A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA

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Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA

Alguns representantes mais expressivos do Renascimento: Dante Alighieri Petrarca e Boccaccio, Victorino de Feltre, François Rabelais Michel de Montaigne

Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da historia européia, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval. O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.

Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

O movimento renascentista caracterizou-se pelo desenvolvimento cultural e artístico nos séculos XVI e XVII, propondo restaurar as formas e ideais da Antiguidade Clássica. As atividades do renascimento podem ser resumidas em três tendências gerais que representam três interesses: a) pela vida real do passado; b) pelo mundo subjetivo das emoções; c) pelo mundo da natureza física.

As conseqüências dos novos interesses foi a exaltação dos estudos dos clássicos e a busca de uma nova educação. O Renascimento propõe uma nova educação que se opunha ao velho e pedante esquema da escolástica e promova o ideal da nova vida. O aprendizado da língua e da literatura dos gregos e romanos torna-se o problema pedagógica mais importante.

O interesse da educação no Renascimento está centrado, portanto, "nos propósitos, nas atividades específicas da humanidade", e a literatura dos gregos e romanos era apenas um meio para a compreensão de tais atividades. Por isso, o aprendizado da língua e da literatura dos gregos e romanos torna-se o problema pedagógico mais importante.

Victorino da Feltre (1378-1446) Victorino da Feltre (1378-1446). Sua maior criação foi uma escola à qual deu o nome de Casa Giocosa (casa alegre), para diferenciá-la das escolas de tipo medieval, de disciplina rígida e austera. A Casa Giocosa preocupava-se, acima de tudo, com a formação integral do homem. Procurava educar harmonicamente os jovens através da educação física, equitação, salto, corrida, esgrima e guerra simulada; no plano de ensino, colocava no centro as "artes liberais"; e ensinava aos jovens literatura e história de Roma, em vez de meras fórmulas lingüísticas.

François Rabelais (1483-1555) voltou-se contra a educação formalista e livresca, e apresenta suas idéias sobre educação através de uma novela pedagógica cheia de ironia, chamada Gargântua e Pantagruel.

Michel de Montaigne (1533-1592). Apresentou como ideal educativo é o homem para o mundo. A educação deve formar o homem completo, de corpo e alma. Sua preocupação com um tipo de educação destinada a formar juízo prático dos jovens para as coisas da vida coincide com as preocupações educativas de nosso tempo.