Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 08 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira

Logística de Distribuição Profundas mudanças na forma como as empresas olham suas cadeias de abastecimento e o papel que a distribuição pratica nessas cadeias tem ocorrido nas organizações. Essas mudanças são impulsionadas por demandas de clientes que estão moldando os padrões de distribuição. Que demandas são essas? Resposta: As demandas de clientes são: - Serviço ao cliente: Clientes exigem maiores níveis de serviço, o que inclui entregas com maior freqüência e consistentes, entregas no tempo certo programado, transações sem erro, além de disponibilidade de estoque; - Custo: Pressão dos clientes para reduzir custos de modo que sejam preservadas margens já apertadas e que se responda a forças competitivas crescentes; - Velocidade: Desejo crescente de integrar toda a cadeia logística como uma forma de encontrar as respostas certas e reduzir os ativos e os custos.

De que forma os custos de distribuição podem ser reduzidos, mantendo o nível crescente de serviço, produtos com qualidade, diminuindo devoluções por defeitos de manuseio no processo de distribuição e maximizando a resposta rápida à demanda? Resposta: Os custos de distribuição podem ser reduzidos basicamente de duas formas: redução do capital empatado nos estoques por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento ou minimização do custo por meio da melhoria na eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem como no transporte.

Tradicionalmente, os distribuidores agregam valor, ligando compradores e vendedores, providenciando meios eficientes de vender e entregar produtos aos clientes. No entanto o papel dos distribuidores no futuro é incerto. Eles têm sido afetados por uma variedade de forças externas. Comente estas forças externas. Resposta: A consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e cliente, em que o fornecedor passa a distribuir diretamente ao grande varejista; a desregulamentação dos transportes em várias partes do mundo tem reduzido os custos de transporte ao mesmo tempo que aumentado a variedade de serviços, permitindo aos fornecedores alcançar muitos clientes; avanços tecnológicos tem esvaziado algumas das tradicionais atividades dos distribuidores pois os clientes podem entrar com os pedidos eletronicamente na casa dos fornecedores e softwares de consolidação de cargas e fretes colocam em cheque a necessidade de estocagem local feita pelo distribuidor; o crescente número de empresas que aderem a filosofia de supply chain, enfatizando a gestão de estoque e reduzindo tempo em que o produto fica os locais de estocagem; são forças externas que afetam intensamente os distribuidores.

Tendo em vista a pressão das forças externas sobre os distribuidores, eles devem adotar dois papéis que serão fonte de vantagem competitiva. Que papéis são esses? Resposta: Esses papéis são definidos como: - Otimizadores de rede: Tem a função de desenhar e administrar os fluxos do produto de modo a minimizar o custo total do canal; - Maximizadores de mercado: Os distribuidores estabelecerão maneiras de ajudar seus clientes a ressaltar a efetividade do seu marketing.

Os clientes com maior poder de barganha têm demandado de seus fornecedores mais por menos, ou seja, mais serviços que envolvam menores e mais freqüentes entregas por custos menores. Quais métodos podem maximizar a eficiência dos recursos de distribuição? Resposta: O primeiro método que pode ser utilizado é a distribution utility, uma associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais. Essa associação permite entregas mais freqüentes das cargas de todos os fabricantes da aliança, além de fornecer possibilidade de redução das flutuações de uso devido à sazonalidade. Outro método que também pode ser aderido pelas organizações é denominado cross docking, uma operação de sistema em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo.

Os compradores de transação de serviços de transportes adotam o enfoque arm’s lenght e negociam cada acordo individualmente, para obter o serviço desejado ao menor custo. Portanto focam o curto prazo, são bons negociadores e trabalham invariavelmente em confronto com uma relação ganha/perde com seus prestadores de serviço. Existe uma outra postura a ser adotada pelos compradores de serviços de transporte? Resposta: Sim. Os compradores de relação concentram- se em formar relações duradouras, de longo prazo, com suas empresas de transporte. Procuram identificar um conjunto de oportunidades que agreguem valor e beneficiem ambas as partes. Os compradores oferecem contratos de longo prazo, encorajam as empresas de transporte a investir em redução de custos e dividem com seus prestadores quaisquer reduções de custos e melhorias operacionais.