Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Padrões de qualidade no atendimento: Uma experiência da CENAGRI
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Organizações Públicas de Qualidade
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Fortaleza – CE 08 e 09 de dezembro de 2008
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fortalecendo a governança para o Crescimento: A OCDE e a possibilidade de aprendizado em políticas públicas Francisco Gaetani Secretário-Executivo Adjunto.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Talentos para Inovação
Panorama da Saúde no Brasil
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Julho de 2008 Os Desafios da Regulação no Brasil: A Visão da Secretaria de Gestão.
Transcrição da apresentação:

Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008 Contribuições da Revisão Interpares (peer review) para o Fortalecimento da Governança para o Crescimento   Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008 Apresentação para a sessão de abertura, 22 de outubro, 10h-11h15m Tempo aproximado: 25m Contexto geral do fórum: Novos tipos de gerenciamento setorial público, novas abordagens ao provimento de serviços e novas tecnologias mudaram a forma como o setor público opera, mas também criaram uma necessidade de novas formas de tornar agências e governos responsáveis pelo que fazem. Com um setor público cada vez mais evoluído, se torna cada vez mais importante e difícil assegurar conformidade com os objetivos de políticas governamentais, controlar gastos e monitorar desempenhos enquanto preserva-se a confiança da população em seu governo. Objetivo: permitir que os países participantes possam compartilhar suas experiências na área de modernização e eficiência do setor público.   Esquema de trabalho: áreas prioritárias selecionadas pela importância no processo de mudança – discussão em quatro grupos de trabalho: 1. reforma regulatória e simplificação administrativa, 2. prestação de serviços públicos e desempenho, 3. governança multinível e accountability, 3. participação e governo eletrônico.

Cooperação e Diálogo Internacional A Cooperação internacional é instrumento para o intercâmbio de experiências e para o aprendizado comparado dos países no mundo contemporâneo; Na era da globalização, o diálogo internacional tornou-se fundamental para o processo de aprimoramento de políticas e de instituições; A OCDE contribui para o desenvolvimento da economia mundial ao se constituir como um lócus permanente de diálogo e de intercâmbio de experiências. -      Tema geral da sessão de abertura: o que sabemos até agora sobre a eficiência das reformas e como medir o progresso obtido?

Revisão Interpares em Sentido Geral Processo facultativo pelo qual as políticas, leis e instituições de um país são avaliadas por seus pares em relação a determinados padrões de boas práticas; Possibilita: Intercâmbio de experiências e de informações; Benchmarking; Aproximação em relação aos padrões de excelência internacional; Assistência técnica (rede de contatos e recomendações); Objetivo: auxiliar o aperfeiçoamento institucional e melhorar a qualidade das políticas públicas dos países. -      Tema geral da sessão de abertura: o que sabemos até agora sobre a eficiência das reformas e como medir o progresso obtido?

A Revisão Interpares do Sistema Regulatório Estudo sobre o Sistema Regulatório Brasileiro elaborado pela Divisão de Política Regulatória da Diretoria de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da OCDE em 2007; O estudo: Aborda aspectos gerais sobre governança e aspectos específicos sobre 4 setores e agências: energia elétrica (ANEEL), saúde suplementar (ANS), transporte terrestre (ANTT) e telecomunicações (ANATEL); Oferece 14 recomendações não vinculantes de política; É um insumo qualificado para ação governamental no sentido do aprimoramento do Sistema Regulatório Brasileiro. -      Tema geral da sessão de abertura: o que sabemos até agora sobre a eficiência das reformas e como medir o progresso obtido?

Sistema de Gestão Regulatória e Crescimento O Sistema de Gestão Regulatória inclui as instituições, políticas e ferramentas por meios das quais a regulação é elaborada, implementada e sistematicamente ou não revisada; Um sistema de Gestão Regulatória robusto é aquele que tem como foco a regulação de alta qualidade; A regulação de alta qualidade é aquela que não distorce desnecessariamente a concorrência, é simples, proporcional, consistente, transparente e atende aos objetivos de política pública a que se destina ao menor custo possível; Um Sistema de Gestão Regulatória robusto é parte fundamental de uma estratégia de crescimento econômico porque implica ...

Melhora da Qualidade da Regulação Acirramento da concorrência Estímulo à inovação Criação de empregos Aumento da produtividade Queda do nível de preços Aumento da qualidade dos produtos Aumento da competitividade Incentivo ao empreendedorismo Redução da economia informal Crescimento Econômico

Agenda Regulatória a Serviço da Aceleração do Crescimento Cenário atual: estabilidade macroeconômica, grau investimento e políticas de atenção social; A grande questão do país hoje é o crescimento econômico sustentado; O momento é oportuno para que a agenda regulatória possa avançar; Questão pragmática: é necessário aperfeiçoar o Sistema de Gestão Regulatória para garantir melhor desempenho econômico e crescimento sustentado.

Principais Desafios A qualidade da regulação do Brasil é superior à média da América Latina, mas é inferior à dos países da OCDE; A quantidade de normas é significativa e onerosa; Não existe programa de garantia de qualidade regulatória; Não existe utilização sistemática de ferramentas que garantam a qualidade da regulação; As capacidades institucionais para a regulação de alta qualidade são fragmentadas e os mecanismos de coordenação são frágeis.

Fortalecendo a Governança para o Crescimento Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios e favorecer os investimentos privados; A Revisão Interpares da OCDE é um insumo; O Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação (PRO-REG) é o principal meio.

O Papel da Secretaria de Gestão/MP Coordenar a elaboração de políticas públicas e diretrizes de governo para a gestão pública: Estruturas organizacionais, processos e pessoas; Cargos e funções comissionadas; Concursos; Melhoria da gestão e de processos; Qualidade e simplificação administrativa; Cooperação internacional; Interlocução qualificada e parceria firme com outros órgão de governo para o fortalecimento do Sistema Regulatório Brasileiro.

OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO! Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Esplanada dos Ministérios, Bloco K, 4º andar 70 040-906 Brasília-DF marcelo.viana@planejamento.gov.br Tel: (61) 3429 4919 Fax: (61) 3429 4917