SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde – Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas para a Mulher
Advertisements

Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
CRACOLÂNDIA? JÁ ERA! CDR – Coordenadoria de Atenção às Drogas
Um programa estratégico Estima-se que 70% das mortes prematuras estejam relacionadas a comportamentos adquiridos na adolescência (OMS) Saúde.
O campo da Psicologia no CRAS
Caracterização do Município Cartão Família Carioca
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
Saúde Integral da Criança
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
1ª OFICINA TEMÁTICA -SEPLAN Secretaria de Cidadania
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
PROGRAMAS DE SAÚDE PROF.ª CHARLENE
Alexandre de Araújo Pereira
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Redução de Danos como Política de cuidado
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
1.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Centro de Referência de Assistência Social
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
Polo Base Araquari – Santa Catarina
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Transcrição da apresentação:

SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE SPAIS

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DA CRIANÇA Coeficientes de mortalidade infantil, por residência, Goiás, 1990 - 2003 Redução da mortalidade infantil Fonte: SIM/SINASC/SES-GO

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DA CRIANÇA Em Goiás 14,48% das crianças de 0 a 59 meses e 12,07 das gestantes, atendidas nas Unidades Básicas de Saúde se encontram em situação de risco nutricional.

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DA CRIANÇA Incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida. Atividades Credenciamento Hospitais Amigo da Criança (21 no Estado). Parceria com os Correios – Carteiro Amigo da Criança.

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DA CRIANÇA Implantação do Registro Civil de Nascimento nas Unidades Hospitalares. Campanhas de Vacinação. Triagem Pré-Natal – TESTA DA MAMÃE. Implantação de Centros de Referência regionalizados para atendimento das Gestantes. Acompanhamento nutricional/mensal de crianças e gestantes em risco nutricional.

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DO ADOLESCENTE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA TABAGISMO DROGAS

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DO ADOLESCENTE Implantação de Centros de Assistência Psicossocial – CAPS CAPS I em parceria com os municípios para as ações de atenção secundária (diagnóstico, tratamento e encaminhamento diário). Para atendimento infantil. 6 na capital 4 no interior (Catalão, Anápolis, Itumbiara e Jataí) CAPS AD – Para atendimento de adolescente somente Goiânia. CAPS I AD – Para atendimento infantil e adolescente somente Goiânia.

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DO ADOLESCENTE Capacitações para profissionais de nível superior da Educação: Temas: Conceituação da Adolescência. Adolescência e Vulnerabilidade. Álcool e Drogas. Gravidez. DST e AIDS. Tabagismo. Plano de Atenção à Saúde do Adolescente em conflito com a Lei (regime de internação e internação provisória).

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE SAÚDE DO ADOLESCENTE Programa Saúde Goiás Parceria com a Universidade Federal de Goiás - UFG (Rádio Universitária)e a Fundação Municipal de Desenvolvimento Comunitário de Goiânia - FUNDEC. Participação direta de adolescente carentes que são orientados na elaboração de entrevistas e roteiros, com a meta de cumprirem o papel de agentes multiplicadores em suas comunidades. Aborda a prevenção de doenças e a qualidade de vida do trabalhador, e outros agravos.

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE INTERSETORIALIDADE Secretaria de Cidadania Critérios para distribuição de benefícios, associados a informações epidemiológicas. Utilização do Cartão da criança e da Gestante para distribuição de benefícios. Creches. Secretaria de Educação Exigência do Cartão completo de vacinas (1° e 2° grau). Secretaria de Segurança Pública Parceria com o Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), para desenvolvimentos de ações preventivas quanto ao uso de substâncias psicoativas.

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE INTERSETORIALIDADE Secretaria do Trabalho Exigir cartão de vacinas Ações de saúde - Sexualidade - Gravidez na adolescência - Álcool / Drogas - Prevenção de fatores de risco para acidentes no trabalho Organização das Voluntárias de Goiás – OVG Creches, gestantes e adolescentes aprendizes. Ações de saúde - Vacinação - Sexualidade. - Álcool / drogas - Saúde Mental - Saúde Bucal - Controle e Agravos

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE INTERSETORIALIDADE Ministério Público Busca junto as instituições de saúde envolvidas com a criança e adolescente, fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no atendimento junto a equipe de saúde especializada.

_SES___ SECRETARIA DA SAÚDE INTERSETORIALIDADE Agência de Comunicação – AGECOM Publicar ações preventivas: DST/AIDS Uso e abuso de álcool e outras drogas Gravidez na adolescência Violência Acesso aos serviços – criança e ao adolescente Imunizações

MUITO OBRIGRADA!