Fogo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Advertisements

Combate a Incêndio.
Teoria de Contra Incêndio e Manuseio de Agentes Extintores
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Câmara Municipal de Felgueiras
FONTES DE ENERGIA.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
Combustão Autor:Viviane Guerra
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
AVALIAÇÃO MÓDULO I GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
AVALIAÇÃO MÓDULO III GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
Integração de Segurança
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Atividades do campo.
Curso de Formação para Brigadista
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
RECURSOS NATURAIS.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Palestrante: José Eustáquio Viola
Trabalho realizado por:
Módulo 2.
Ar e Vento.
Química.
CALORIMETRIA.
ESTUDO MATERIAL DA COMBUSTÃO Tópicos Especiais III.
Problemas ambientais Resumo
ENERGIA.
PROFESSORAS: ALESSANDRA E DANIELLE
TEORIA CONTRA-INCÊNDIO
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
CONTROLE DE RISCOS E SINISTROS
Combate aos princípios de incêndio e suas prevenções
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
PALEOLÍTICO Representavam a caça, danças, rituais ou guerreiros.
A questão ambiental no Brasil
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Problemas Ambientais.
ATMOSFERA Camada de ar que envolve a Terra; FUNÇÃO
History of work-related accident - Industrial Revolution
O TRABALHO SERÁ APRESENTADO
A VIDA NA TERRA CONDIÇÕES: Temperatura adequada; Água líquida;
As Primeiras Comunidades Recolectoras
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Desmatamento Prof. Regis Romero.
E.M.E.F. Ilza Molina Martins
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Projeto Péricles.
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
O Espaço Geográfico Rural
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
INCÊNDIO FLORESTAL.
ÁGUA É VIDA!.
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS Engenheiro de Segurança do Trabalho
Introdução a Química O que é química? Page 01 Luciana Melo Almeida É uma ramo da ciência que descreve a matéria, suas propriedades, transformações e.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Sistemas de Combate a Incêndio. Uma vez iniciada a reação de oxidação, também denominada de combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantém.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
Matéria e energia Ciências – 5º ano.
Ciências – 5º ano  Todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas: -São constituídas de matéria -Têm massa -Têm volume -Ocupam lugar no espaço -Têm.
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Fogo

Origem do fogo: O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício.

O fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. Depois, o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. Foram inventados vários tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vários óleos vegetais e animais. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava as muitas bactérias existentes na carne.

O que é fogo? É um desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de materiais inflamáveis. É a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor. Para que haja fogo é necessário que existam três elementos essenciais da combustão, que constituem o chamado "Triângulo da Combustão". São eles: -  Combustível -  Calor -  Oxigênio comburente

O Fogo na Religião e Filosofia O fogo é considerado um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca. Quase todos os rituais religiosos são realizados na presença deste elemento, seja em forma de fogueiras, ou mesmo simplesmente representado por uma vela, possuindo um misticismo que envolve quase todas as crenças.

Histórico do Fogo no Mundo Há séculos o fogo acompanha o homem e através dele registra-se a história da humanidade. É um marco no processo evolutivo do homem, um elo entre o passado e o presente. Ao adquirirem o controle sobre o fogo, há quinhentos mil anos, os ancestrais da espécie humana começaram a marcar profundamente a história da vida na Terra. Através do seu domínio, alcançaram novos espaços, alteraram ecossistemas, e sofreram suas conseqüências, decorrentes de suas próprias atividades. Porém ao apoderar-se do fogo _ únicos seres do planeta com tal poder _ utilizaram-no tanto com ímpeto destruidor como de forma benevolente sobre as terras. O seu uso reflete, assim, valores, percepções, crenças, aspectos econômicos, institucionais, políticos. O homem contemporâneo continua a utilizá-lo em suas atividades. O fogo em si não é bom nem ruim, é apenas um instrumento a nossa disposição. Usá-lo corretamente é uma questão de inteligência.

Principais Causas dos Incêndios Florestais De modo geral, podemos dizer que o homem é o principal causador dos incêndios florestais porque a maioria deles são iniciados em decorrência de algum tipo de atividade humana. Existem, também, os incêndios causados por fenômenos naturais, porém eles são mínimos. As causas mais freqüentes dos incêndios florestais são:

Práticas Agropastoris São resultantes da queima para limpeza de terrenos para fins florestais, agrícolas ou pecuários.

Pastoreio O uso milenar do fogo para renovação de pastagens e para o controle fitossanitário de pragas e ervas daninhas já se tornou uma prática que passa de geração a geração. Entretanto, esta prática, sem as devidas precauções, tem sido responsável por incêndios florestais, muitas vezes incontroláveis, em várias partes do mundo.

Fogueiras em Áreas de Visitação Pública Um grande número de incêndios florestais são causados por excursionistas, trabalhadores rurais, caçadores, lenhadores que têm a necessidade de acender fogueiras nos campos e florestas, mas ao deixarem o local, não têm o devido cuidado de apagar, total e corretamente, o fogo.

Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema O fogo é uma reação caracterizada pelo desprendimento de luz e calor, afetando diretamente: A vegetação O ar O solo A água A vida silvestre A saúde pública A economia.

O fogo na Pirofagia A Pirofagia é feita com um liquido inflamável de qualquer natureza, claro são escolhidos aqueles que não fazem mal a saúde bucal, o segredo esta no jeito de cuspir este liquido quanto maior a quantidade de liquido e maior a força em expulsa - lo da boca menos sentira o calor próximo ao rosto.

"O fogo que ilumina é o mesmo fogo que consome."