Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.
Sistemas de Accountability
Quais são os Objectivos do Milénio?
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Semana de Meio Ambiente
HORA DE CUIDAR DA NOSSA ROSQUINHA !
Conhecendo a Carta da Terra
Direitos das Minorias © 2013
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
Conferência de Joanesburgo
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Apresentação sobre a Rio + 20
APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS BRASIL – UNIÃO EUROPÉIA
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Reunião mensal Centro Franciscano. Pauta 1. Informes: Eventos (Lembrar: Pré-FSM Porto Alegre, evento UNB- Brasilia) 2. Deliberações: Documento.
Planejamento de estratégias:
unccd CsW Youth 21 ONG Brasil CliMates COP 19 JUVENSUR Rio+20
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Agenda de Desenvolvimento pós-2015 e inclusão do tema migratório.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Evolução histórica da questão ambiental
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Resultados serão compartilhados com os líderes mundiais que definirão a agenda de desenvolvimento.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Disciplina: Gestão Ambiental Prof. Fabiano Roxo Curso: Administração.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
A Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás Programas Educacionais Orientações.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio de Janeiro, 13-22 de junho de 2012 Autor: JARIO UnB Universidade de Brasília/Faculdade de Educação

Rio+20 “A Rio+20 será uma das mais importantes reuniões globais sobre desenvolvimento sustentável de nosso tempo. No Rio, nossa visão deve ser clara: uma economia verde sustentável que proteja a saúde do meio ambiente e apoie o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio através do crescimento da renda, do trabalho decente e da erradicação da pobreza”. Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas.

O que é RIO+20 O nome RIO+20 se refere ao aniversário de 20 anos da Rio 92. A Rio+20 marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), promovida em Joanesburgo em 2002. Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes, a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível.

Objetivo da Rio+20 O objetivo agora é definir um modelo internacional para os próximos 20 anos com base na preservação do meio ambiente, priorizando a melhoria da qualidade de vida a partir da erradicação da pobreza, por meio de programas sociais, a ECONOMIA VERDE e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL para uma governança mundial.

RIO+20 Brasil A Conferênica Rio+20 transcorre de 13 a 22 de junho. Nos primeiros três dias, de 13 a 15, ocorrerão as negociações finais sobre o documento que será encaminhado para discussão dos chefes de estado no chamado “segmento de alto nível”, que ocorre de 20 a 22. A Resolução 64/236, de 2009, da Assembléia-Geral das Nações Unidas, estabelece como objetivo da Conferência a renovação do compromisso político internacional com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação da das ações implementadas e da discussão de desafios novos e emergentes.

Temas da Conferência Rio+20 As Nações Unidas definiram como temas para a Conferência: – Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza – Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável

Metas da Conferência Rio+20 A meta encontro será definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. São esperadas delegações governamentais dos 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), além de representantes de vários setores da instituição, num total de 50 mil pessoas. Acontecerão debates e reuniões em busca de soluções para questões importantes às futuras gerações. Entre os problemas a serem discutidos estão as mudanças climáticas e o consumo desenfreado da população.

ECONOMIA VERDE Rio+20 a adoção de uma estratégia para a economia verde (a qual deverá orientar as estratégias nacionais dos Estados- Partes das Nações Unidas, dentro de suas respectivas capacidades, prioridades, necessidades e demandas); a adoção de nova métrica para o desenvolvimento, que complemente e aperfeiçoe índices consagrados como o PIB e o IDH, reconhecidamente limitados quando se trata de retratar, de maneira integradas, os três pilares do desenvolvimento sustentável; a adoção de uma estratégia global para produção e consumo sustentáveis, tal como o que vem sendo discutido internacionalmente há vários anos, no assim chamado Processo de Marrakech.

Desenvolvimento Sustentável Rio+20 a discussão sobre economia verde tem sido fortemente referenciada, recentemente, pela proposta de que a Rio+20 venha a incluir, entre os seus resultados, acordo em torno de uma série de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais traduziriam no contexto do desenvolvimento sustentável em metas tangíveis, provendo sinais mensuráveis para temas considerados essenciais no debate global sobre sustentabilidade. há crescente percepção de que a eventual adoção de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável deverá ser acompanhada de meios concretos para atingi-los e que, ao contrário dos ODMs, voltados para os países em desenvolvimento, deverão ser de caráter global.

Programação Conferência Rio+20 3ª. Sessão do Comitê Preparatório 13 a 15 de junho: reunião de representantes governamentais para negociação do Documento Final a ser adotado pela Conferência Eventos com a Sociedade Civil 16 a 19 de junho: Diálogos sobre sustentabilidade com a sociedade civil Segmento de Alto Nível 20 a 22 de junho: presença de Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas; adoção do Documento Final da Conferência

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Meio Ambiente e Desenvolvimento Sutentável http://jarioaraujo.com ONU Organizações da Nações Unidas http://www.onu.org.br/ Rio+20 Portal do Governo http://www.rio20.gov.br/ UNCSD ONU http://www.uncsd2012.org