalente a importância que os ... bancos de dados tiveram para as informações estruturadas.

As taxonomias permitem que se estabeleçam padrões de classificação e ordenação de informações por meio de herança, ou seja, pelo relacionamento hierárquico entre os objetos, em que as características das classes gerais são repassadas por herança às subclasses

Taxonomias não são documentos estáticos que ficam guardados em um lugar seguro. Ao contrário, elas adaptam-se e se transformam conforme as alterações de conteúdo e de conhecimento de quem as utilizam.

No Contexto Empresarial As taxonomias ganharam importância na organização de informações no contexto empresarial

Estabelece correlação de diferentes linguagens funcionais usada pelas empresas. Permite melhor acesso ao conteúdo intelectual da empresa. Permite a etiquetagem de documentos e outros objetos informacionais Permite a construção de mapas de conhecimento.

Características

Contem uma lista estruturada de conceitos/ termos de um domínio. Pode incluir termos sem definição, somente com relações hierárquicas. Possibilita a organização e recuperação de informação por meio de navegação. Instrumento de organização intelectual, que apoia o sistema de recuperação de informação. É um novo mecanismo de consulta em portais institucionais, por meio de navegação.

Objetivos

Objetivos Representar conceitos por meio de termos Agilizar a comunicação entre especialistas e entre especialistas e outros públicos Encontrar o consenso Propor formas de controle da diversidade de significação Oferecer um mapa de área que servirá como guia em processos de conhecimento

Aplicações Genéricas

Aplicações Principalmente, reconhecer o raciocínio de dada área do conhecimento ou instituição.... ... auxiliando na avaliação e na administração dos ativos intelectuais. .... a fim de:

Aplicações ajudar na criação de um mapa explícito do conhecimento permitir automação parcial no processo de armazenagem de informações.

Estruturas Taxonômicas

Estruturas Taxonômicas Três tipos: Taxonomia Descritiva Taxonomia para Gerenciamento de Dados Taxonomia Navegacional

Taxonomia Descritiva

Estruturas Taxonômicas Taxonomia Descritiva Baseia-se na estrutura de tesauros, pois há seleção de termos autorizados e o estabelecimento dos termos significativos em um determinado contexto, trabalhando com relações semânticas. O objetivo é a padronização da linguagem a fim de melhorar a comunicação. Suporte à recuperação da informação.

Taxonomia para Gerenciamento de Dados

Estruturas Taxonômicas Taxonomia para Gerenciamento de Dados É composta de uma pequena lista de termos autorizados sem qualquer estrutura hierárquica. Assemelha-se às taxonomias descritivas, mas não tem a pretensão de representar e promover acesso a toda informação produzida na organização.

Taxonomia Navegacional

Estruturas Taxonômicas Taxonomia Navegacional Organiza a informação e por meio da navegação pode ser visualizada pelo usuário. A estruturação das informações fica visível ao usuário, pois o objetivo é que a descoberta das informações aconteça no momento da navegação. Também utiliza a padronização de termos.

Conceitos Associados

Árvore Taxonômica Uma taxonomia seguida de outras e outras indefinidamente, de modo que se obtém classes com níveis taxonômicos diversos…. …. temos uma árvore taxonômica. Árvore taxonômica é o conjunto das taxonomias criadas para um conjunto raiz.

Genealogia Taxonômica Conjunto de classes contida em uma taxonomia. Por analogia a genealogia taxonômica poderia ser descrita como.... .... o caminho que leva da raiz até a classe definida.

Árvores Taxonômicas Notáveis Aristotélica Platônica

Árvores Taxonômicas Notáveis Aristotélica: Organizada por categorias A conhecida técnica de herança é uma árvore aristotélica. Reino / Filo / Classe / Ordem / Família / Gênero / Espécie 

Árvores Taxonômicas Notáveis Platônica: Os critérios de classificação são formados sempre por duas proposições, na qual uma é a contraditória da outra. É a classificação por dicotomias.

Árvore de Porfírio

Referência Aquino, I.J.; Carlan, E.; Bräscher, M.B. Princípios classificatórios para a construção de taxonomias. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 3, p. 196-215, dez. 2009.