SEMÂNTICA. A semântica estuda o sentido das palavras, expressões, frases e unidades maiores da comunicação verbal, os significados que lhe são atribuídos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Semântica= relação de significado entre as palavras
Advertisements

Significação das palavras
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
SEMÂNTICA Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua.
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
Hiperônimo e Hipônimo.
Língua Portuguesa Causas dos principais erros de ortografia:
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
O que é adequação vocabular?
As relações entre palavras
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Ponto 3 Sintaxe e Semântica Semântica
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Colégio Adventista de Ji-Paraná
CORES.
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
Dicionário Terminológico
Ortografia n Por que - Por que você faltou? n Por quê - Você faltou por quê? n Porque - Faltei porque viajei. n Por que - Desconheço a razão por que faltou.
Material de língua portuguesa Prof. Hider oliveira
Capítulo 20 – Introdução à Semântica
A semântica é o estudo da significação das palavras.
Semântica Sinônimo São palavras ou expressões com sentidos parecidos ou próximos. Mulher Bonita.
Relações entre palavras
Hiperônimo e Hipônimo.
SEMÂNTICA.
Desenvolver o conhecimento lexical. Objectivos:  Reconhecer a importância do ensino explícito do vocabulário na compreensão da leitura e na produção.
SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Relações entre palavras
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. ESTRUTURA DAS PALAVRAS O A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos:
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas: Inicialmente.
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Conhecer o significado das palavras é fator essencial para o domínio da língua, pois assim o falante ou o escritor poderá escolher a palavra adequada.
SEMÂNTICA Língua Portuguesa – 2º trimestre
AMBIGUIDADE Sandra Marjorie.
Determinantes e pronomes possessivos
Verbos Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
´ Produção Textual Mara Rúbia
Conceitos de Semântica
morfossintaxe Aplica o teu Coração à instrução ;
Observar, descobrir e escrever na respectiva etiqueta :
Denotação e Conotação.
Relações lInguísticas e documentação
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
OS VALORES Diante de pessoas e coisas, estamos constantemente fazendo juízos de valor. Fazemos juízos de realidade, dizendo que esta caneta, esta moça,
P l a n o D e C u r s o 1º semestre de P l a n o D e C u r s o 1º semestre de 2017.
ADJECTIVOS Funcionamento da Língua FICHA NOME DATA
APOSTILA 2 – GRAMÁTICA ESTRUTURA DAS PALAVRAS
Relações entre as palavras
APOSTILA 2 – GRAMÁTICA ESTRUTURA DAS PALAVRAS
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
COMPLEMENTO NOMINAL.
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Ou um estado.
SEMÂNTICA. A semântica estuda o sentido das palavras, expressões, frases e unidades maiores da comunicação verbal, os significados que lhe são atribuídos.
Professor Cleir Pereira de Deus
Verbos Classificação.
PALAVRAS IDÊNTICAS – SENTIDOS DISTINTOS
Disciplina: Língua Portuguesa Profª. Elizabete
Ou um estado.
Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
GRAUS DOS ADJETIVOS PROFESSORA: RITA TRINDADE.
MÓDULO 1 Capítulo 3.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Palavras Resumo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

SEMÂNTICA

A semântica estuda o sentido das palavras, expressões, frases e unidades maiores da comunicação verbal, os significados que lhe são atribuídos. Ao considerarmos o significado de determinada palavra, levamos em conta sua história, sua estrutura (radical, prefixos, sufixos que participam da sua forma) e, por fim, do contexto em que se apresenta.

Semântica A corda era muito fina, por isso arrebentou. Cheio de dívidas, ele está com a corda no pescoço. O garoto está coma corda toda.

Conotação – Denotação  Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto. Exemplos: Você tem um coração de pedra.  Denotação é o uso da palavra com o seu sentido original. Exemplos: Pedra é um corpo duro e sólido, da natureza das rochas.

Ambiguidade

- Como você ousa dizer palavrões na frente da minha filha? - Por quê? Era a vez dela? Estudantes de veterinária viram porcos na fazenda. Os estudantes estavam brincando na rua de futebol.

Polissemia É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados. Exemplos: Ele ocupa um alto posto na empresa. Abasteci meu carro no posto da esquina. Os convites eram de graça. Os fiéis agradecem a graça recebida.

Sinônimo  Sinonímia: É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos:  Exemplos: Cômico - engraçado / Débil - fraco, frágil / Distante - afastado, remoto.

Antônimo  Antonímia: É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários, isto é, os antônimos:  Exemplos: Economizar - gastar / Bem - mal / Bom - ruim.

Homônimos  Homonímia: É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica, ou seja, os homônimos: As homônimas podem ser:  Homógrafas: palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia. Exemplos: gosto (substantivo) - gosto / (1ª pessoa singular presente indicativo do verbo gostar) / conserto (substantivo) - conserto (1ª pessoa singular presente indicativo do verbo consertar);  Homófonas: palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Exemplos: cela (substantivo) - sela (verbo) / cessão (substantivo) - sessão (substantivo) / cerrar (verbo) - serrar ( verbo);  Perfeitas: palavras iguais na pronúncia e na escrita. Exemplos: cura (verbo) - cura (substantivo) / verão (verbo) - verão (substantivo) / cedo (verbo) - cedo (advérbio);

Parônimos  Paronímia: É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita, isto é, os parônimos:  Exemplos: cavaleiro - cavalheiro / absolver - absorver / comprimento - cumprimento/ aura (atmosfera) - áurea (dourada)/ descriminar (desculpabilizar - discriminar (diferenciar)/ desfolhar (tirar ou perder as folhas) - folhear (passar as folhas de uma publicação)/ despercebido (não notado) - desapercebido (desacautelado)/ geminada (duplicada) - germinada (que germinou)/ mugir (soltar mugidos) - mungir (ordenhar)/ sobrescrever (endereçar) - subscrever (aprovar, assinar)/ veicular (transmitir) - vincular (ligar) / descrição - discrição /

Hiperônimo  Hiperônimo: deriva do grego hyperonymon (hyper = acima, sobre/ onymon = nome) é uma palavra com sentido genérico, cujo significado será mais amplo que o hipônimo.  Animais é hiperônimo de boi e cavalo.  Legume é hiperônimo de chuchu e beterraba.  Galáxia é hiperônimo de estrelas e planetas.  Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate.  Doença é hiperônimo de febre e reumatismo.

Hipônimo  Hipônimo: também tem origem grega hyponymon (hypo = debaixo, inferior/ onymon = nome), é a palavra com sentido específico, ou seja, com significado hierarquicamente mais específico do que as demais palavras.  Laranja e morango são hipônimos de fruta.  Vermelho e azul são hipônimos de cor.  Brócolis e espinafre são hipônimos de verdura.  Flores e jardins são hipônimos de flora.  Gripe e resfriado são hipônimos de doença.